ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uma ideia no Ideas

POR ROBERTA ZÜGE

NA MIRA

EM 11/12/2016

5 MIN DE LEITURA

0
0
Amplamente divulgado, o “Ideas for Milk” é uma proposta que deve ser ampliada. O tema me encanta, pois, tive a oportunidade de trabalhar numa divisão de inteligência artificial na época que estava na pesquisa. Atuei junto com um ótimo e idealista pesquisador, o Dr. Milton P. Ramos, que além de conseguir ensinar uma médica veterinária sobre os princípios da IA (que antes, para mim, era apenas inseminação artificial), proporcionou que eu conseguisse enxergar diversas oportunidades na área do agro. Infelizmente, alguns projetos que estavam sendo desenvolvidos foram interrompidos, mas os ensinamentos e a visão da aplicabilidade, desta área no agro, continuaram bem presentes.

Em um edital do Sebrae/PR, com foco em inovação, propus a um produtor (que já tinha trabalhado comigo como piloto para norma de Produção Integrada de leite [Mapa/Inmetro], e é “cabeceira” em adoção de ideias inovadoras) para que concebêssemos um sistema para acasalamentos e comercialização on-line de reprodutores. O sistema permite que se customize quais características são desejáveis. O cliente pode escolher três delas e o sistema, conforme os animais disponíveis no banco de dados, seleciona os pais para que as características sejam identificadas. Claro, as fêmeas foram todas genotipadas e os machos são oriundos da central - onde estas informações já são disponibilizadas. 

Este produtor, Egon Krüger, tem uma propriedade não muito extensa, a Chácara Cristalina, que fica dentro na Colônia Witmarsum, aqui perto de Curitiba. A propriedade foi adquirida por seu avô, Peter Krüger, na década de 50, quando membros de origem menonita, adquiriram uma fazenda inteira (Fazenda Cancela) e dividiram em parcelas entre as famílias deste grupo. Peter já era conhecido pelo melhoramento genético que realizava no rebanho e, tornou-se referência em qualidade de bovinos holandeses começando a comercializar reprodutores. 

Seu filho, Heinrich Krüger, ampliou o rebanho, e hoje a 3ª geração representada por Egon, buscou excelência no rebanho. Utilizando seus conhecimentos adquiridos como técnico agrícola, banhada na imensa experiência da vivência da rotina diária de manejo de gado de leite, aliada a expertise acumulada de seus ancestrais, colocou o rebanho em destaque nacional. Acumulando prêmios há décadas, o rebanho da Chácara Cristalina foi destaque nacional quando conseguiu ter a primeira vaca EX95 do Brasil.

A internet hoje é uma realidade no campo e tende a crescer. Já o acesso móvel através do sistema 3G, que nem aparecia na pesquisa, hoje está em 27% dos domicílios rurais do país. Estas informações, aliadas ao fato que Egon precisava ampliar suas perspectivas, para comercialização, o convenceu a acatar a proposta.

Desta oportunidade nasceu a Cristal Genétics, que além de permitir a comercialização de animais, há também a opção de embriões, concebidos a partir da demanda do cliente. O sistema foi concebido e está operando pelo portal www.cristalgenetics.com.br

Com o lançamento do Ideas for Milk, novamente atormentei o Egon. Apesar de ter o portal funcionando plenamente, acreditava que muito mais poderia ser desenvolvido. Ele tem um rebanho limitado, até pela área de produção ser restrita. Assim, o banco de dados se torna restrito. Ele poderia disponibilizar mais animais, desde que fossem de rebanhos que atendessem as mesmas características genéticas e sanitárias. Uma rápida discussão foi o suficiente para que ele também enxergasse novas possibilidades.

A nova ideia foi de capilarizar o potencial do portal CristalGenetics, em outras regiões, podendo assim, ampliar a produtividade em outros rebanhos. Além disto, permitir que os animais sejam comercializados diretamente com os produtores, que poderão especificar quais as características são desejadas para o reprodutor.

Na atual formatação, somente os animais da Chácara Cristalina podem ser inseridos no banco de dados, não há a opção para indicar as informações de um touro, mas, como a alternativa inserir não está disponível, o cliente não consegue testar o acasalamento. Hoje, somente o desenvolvedor pode acessar o portal e detalhar as informações de outros animais, que não estejam catalogados.

Além disto, a nova proposta pretendia transformar o que apenas está em HTML, em aplicativo. Como citado, a forma de acesso mais usual, no meio rural, é utilizando a conexão 3G, normalmente em celular. Pretende-se transformar a versão WEB para aplicativo. Neste, outras informações, como características de conformação e produção, podem ficar disponíveis mesmo no formato offline. Facilitando assim, que o produtor possa acessar informações mesmo sem estar conectado à internet. 

Outro anseio é conseguir inserir rebanhos, de outros produtores que possuem as mesmas características, inclusive sanitárias, para a base de dados. Isto, além de ampliar o número de animais, proporcionará que mais produtores também possam se beneficiar deste meio de comercialização. Atualmente, outros pecuaristas da colônia também comercializam animais, mas de modo convencional. As propriedades estão localizadas num perímetro conhecido, dentro de área de fácil acesso e grande controle sanitário.

Caso o sistema seja adequado, não somente os animais com foco em comercialização poderão utilizar o sistema, mas também, rebanhos que o proprietário queira identificar, os melhores reprodutores a serem inseridos no rebanho com foco no melhoramento genético, entre outros. 

Cada final do Ideas for Milk selecionou apenas uma proposta. A Cristal Genetics, que foi apresentada como: "Genética na palma da mão", não ficou na primeira colocação. Mas a possibilidade de participar de um processo como o Ideas, discutir com alguns atores do segmento, impulsionou o que era uma breve possibilidade de ampliação - ao menos para mim. Creio na possibilidade de, em breve, este novo serviço ser disponibilizado para mais produtores. A versão em aplicativo já foi concebida, por enquanto somente em Android e sem possibilidade de inserção de dados pelo cliente, mas o novo sistema já está sendo trabalhado e deve ser lançado em breve.

Dia 13/12 será a grande final do Ideas for Milk, quando oito trabalhos serão apresentados. Minha expectativa é que muitas ideias devam surgir na área. Os profissionais do setor agropecuário precisam fomentar uma relação mais próxima com este segmento, para que as iniciativas sejam adequadas às necessidades. O mundo está conectado, as fronteiras hoje são muito tênues, há tantas tecnologias, sensores, sistemas, entre outros, já criados, talvez precisemos conhecer mais e também nos conectar com estes especialistas.

ROBERTA ZÜGE

Membro do CCAS.
Consultora técnica em fazendas e industrias de alimentos com foco no atendimento a requisitos legais e normas de qualidade. Coordenou o projeto da norma Brasileira de Certificação de Leite (MAPA/Inmetro).
.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint