O preço do leite é um dos assuntos que mais chama a atenção dos produtores. Essa preocupação com o valor do produto durante todo o caminho na cadeia, até a mesa do consumidor, não é de hoje. Mas a pandemia, de fato, agravou as incertezas e abalou as expectativas, não somente do setor produtivo, mas de todos os agentes do mercado.
No entanto, estamos todos nos adaptando e buscando a melhor estratégia de acordo com o momento que estamos vivendo, utilizando as ferramentas que temos disponíveis. Com a explosão da tecnologia nos últimos meses, foi possível otimizar a gestão de inúmeras fazendas, indústrias e canais de venda. Além disso, a situação atual pediu um melhor consenso e comunicação entre os elos do setor, principalmente quando se trata de preços, seja de insumos, do leite, linhas de crédito, maquinários e tudo que envolve o viés financeiro da atividade. O MilkPoint, nesse contexto - mas não diferente dos últimos 20 anos - faz questão de realizar a curadoria dos conteúdos relevantes para você, informando as atualizações do mercado, colaborando com a comunicação cada vez mais transparente entre os extremos da cadeia láctea.
O professor, zootecnista e colunista do MilkPoint, Marco Aurélio Factori, gravou um vídeo comentando sobre as expectativas e desafios do setor para esse ano em relação ao preço do leite, sem deixar de considerar a situação de renda atual população brasileira.
Confira: