ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Procuram-se trabalhadores para fazendas de leite

POR MATHEUS NAPOLITANO

E MARIA LUÍZA TERRA

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/09/2023

5 MIN DE LEITURA

11
37

Na rotina das fazendas leiteiras o dia começa cedo e o trabalho vai longe. Muito trabalho e poucos colaboradores, nem sempre por opção do produtor. A escassez de mão de obra nas fazendas leiteiras, qualificada ou não, é realidade atual que tem desafiado até o mais experiente dos produtores.

Antes, famílias eram formadas nas fazendas e ali construíam sua vida, criavam seus filhos que, possivelmente, assumiriam cargos ao crescerem. Mas a realidade atual é outra. Várias fazendas enfrentam uma alta rotatividade de funcionários, que impacta diretamente na produtividade e qualidade do leite. Além de dificultar a expansão e perpetuidade do negócio.

Em pesquisa realizada pela Emater-RS em 2021, divulgada no Relatório Socioeconômico da Cadeia Produtiva do Leite,  observou-se que a “Falta ou deficiência de mão de obra” foi o principal desafio citado pelos produtores - tendo mais relevância do que o descontentamento com a remuneração da atividade. Na terceira posição, também destaca-se a dificuldade enfrentada para sucessão familiar, conforme podemos ver abaixo.

Tabela 1. Dificuldades enfrentadas pelos produtores para a produção e comercialização de leite


Fonte: Emater-RS 

E de quem é a culpa?

Por um lado, temos que reconhecer que as condições de trabalho e compromisso com horários podem ser fatores negativos, por outro, pontos positivos como  salários que têm apresentado aumentos, somado à oferta gratuita de moradia  (muitas vezes para toda a família e sem contas como água e luz para pagar) além do leite para o consumo familiar, oferecem oportunidade de qualidade de vida aos que atuam na cadeia leiteira.

Não há um culpado. O que há é falta de método para contratação, treinamento e combinar as entregas. Sem isso alinhado é basicamente contar com a sorte de encontrar alguém bom, que entenda o que o produtor quer e que faça isso corretamente todos os dias. É possível? Sim, em 1% dos casos. O resto, em geral, é o sofrimento de ambas as partes.

Causas do sumiço dos trabalhadores

Segundo o médico veterinário Pedro Luppi, o problema se inicia na contratação. “Muitas fazendas ainda contratam por indicação, sem ter o conhecimento se o perfil do funcionário é compatível com a função.“ Pedro está correto na sua afirmação, pois se algo teve um resultado ruim é importante olhar com cuidado o começo do processo, pois provavelmente a falha inicial se entende até o fim. Em geral a preocupação é baixa sobre se o funcionário tem por exemplo um perfil mais metódico e analítico que é crucial para um cargo de tratador, por exemplo. Ou se o responsável pelo bezerreiro é extremamente higiênico e observador.

Mariana Brant, também veterinária, concorda com Pedro, “as fazendas pecam não só na contratação, mas também na motivação.” E ressalta que é preciso entender o que o funcionário busca na atividade e o que valoriza. A maioria dos empregadores acreditam que seja apenas o salário, mas nem sempre é assim, alguns valorizaram o ambiente de trabalho, condições e resultados que alcançaram.

Além do problema inicial, a escassez de mão de obra nas fazendas leiteiras pode ser atribuída a uma combinação de fatores que afetam a atração e retenção de trabalhadores nesse setor. Algumas das principais causas incluem:

  • Processo seletivo: Em geral, fazendas não contam com um método que analise de fato os candidatos. Os produtores na maioria das vezes estão com tanta pressa de contratar que não gastam tempo conversando com o candidato, tentando extrair respostas, experiências anteriores, etc. Há risco? Sim, mas estes serão infinitamente maiores se não houver conversa.

  • Trabalho bastante exigente: o trabalho em uma fazenda leiteira é fisicamente exigente e muitas vezes envolve longas horas de trabalho, incluindo fins de semana e feriados. Isso pode tornar o emprego menos atrativo para algumas pessoas. Além do que muitas fazendas não dão condições de trabalho adequadas. É comum haver máquinas quebradas, cabos de vassoura curtos e outros itens que podem parecer detalhes mas que dificultam muito o trabalho diário.

  • Falta de qualificações e treinamento: muitas vezes o trabalho requer habilidades específicas, como conhecimento sobre manejo animal, ordenha e operação de equipamentos agrícolas. A falta de treinamento adequado ou qualificações específicas pode limitar a disponibilidade de trabalhadores, lembrando que para um treinamento ser eficiente, primeiramente é necessário ter as tarefas e processos organizados para que o funcionário saiba exatamente o que se espera dele.

  • Envelhecimento da força de trabalho: à medida que os trabalhadores mais experientes se aposentam, falta reposição da mão de obra. O que pode ser resultado da falta de interesse de jovens em entrar nesse setor, já que a geração atual tem muito mais atração para trabalhar na cidade e viver com mais facilidades proporcionadas pela vida urbana.

  • Condições de trabalho: é um fator primordial na atração e retenção de trabalhadores. Fatores como a falta de moradia adequada, falta de benefícios e condições de trabalho difíceis podem afastar potenciais trabalhadores.

  • Falta de reconhecimento e valorização: o trabalhador muitas vezes não recebe o reconhecimento e valorização adequados, e nem mesmo sabem o impacto positivo de suas ações nos resultados da fazenda, como melhora na qualidade do leite e na produtividade do rebanho. Este é um item muito sensível pois aparentemente é supérfluo ou adiável mas para todo tipo de mão de obra é crucial saber que o trabalho diário faz diferença no resultado final do negócio.

Qual a solução?

O leite é produzido pelas vacas, mas quem cuida são pessoas, por isso uma boa gestão de pessoas e da fazenda é fundamental para achar soluções e colocá-las em prática. Nesse aspecto, a capacitação dos gestores e demais líderes da fazenda é muito importante, para que se  tenha maior efetividade nas contrações e melhor engajamento da equipe da fazenda.

Outro ponto principal é a inclusão de tecnologias no campo, que cada vez mais aprimoradas podem reduzir o número de funcionários necessários. Ainda assim, é preciso pessoas para desempenharem as funções do dia a dia, mesmo nas fazendas altamente qualificadas. E ainda mais importante é a capacitação dessas pessoas para atuação com as novas tecnologias e os processos da fazenda.

O investimento em estrutura, treinamentos e qualidade de vida dos funcionários auxiliam na retenção na mão de obra. Pedro Luppi relata que algumas das  fazendas que atende além do treinamento e escola na fazenda, há “plano de carreira para o colaborador, assim ele sabe onde vai chegar”, além de saber quais os passos necessários para isso. 

Além disso, o ambiente de trabalho é muito importante para garantir a qualidade de vida dos colaboradores. “Tratar bem da família, e não só da mão de obra, ajuda a reter o funcionário.”, afirma Pedro. Moradia, educação para as crianças, facilidade de adquirir alimentos, internet, são pontos de atenção para garantir a adequação da família e manter a satisfação dos colaboradores.

Sem a correta gestão, preocupação com a qualidade de vida dos funcionários, treinamento e gestão de processos, a rotatividade da mão de obra dentro das fazendas leiteiras continuará sendo um problema dentro da atividade. Considerando tudo isso, a atração e retenção de mão de obra passa obrigatoriamente por uma gestão dedicada e que se avalia diariamente.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.

11

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

KLERYSSON SANTANA

CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ESPÍRITO SANTO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/10/2023

O valor de R$ 5mil é ruim pra um bom campeiro numa fazenda de leite?
ANIZIO DONIZETI FLORIANO

INDAIATUBA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA

EM 09/10/2023

Na minha opinião uma boa gestão de pessoas voltada para área precisa ser desenvolvida considerando todas as variáveis e visando proporcionar melhores condições de trabalho, melhores e entregas baseadas em metas e resultados e consequentemente garantindo melhores condições de vida a todas as partes empregado e empregadores. Sem dúvidas esse processo tem que ter início com um bom planejamento estratégico.
SEBASTIÃO ASTEZIO DE OLIVEIRA

SILVIANÓPOLIS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/10/2023

Estou no Sul, porém das Minas Gerais,esse problema se tende a aumentar a cada ano, mês e até mesmo dia,se por um lado é difícil para o cooperador,lado outro pior ao produtor,atribuo também a inércia de nossos Governantes, contudo sempre tentando incentivar o colaborador da fazenda, peça mestre para alcançar o mínimo esperado, até por ser descendente do campo,a matéria é realmente estrutura,pautada na realidade do País, parabéns aos subscritor RS e em especial ao homem do campo.
CAROL NUGAS

LUZ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2023

Quem divulga vagas é muito burocrático, cheio de pop-ups, exigindo assinaturas, imagina nessa crise alguém assinar plataforma atrás de vaga de empregos? Simplifique! E mulher ainda sofre muito preconceito e somos muito melhores que homens em vários setores na fazenda. Bom dia
THIERRY HOMERO RIBEIRO GOMES FILHO

QUISSAMÃ - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/09/2023

O somatório do quadro está errado ou não está em porcentagem. Como a notícia é baseada na pesquisa, o quadro deveria ser reavaliado.
MATHEUS NAPOLITANO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 19/09/2023

Olá, Thierry!

Obrigado pela interação e pelo apontamento sobre o quadro.

Nesse caso, a somatória não precisa dar 100%. Cada produtor poderia escolher mais de 1 opção como principais dificuldades enfrentadas.

Qualquer dúvida, seguimos à disposição.

Abraços!
EVÉRSON

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 19/09/2023

O milk pointer poderia ser além informações sobre o mercado, atentar para o mercado de recrutamento sendo a ponte entre as fazendas e a divulgação de vagas hoje temos que pública vagas para diversos setores mais no agro não tem um serviço especializado para essa demanda dos dois interessados.
MATHEUS NAPOLITANO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 19/09/2023

Olá, Evérson!

Obrigado pela sugestão.

Abraços!
LEANDRO MACHADO

PORANGABA - SÃO PAULO - INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 19/09/2023

Tem ser uma equipe que goste de sítio e que remem todos para frente com o mesmo pensamento trabalho em equipe uma atividade depende da outra só assim o sistema funciona por completo se o veterinário pisa no braçal já quebrou uma peça uma peça quebrada paro o sistema todo mesmo o administrador mautratou o pequeno qrebrou uma peça peça quebrada paro o sistema todo aí o patrão fala pro administrador o administrador fala manda embora e recolhe outro agora tão percebendo que não é tão fácil achar esse tal de outro tem que ter muita humildade pra reconhecer que apesar de ser administrador precisa do braçal o administrador e simplesmente uma ponte entre o patrão eo empregado e na maioria das vezes o patrão só enxerga a ponte esquece do que está embaixo da ponte que o mais importante a água a vida acabou a água acabou tudo acabou a vida a ponte só existe por que existe água sem água sem ponte aí a importância do trabalho braçal sem um trabalho braçal bom o patrão também não vai ter um bom administrador pois vai empregar vários empregado e o administrador sempre vai falar que o erro está no funcionário Deus da água o homem inventou a ponte Deus da saúde para o trabalhador braçal o homem inventou o administrador boa noite na paz Deus Amém.
ARISTÓBULO ANTÔNIO DE CARVALHO

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/09/2023

precisamos urgentemente discutir mais esse tema
MATHEUS NAPOLITANO

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS

EM 19/09/2023

Olá, Aristóbulo!

Sem dúvidas, é um tema fundamental para o progresso da cadeia produtiva do leite.

O tema seguirá sendo pauta dos nossos conteúdos por aqui.

Abraços!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures