Caros,
Visitando as redes de farmácias cada vez mais modernas – são verdadeiras boutiques – vemos o surgimento de uma gama de produtos alimentares desenvolvidos com foco especial na terceira idade, já que esta é a faixa da população que mais cresce e que mais vai crescer nos próximos 20 anos.
São desde produtos com mais cálcio, ou mais vitaminas, até produtos formulados em snacks proteicos, antes restritos às academias que agora começam a chegar ao público mais idoso. E este movimento está sendo seguido pelas grandes redes de supermercados – já vemos estes produtos entrarem no sortimento destas grandes redes.
E você laticinista, deve estar pensando: o que eu tenho a ver com isso? Pois é, quem lidera este movimento de inovação de produtos são as grandes empresas do setor lácteo, como Nestlé e Danone, e com isso, certamente outras empresas do setor estão se movimentando também – e isso vai impactar toda cadeia.
Vejamos:
- Produção de leite – algumas demandas especiais deste público, como aditivos vitamínicos e teor de cálcio;
- Fabricação – são produtos de novas tecnologias, como barras proteicas, que exigem investimentos disruptivos;
- Distribuição – estes produtos têm mercado certo em casas de repouso, spas para terceira idade, clínicas de nutrição, entre outros – estes mercados normalmente não são atendidos pelo setor lácteo;
- Posicionamento saudável – estes produtos lembram que somos mamíferos, e que o leite, ao invés de ser visto como vilão, tem grande importância na terceira idade também, principalmente se consumido da maneira correta!
Desta forma, muitas vezes, as empresas se voltam a conquistar novos clientes, mas neste caso, se trata de tipicamente adequar o atendimento para reter estes consumidores e entregar a eles soluções nutricionais adequadas. Vale a pena pensar nisso, não?