ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

É possível realocar a silagem?

POR THIAGO BERNARDES

THIAGO FERNANDES BERNARDES

EM 31/08/2015

2 MIN DE LEITURA

12
3
Com o final do período seco do ano é comum os produtores enfrentarem falta de alimento ou terem que reajustar a quantidade necessária de silagem até que a estação chuvosa se inicie. Desse modo, muitos me questionam se é possível realocar (mover de um silo para o outro) a silagem estocada em silos trincheira ou superfície, devido principalmente ao processo de compra e venda da mesma.

Sim! É possível realocar a silagem, mas este processo envolve descarregamento, transporte, recompactação e vedação, ou seja, todos os procedimentos adotados quando se ensila originalmente. Então, a realocação requer de maneira contundente uma gestão precisa dos diversos estágios pelos quais ela passa. A propriedade precisa estar preparada para descarregar toda a massa e vedá-la em outro silo no menor tempo possível. Portanto, mais um questionamento nos vem em mente: Qual é o intervalo de tempo que todas essas ações devem ser executadas? Por exemplo: A estabilidade da silagem de milho, em contato com o ar, tem duração que varia de 30 a 40 horas. Isso significa que a silagem se mantém inalterada em termos de perdas de nutrientes por esse período de tempo. Isso ocorre porque o contato com o oxigênio presente no ar ativa os microrganismos que causam tais perdas. Silagens de milho e sorgo são consideradas pouco estáveis porque possuem abundancia de nutrientes para o crescimento dos microrganismos deterioradores. Desse modo, todas as operações devem ocorrer neste intervalo de tempo, o qual é considerado curto dependendo o volume de silagem a ser movido.

Em alguns casos, o produtor imagina que a silagem produzida poderá ser realocada. Se isso ocorrer, ele pode lançar mão de aditivos que prolonguem a estabilidade da silagem por mais de 100 horas. Estes aditivos possuem ácidos que inibem/retardam o crescimento dos microrganismos. Inoculantes a base da bactéria Lactobacillus buchneri é um exemplo de prolongador da estabilidade para silagens de cereais. Essa bactéria produz maiores quantidades de ácido acético, o qual é um retardador do aumento da população de leveduras e fungos. Contudo, isso não significa que a reensilagem possa durar 100 horas. A aplicação do aditivo é utilizada com o objetivo de garantir que a realocação não seja prejudicada pela falta de tempo em executar as ações.

Nos últimos anos houve, o comércio de silagem em fardos (500 kg) e em sacos pequenos (40 kg) apresentou acentuada elevação no Brasil, mas muitos produtores ainda comercializam silagem em grande escala. Em algumas situações não há envolvimento de comercialização, mas sim de mudança de local por algumas razões, o que exige a realocação. Independente do motivo fica aqui a informação que é possível mover grandes volumes de silagem sem que haja perdas elevadas.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

THIAGO BERNARDES

Professor do Departamento de Zootecnia da Universidade Federal de Lavras (UFLA) - MG.
www.tfbernardes.com

12

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SILLAS MARGARIDA

GOIÂNIA - GOIÁS

EM 25/03/2024

Ensacar silagem curtida para vender, é possível?
BRUNNO CARVALHO SOUSA

EM 30/10/2023

BOA TARDE,SERIA POSSÍVEL REALOCAR PARA SACOS ? COM O OBJETIVO DE VENDA?
JOSÉ TADEU DE OLIVEIRA

CAMBUÍ - MINAS GERAIS

EM 21/01/2020

Eu tenho um silagem de milho que esta muito longe do curral e que muda-lá pra mais perto.

qual é o risco e as possíveis perdas que terei com esse processo?
ROBERTO DE ANDRADE BORDIN

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 11/02/2016

Olá bom dia tudo bem?



Se realizar o processo de forma planejada a perda é mínima...tem custos evidente...mas se for necessário a realocação é factível.



abs


LUIZ GONZAGA PEGO DE MACEDO

MARINGÁ - PARANÁ - OVINOS/CAPRINOS

EM 08/02/2016

Tão importante, quanto analisar os riscos envolvidos no processo, é fazer uma boa análise da viabilidade econômica desta atividade, uma vez que as perdas são inevitáveis. Em síntese, o planejamento no dimensionamento da demanda de silagem, tamanho da área e tamanho do silo é o ideal.
SEBASTIAO ROBERTO FLAVIO

EM 21/10/2015

Boa tarde,

Gostaria de saber se posso realocar silagem de milho curtida fazendo o mesmo processo da silagem de milho verde? Terei mais perda neste processo do que na silagem de milho verde?
MARIANA POMPEO DE CAMARGO GALLO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 04/09/2015

Olá pessoal,



Gostaria de convidá-los a participar do Curso Online "Produção Econômica de Silagem" que está com inscrições abertas.



Durante todo o período do curso, os alunos poderão tirar as dúvidas diretamente com o instrutor Antony Sewell, engenheiro agrônomo, consultor há mais de 20 anos.



Para participar, acesse:

https://www.agripoint.com.br/curso/silagem/



Ou entre em contato: cursos@agripoint.com.br / 19 -34322199.
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 01/09/2015

Caro Roberto,



O material pode permanecer estocado por tempo indeterminado. Se não houver entrada de água ou ar a duração pode ser de anos. É o mesmo conceito que utilizamos quando se ensila a forragem pela primeira vez.



Att,



Thiago Bernardes
THIAGO BERNARDES

LAVRAS - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 01/09/2015

Caro Sérgio,



Quando você se refere a 'milho picado com planta inteira e espigas' significa a forragem fresca ou a silagem de planta inteira?

Se for forragem fresca não deve aplicar aditivos. Se for silagem você pode aplicar desde que tenha problemas de deterioração causados por problemas de manejo que não consegue corrigir. Aditivos devem ser utilizados somente em casos estratégicos.



Att,



Thiago Bernardes
ROBERTO DE ANDRADE BORDIN

SÃO PAULO - SÃO PAULO

EM 01/09/2015

Bom dia tudo bem?...espero que sim...



Após realocada (reensilada) o prazo de uso deste material pode ser de quanto tempo?



Muito obrigado pelos esclarecimentos.



abs
SERGIO DE LIMA CAVALCANTI

PETROLINA - PERNAMBUCO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 01/09/2015

O uso destes aditivos que aumentam o tempo de estabilidade da Silagem, também podem e/ ou devem ser usados no caso de fornecimento de milho picado com planta inteira e espigas para fornecimento direto ao cocho de vacas leiteiras?

Com o uso destes aditivos qual o tempo útil que o material teria?
MANOEL ARCANJO

OVINOS/CAPRINOS

EM 31/08/2015

Bom dia, gostaria de uma orientação, tenho 90 matrizes de santa Inês e dois reprodutores dorper, onde coloco filha do reprodutor 01 para cruzar com reprodutor 2 e vice versa, a duvida é : filha de dorper com santa inês vai nascer 1/2 sangue e filha de 1/2 com dorper nasce 3/4, essas devo descartar? criu com aptidão de carne, aguardo resposta, fico grato desde ja

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures