ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Pesquisadores gregos desenvolvem queijo feta probiótico

POR JULIANA SANTIN

DAIRY VISION

EM 19/03/2018

2 MIN DE LEITURA

0
1

Certas cepas probióticas podem ser perfeitas para o queijo feta grego, disseram pesquisadores que sugerem que o "feta funcional" pode atender à crescente demanda por alimentos saudáveis.

Os resultados de um recente estudo experimental de produção de “feta probiótico” em escala piloto foram publicados no Food Microbiology. A pesquisa foi conduzida por uma equipe do Instituto de Tecnologia de Produtos Agrícolas, da Organização Agrícola Helênica DEMETER, em Atenas.

A adição da cepa bacteriana Lactobacillus plantarum T571 como uma cultura co-starter na produção de um queijo "feta probiótico” resultou em um produto de alta qualidade com características sensoriais semelhantes às do feta convencional, revelaram os cientistas.

O número de L. plantarum no produto excedeu o limiar de 6 unidades de formação de colônias/grama (CFU/G) necessário para ser classificado como alimento probiótico à temperatura de armazenamento frio de 4°C por nove meses. Os números viáveis da cepa também foram mantidos por 6 meses (o tempo de armazenamento comercial normal) na temperatura de "abuso" de 12°C, que pode ocorrer durante o transporte, armazenamento a varejo e armazenamento doméstico.

"No presente estudo, o desempenho da nova cepa L. plantarum T571 com potencial probiótico foi testado como cultura adjuvante na fabricação de queijo feta, um queijo muito consumido na Grécia e em todo o mundo. A L. plantarum T571 apresentou um desempenho satisfatório no queijo feta, uma vez que não houve alterações significativas nas características típicas do queijo. Além disso, a cepa se manteve viável e em quantidades adequadas (~ 6.0 CFU/g) no final dos períodos de armazenamento a 4 e 12°C", comentou o autor correspondente, Nikos Chorianopoulos.

Queijo Feta grego (Foto: https://www.greek-agora.com).

Probiótico inibe patógenos

Os cientistas também testaram o efeito da cepa probiótica em bactérias patogênicas. Eles inocularam o produto probiótico e um queijo controle (sem L. plantarum) com três cepas de Listeria monocytogenes, que é amplamente reconhecida por causar doenças graves, às vezes fatais, transmitidas por alimentos.

"A adição da cepa L. plantarum T571 nas amostras inoculadas com o coquetel de três cepas do patógeno resultou na redução do patógeno em um período de tempo mais curto em comparação com as amostras controle", afirmou Chorianopoulos.

"Durante o armazenamento, L monocytogenes foi encontrado abaixo do limite de detecção do método de enumeração apenas em amostras probióticas", acrescentou.

Nova técnica

O estudo utilizou a análise de Fourier Transform Infrared (FTIR) para monitorar a evolução das características microbiológicas dos queijos controle e probióticos durante todo a fabricação, maturação e armazenamento a longo prazo. Esta é a primeira vez que a técnica foi usada de "fim-a-fim" do processo de produção, explicaram os pesquisadores. O FTIR também foi considerado valioso para prever a qualidade sensorial e a vida útil do queijo.

"No entanto, para obter uma melhor confiabilidade dos resultados e examinar a aceitação dos novos queijos probióticos, estudos de consumo também devem ser incluídos em um futuro próximo", reconheceram os cientistas.

Significância

Dada a popularidade global do feta, combinada com a crescente demanda por alimentos funcionais, a forma probiótica do queijo poderia ter um grande potencial, sugeriram os pesquisadores.

"Na indústria global de alimentos de hoje, o mercado probiótico está tendo um crescimento sem precedentes para se adequar à demanda do consumidor por novos produtos com efeitos benéficos para a saúde. A indústria de produtos lácteos pode desempenhar um papel fundamental na produção de alimentos funcionais, já que o queijo pode atuar como uma matriz adequada para transportar microrganismos probióticos. Considerando a crescente demanda global de alimentos saudáveis, a cepa L. plantarum T571 é um candidato promissor para desenvolver queijo feta funcional", concluíram os cientistas.

Fonte: Dairy Reporter. 

JULIANA SANTIN

Médica veterinária formada pela FMVZ/USP. Contribuo com a geração de conteúdo nos portais da AgriPoint nas áreas de mercado internacional, além de ser responsável pelo Blog Novidades e Lançamentos em Lácteos do MilkPoint Indústria.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures