ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Uso associado de anti-inflamatório no tratamento de mastite clínica melhora o retorno econômico

POR BRUNNA GRANJA

E MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 14/05/2019

2 MIN DE LEITURA

0
8

A mastite clínica (MC) bovina resulta em custos diretos e indiretos, com elevados prejuízos para as fazendas leiteiras. A MC compromete o bem-estar das vacas, o desempenho reprodutivo, incluindo o aumento do intervalo entre o parto e a concepção, menores taxas de concepção, assim como maior risco de perda embrionária.

Resultados de um estudo em 6 países europeus indicaram que a associação de meloxicam, um anti-inflamatório não esteroidal ao tratamento antimicrobiano de MC leves a moderadas aumentaram a taxa de cura da mastite e fertilidade em vacas leiteiras nos primeiros 120 dias de lactação. Nesse primeiro estudo, os resultados indicaram maior concepção na primeira inseminação artificial (IA) nas vacas tratadas com meloxicam e antimicrobiano para o tratamento da mastite clínica leve.

Considerando que a fertilidade é um fator importante para desempenho econômico dos rebanhos, um estudo realizado na Holanda avaliou o retorno econômico das melhorias na fertilidade em razão do uso associado de tratamento de MC com meloxicam sobre a lucratividade das fazendas. Foi utilizado um modelo de cálculo estocástico dos custos e benefícios do tratamento de vacas com mastite com a associação do meloxicam. Esse cálculo incluiu modelos de estimativas de resultados econômicos, como a produção de leite, intervalo entre partos, consumo de ração, entre outros, com o objetivo de avaliar a influência do tratamento com anti-inflamatório sobre os custos da eficiência reprodutiva. Sendo assim, foram avaliados dois cenários: com e sem a associação do meloxicam ao tratamento de MC leve a moderada nos primeiros 120 dias de lactação. Considerou-se que quando o meloxicam foi incluído a taxa de concepção foi de 31% x 21% (sem meloxicam) e que houve aumento da taxa de cura de MC.

Os resultados deste estudo mostraram que a produção média de leite por lactação nas vacas tratadas com meloxicam (8.441 kg/leite) foi menor do que das vacas não tratadas (8.517 kg/leite). Por outro lado, o desempenho reprodutivo das vacas melhorou no grupo tratado com meloxicam (média de 2,9 IA) quando comparado ao grupo sem tratamento (média de 3,7 IA). Para intervalos entre parto (IEP) e concepção foi observado menores valores para vacas tratadas com meloxicam (132 dias) e maiores para vacas sem tratamento (143 dias), assim como para IEP 405 dias para vacas tratadas com meloxicam e de e 416 para as não tratadas. Quando avaliado o risco de descarte, as vacas tratadas com meloxicam apresentaram menor risco de descarte (12%) do que as vacas não tratadas (25%).

Em relação aos resultados econômicos, houve benefício econômico líquido médio de € 42 / caso de MC por ano nas vacas tratadas com meloxicam em comparação com as não tratadas. Mesmo com a menor produção de leite das vacas não tratadas e com maior custo de tratamento com anti-inflamatório, os benefícios econômicos gerados pelo aumento do desempenho reprodutivo nas vacas tratadas com anti-inflamatório foram superiores em razão do menor consumo de alimentos, redução do número de inseminações e do descarte. Sendo assim, a associação de meloxicam no tratamento da mastite clínica nos 120 primeiros dias de lactação resulta em prováveis benefícios econômicos em diferentes cenários de sistemas de produção de leite.

Fonte:  Vansoest et al., Journal do Dairy Science, p.3387–3397, 2017 (https://doi.org/10.3168/jds.2017-12869)

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures