FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

20 anos hoje

POR MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

MILKPOINT 20 ANOS

EM 06/04/2020

3 MIN DE LEITURA

2
3

Há exatos 20 anos, lançávamos o MilkPoint. Parece que foi ontem, mas ao mesmo tempo muita coisa aconteceu de lá para cá. Era uma época em que menos de 1% dos produtores tinham acesso à internet. Banda larga praticamente não existia, nem em nosso escritório, onde estavámos eu e uma funcionária dedicada ao projeto (que ainda está ligada ao MilkPoint, fazendo remotamente nosso noticiário internacional!).

Mas sabíamos que as vantagens proporcionadas pela digitalização da informação mudariam radicalmente a forma como consumíamos o conhecimento. Era questão de tempo. Também, nesta época, víamos o valor que teria a criação de “comunidades” de interesse comum, o que virou realidade anos depois, nas mais variadas áreas.

Nesses 20 anos, o MilkPoint se consolidou como o principal portal do País e provavelmente do mundo em número de acessos. Viabilizou diversos outros serviços ligados ao conhecimento, incluindo grandes eventos, o MilkPoint Mercado e o EducaPoint. Nos permitiu conhecer muita gente legal, criar relações duradouras com parceiros, visitar o mundo... foram mais de 300 palestras em 20 países neste período.

Essa história de sucesso, porém, não nos ilude: é preciso se reinventar sempre, em um mundo que, se de um lado consolidou a Internet, de outro criou inúmeras formas de transmissão da informação e interação entre pessoas. O MilkPoint é de uma época em que não havia Facebook, Twitter, Instagram e WhatsApp. Tivemos e temos também que nos adaptar a essa nova realidade.

Não poderíamos imaginar, claro, que os 20 anos seriam comemorados em meio à pandemia. Nosso negócio, como o de todo mundo, está sendo desafiado. Há, no entanto, um lado positivo de tudo isso: pessoas e empresas estão mais propensas ao risco, ao precisarem forçosamente se reinventar. Ideias que nunca saíam do papel passam a ser avaliadas e implementadas. O virtual finalmente ganha seu espaço. Conferências e reuniões online, para surpresa geral, podem ser tão eficientes quanto as presenciais, além de mais baratas. O treinamento online ganha uma chance: o EducaPoint, nossa plataforma de capacitação no agro, teve 42% mais minutos assistidos em março. Muitas empresas e pessoas estão rompendo a inércia em relação ao EAD (Educação à Distância), testando e se surpreendendo.

Acredito firmemente que temos contribuído, nesses anos todos, para a melhoria da informação e para a disseminação do conhecimento e participado desse processo claro de evolução do setor. A cada dia, esse é o nosso objetivo, o que nos norteia: "estamos de fato ajudando o setor?" A cada análise feita, notícia publicada, evento realizado, isso precisa ser considerado.

Os 20 anos, aliados à necessidade de inovar e de lidar com esse “abacaxi” todo, nos motivam ainda mais. Como podemos continuar ajudando a cadeia do leite a ser protagonista do futuro da humanidade?  

Nesse momento, quero agradecer a todos aqueles que contribuem conosco e que nos ajudam a melhorar todos os dias:

  • leitores, que acessam as matérias, comentam, criticam e nos fazem refletir sobre nosso papel;
  • colunistas, que compartilham seu vasto conhecimento nas diversas áreas que compõem essa cadeia complexa e fascinante;
  • empresas, que nos confiam sua comunicação junto ao seu mercado;
  • nossa equipe, pela qual passaram muitas pessoas que deixaram suas marcas para que chegássemos até aqui.

A todos, nosso “muito obrigado”!

Para relembrar um pouco o início, estou compartilhando uma apresentação feita em setembro de 2000, 5 meses após o lançamento do MilkPoint e um mês antes do nascimento da minha primeira filha.


 

Curiosamente, nesta semana recebi um link do YouTube, enviado pelo Prof. Paulo Villela, organizador do evento em Uberlândia, mostrando um trecho da apresentação. Assista aqui.

Abaixo, o primeiro layout do site. Tem muita gente que nos acessa até hoje e é dessa época:

milkpoint layout antigo

Nesse PointCast #24, conto um pouco da trajetória e, na Coluna MilkPoint 20 anos, vídeos de parceiros de longa data.

Aqui, o primeiro artigo que escrevi no MilkPoint, publicado em 06/04/2000, ainda surpreendentemente atual.

Que os anos seguintes sejam de realizações para todos nós. Que superemos esse momento difícil e saiamos mais fortes lá na frente.

Grande abraço!

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIUS CORNÉLIS BRONKHORST

ARAPOTI - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/04/2020

Bom dia Marcelo e equipe
Parabéns com está data e que possamos continuar a receber as informações tão atual e presico .
A década está começando com muitos desafios , mas juntos venceremos e sairemos desta enroscada .
Obrigado por nos apoiar com a Milkpoint
Parabéns e bom trabalho nos anos que virão e nem sempre como um mar de rosas .
Obrigado
MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

PIRACICABA - SÃO PAULO

EM 06/04/2020

Grande Marius, obrigado pela mensagem e principalmente por nos prestigiar! Forte abraço e saúde a você
MilkPoint AgriPoint