ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Explicando o programa do Interleite Sul 2014, 23 a 24 de setembro

NOTÍCIAS MILKPOINT VENTURES

EM 05/06/2014

5 MIN DE LEITURA

0
0

Com um programa cuidadosamente definido ao longo dos últimos meses, o Interleite Sul 2014 chega a sua quinta edição com uma temática atual e que lida com questões estruturais e técnicas importantes para o desenvolvimento da atividade nos estados do Sul do país.

O evento deste ano também começa a ganhar a conotação de Cone Sul e não apenas Região Sul, com duas palestras de especialistas argentinos.

O evento é uma realização da AgriPoint que, através de sua experiência e visão no setor, traz uma programação extremamente alinhada às necessidades da região. "Ficamos muito satisfeitos com o resultado final, que sinaliza o futuro da atividade na região", revela Marcelo Pereira de Carvalho, diretor executivo da AgriPoint e curador do conteúdo do evento. O encontro tem a co-realização do programa Juntos para Competir, que reúne Senar/Farsul e Sebrae/RS, e o Sindilat.

Assim como no ano anterior, espera-se reunir mais de 800 pessoas entre profissionais, técnicos, extensionistas e estudantes, objetivando a troca de experiências, relacionamento e oportunidades de negócios.


 

Público evento 2013


Entre os temas abordados, estão:

- Organização setorial: como a organização Dairy Management Inc, dos Estados Unidos, reúne o setor em torno de um projeto que contempla não só verba para marketing, mas para desenvolvimento de produtos, de mercados, exportação e outros fins. Teremos Stan Erwine, vice-presidente da entidade, visitada pelo MilkPoint em outubro passado, como palestrante de abertura.

- Visão integrada da Qualidade do Leite: Laerte Cassoli, da Clínica do Leite, abordará a visão da qualidade do leite sob a ótica da cadeia produtiva. Como e porque garantir que o leite tenha alta qualidade do produtor ao consumidor? Qual é o papel do transporte? Questões importantes para o momento vivido pelo setor na região.

- Competitividade dos países sul-americanos no Panorama mundial: nosso consumo cresceu nos últimos anos baseado no consumo interno, que continuará crescendo, porém a taxas mais baixas. Será fundamental retomar a agenda exportadora, e quem falará sobre a competitividade dos países da região é José Quintana, da empresa Economia Láctea, da Argentina, um dos principais especialistas regionais nessa questão.

- Atraindo empreendedores para o leite: é possível contornar a escassez de mão-de-obra qualificada trazendo para o leite novos contratos de parceria, em que empreendedores sem capital em terras e animais, mas com vontade e capacidade de empreender, possam se unir a produtores? A Nova Zelândia tem nesse sistema uma parcela importante do seu leite. Quem falará sobre isso será Wagner Beskow, da Transpondo, grande especialista em sistemas de produção e economia láctea. 

- Ordenha robótica: o que é, o que muda na fazenda, a experiência de quem já está utilizando, e o projeto de robôs em condomínio, para reunir produtores familiares. Esse será o tema de um painel inédito organizado sobre ordenha robótica, que não só pode ser uma solução para a questão da mão-de-obra, mas também uma mudança de conceito em produção de leite. Acreditamos que será um dos pontos altos do evento.

- Qual é o nível ótimo de pasto nas dietas? Com preços elevados para o leite (em comparação a médias históricas), muda a relação entre suplementação e volumoso visando otimização do lucro. Quem falará sobre isso isso é o engenheiro agrônomo Hugo Quattrochi, da Argentina, e representante da rede de comparação de fazendas IFCN no país, que compara há cerca de 15 anos a rentabilidade, os custos e as mudanças na produção de leite em diversos países do mundo.

No segundo dia do evento, a qualidade e a temática que dará aos participantes uma visão mais ampla do setor, continua:

- Manejo de dejetos: está aí um tema cada vez mais importante e sobre o qual há ainda poucos especialistas no país, mas trabalhos consistentes sendo realizados. Para abordá-lo, traremos Cicero Bley Jr., assessor da Itaipu Binacional para Energias Renováveis, que falará sobre biodigestores. Nesse ponto, o evento tangencia outro tema de vanguarda, a sustentabilidade.

- O que há de novo em criação de bezerras e novilhas: o futuro do rebanho está nessa categoria, que vem recebendo diversas inovações, como alimentadores automáticos de bezerras, novos tipos de instalações e outros aspectos que, se bem utilizados, podem fazer a diferença. Para discutir com profundidade esse tema, traremos Carla Bittar, professora da ESALQ/USP e colunista do MilkPoint (veja seus ótimos textos aqui).

- Manejo sanitário de bovinos de leite – como fazê-lo: a questão sanitária reveste-se de importância cada vez maior, tanto pela intensificação dos sistemas de produção e desafio às vacas, como pelas exigências crescentes a respeito de como deve ser feito o manejo sanitário. Quem abordará essa questão é o Prof. Elias Facury Jr, da UFMG, um dos profissionais mais respeitados da área e também colunista do MilkPoint (veja os textos de sua equipe aqui).

Chegamos então a última tarde do evento, com 3 palestras para fechar com chave de ouro o encontro.

- Terceirização na produção de volumosos: o que você precisa saber para fazer um bom negócio? Quais as variáveis que devem entrar no acordo? Como monitorar a qualidade? À medida que produtores se especializam em determinadas atividades e à medida que há a necesssidade de otimização das áreas, a terceirização é uma característica cada vez mais freqüente do processo de profissionalização, fazendo sentido para um grande número de produtores. O Prof. João Ricardo Alves Pereira, especialista no tema, ganhador do Troféu Impacto 2012 e produtor de leite, abordará a questão. 

- O que você precisa saber sobre o período mais importante da lactação: o período de transição. Este será o tema do Prof. Rodrigo Almeida, um dos mais destacados profissionais do setor no Brasil. Ele abordará, de forma didática e abrangente, o que pode fazer a diferença nesse período, otimizando os resultados que repercutirão por toda a lactação.

- Finalizando o evento, a gestão de fazendas: o exemplo da Fazenda Iguaçu, um projeto de produção em larga escala que procura trabalhar conceitos modernos de gestão de pessoas, inspirando quem o visita no Oeste Paranaense. Quem contará essa bela história será Sandro Luiz Viechnieski, veterinário e gerente da fazenda.

"A nossa proposta foi dar uma visão geral sobre produção de leite, abordando principalmente temas relacionados a gestão e futuro da atividade. Temos certeza que os participantes sairão do evento com uma visão mais ampla e abrangente da atividade, além de informações técnicas de alta qualidade", conclui Marcelo.

Confira o programa e faça a sua reserva! Vagas limitadas!
Acesse: www.interleite.com.br/sul


 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures