ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como o TCI pode auxiliar na avaliação de vacas recém-paridas?

VÁRIOS AUTORES

RODRIGO DE ALMEIDA

EM 26/09/2023

6 MIN DE LEITURA

2
19

Desenvolvido na Universidade de Wisconsin-Madison, EUA, pelo pesquisador Dr. Ken Nordlund, o Transition Cow Index® (TCI®) ou Índice de Vacas em Transição, avalia de maneira direta o manejo empregado durante o período de transição, comparando a produção de leite no primeiro controle leiteiro mensal após o parto com a produção de leite esperada, baseada na lactação anterior.

Período de transição

O período de transição, definido como três semanas antes do parto até três semanas após o parto, é considerado o período mais desafiador do ciclo produtivo de uma vaca leiteira. Isso se deve ao aumento das exigências nutricionais para a produção de leite e de colostro, diminuição do consumo de matéria seca, parto e fatores de manejo, como mudanças frequentes entre lotes.

Um período de transição malsucedido pode resultar em descartes involuntários causados por enfermidades no início da lactação. Após o parto, ocorre uma grande mobilização do organismo para atender as exigências crescentes de energia, glicose, aminoácidos e cálcio das vacas recém-paridas. Sabe-se que 30 a 50% das vacas leiteiras que parem sofrerão alguma desordem ou enfermidade infeciosa ou metabólica durante o período de transição, sendo esta apresentada de maneira clínica ou subclínica. Entre as doenças metabólicas subclínicas destacam-se a hipocalcemia e a hipercetonemia (ou cetose) subclínicas.

Durante o periparto, os animais tipicamente entram em um estado de balanço energético negativo (BEN), diminuem o consumo de MS e ocorre resistência à insulina. Esse quadro leva à lipólise e consequente perda de peso, além de depressão da imunidade. Todas estas doenças e ocorrências causadas pelo período de transição inadequado estão inter-relacionadas. Um exemplo disso é a hipocalcemia subclínica, em que a concentração de cálcio total é inferior a 8,0 mg/dL, e é considerada a “porta de entrada” para as demais enfermidades, além de impactar na eficiência reprodutiva do rebanho.

Todos os eventos metabólicos ocorridos durante o período de transição podem influenciar na saúde dos animais até 60-90 dias após o parto, o que pode afetar o desempenho produtivo e reprodutivo durante toda a lactação. 

Ferramentas de avaliação do período de transição

Um período de transição malsucedido acarretará em perdas econômicas significativas. Para evitar os prejuízos, se faz necessária a utilização de ferramentas de monitoramento que irão auxiliar a detectar e avaliar problemas de forma rápida e efetiva.

Inúmeras ferramentas foram criadas para medir o sucesso do período de transição em rebanhos leiteiros nos últimos 20-25 anos. Mesmo em rebanhos tecnificados, a avaliação do desempenho dos animais no período de transição se resume a um monitoramento das taxas de doenças e do crescimento (ou arranque) da produção de leite no início da lactação. Um alto percentual de vacas descartadas nos primeiros 60 dias após o parto também é indicativo de falhas no período periparto.

O Transition Cow Index® ou Índice de Vacas em Transição visa facilitar a vida dos produtores de leite, pois utiliza informações já coletadas corriqueiramente na fazenda e não representa custo adicional ou mão-de-obra extra. O índice, que permite avaliar a qualidade do período de transição tanto de vacas como de rebanhos, utiliza vários fatores para predizer ou estimar a produção de leite no primeiro controle leiteiro após o parto.

Transition Cow Index®

A necessidade de um método que previsse de maneira objetiva e precisa o desempenho de uma vaca leiteira no início da lactação, baseando-se em medidas do seu próprio desempenho passado e estado atual, fez com que a ferramenta do Transition Cow Index® fosse desenvolvida.

Descrito como a diferença entre a produção de leite real e a produção de leite prevista, os fatores utilizados para calcular a produção esperada no primeiro controle leiteiro incluem: produção de leite em 305 dias na lactação anterior, dias em leite (DEL) no primeiro teste (limitado ao intervalo de 5 a 45 DEL), DEL na lactação anterior, mês do parto, contagem de células somáticas (CCS) no último teste da lactação anterior, dias secos, frequência de ordenha na lactação atual e na lactação anterior e paridade (ou número de partos).

O resultado do TCI pode ser negativo ou positivo; quando negativo, indica que o animal produziu menos que o esperado, deixando de atingir seu potencial produtivo, considerando que cada animal é o seu próprio controle. Quando positivo, significa que o animal produziu além da expectativa, superando seu próprio potencial produtivo. Um TCI com valor zero significa que o animal produziu exatamente o que era previsto ou estimado.

Para entendermos melhor vamos exemplificar com três diferentes cenários. E para isso vamos imaginar uma boa vaca Holandesa, em sua segunda lactação, que produziu 40,0 kg de leite em seu primeiro controle leiteiro pós-parto.

1º cenário: a vaca apresentou um TCI positivo no valor de +5,0 kg/d. Isso indica que o período de transição para essa vaca foi bem sucedido e a produção foi 5 kg/d de leite superior ao esperado. Ou seja, com base nos dados dessa vaca esperava-se que ela produzisse 35 kg/d de leite no primeiro controle leiteiro da lactação, mas sua produção foi de 40 kg/d. É um sinal verde para as medidas que vêm sendo adotadas na propriedade, e indica que a vaca recebeu o suporte necessário no periparto para ser produtiva e saudável nessa fase.

2º cenário: o TCI é neutro, valor próximo a zero, indicando que a vaca produziu exatamente a quantidade de leite que era esperada. Nesse caso, a vaca não enfrentou problemas que foram suficientes para prejudicá-la, mas também não foi impulsionada para ser mais produtiva. Isso pode ser um sinal de alerta para a propriedade, indicando que a qualidade das medidas adotadas pode estar diminuindo, ou então que ainda há melhorias a serem implementadas.

3º cenário: O valor do TCI é negativo, por exemplo, -5,0 kg/d. Isso mostra que o período de transição desse animal não foi satisfatório, e que a produção de leite foi aquém do esperado. Nesse exemplo, a previsão era que essa vaca produzisse 45 kg/d de leite no primeiro controle leiteiro e não 40 kg/d. Nesse caso deve-se acender um sinal vermelho para o produtor, pois algo de errado aconteceu. Um resultado negativo pode ser consequência de falhas de manejo no pré e pós-parto, e também pode indicar vacas doentes, falhas no manejo e na nutrição, estresse calórico, sobrepopulação, ausência de dieta acidogênica no pré-parto, etc.

Recentemente, foi desenvolvido no Paraná o TCI nacional, resultado de uma parceria das Associações Paranaense e Brasileira de Criadores de Bovinos da Raça Holandesa (APCBRH e ABCBRH) e o Grupo do Leite da UFPR. Foram utilizados 130.943 primeiros controles mensais após o parto de 602 rebanhos paranaenses no desenvolvimento desta ferramenta. Dados reais de 4 grandes fazendas do Paraná foram utilizados para validar a equação desenvolvida. Produtores paranaenses em controle leiteiro oficial já recebem há um ano relatórios mensais com os resultados de TCI das suas vacas recém-paridas.

O TCI é uma ferramenta simples e que pode ser implementada na avaliação de rebanhos sem custos adicionais aos produtores, já que utiliza informações coletadas no controle leiteiro mensal das propriedades. E a sua utilização contribui para a evolução dos rebanhos leiteiros, auxiliando no diagnóstico do período de transição e indicando quais são os caminhos a serem tomados pelo produtor.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

 

Referências 

Drackley, J. K. Biology of dairy cows during the transition period: The final frontier? Journal of Dairy Science, v. 82, p. 2259-2273, 1999.

Kerwin, A. L. et al. Transition cow nutrition and management strategies of dairy herds in the Northeastern United States: Part I – Herd description and performance characteristics. Journal of Dairy Science, v. 105, p. 5327 5348, 2022.

Nordlund, K. Transition cow index™. In: American Association of Bovine Practitioners Conference Proceedings. p. 139-143, 2006.

Silva, D. C., J. K. Poncheki, J. H. Carneiro, J. A. Horst, K. Nordlund, R. Almeida. Transition Cow Index as a monitor of fresh cow health and performance in Brazilian dairy herds. ADSA 2021 Virtual Annual Meeting, 11 a 14 de julho, Journal of Dairy Science, v. 104, Suppl. 1, p. 212, 2021.

 

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

PAULO TADATOSHI HIROKI

LONDRINA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/10/2023

Ferramenta a ser usada!
RODRIGO DE ALMEIDA

CURITIBA - PARANÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 09/10/2023

Obrigado Paulo Hiroki pelo comentário.

Prof. Rodrigo de Almeida

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures