ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como são detectados os resíduos de antibióticos no leite?

POR MARCOS VEIGA SANTOS

MARCOS VEIGA DOS SANTOS

EM 23/06/2000

1 MIN DE LEITURA

24
2
Os resíduos de antibióticos no leite são normalmente encontrados em concentrações muito baixas, da ordem de ppb (partes por bilhão) e este fato aliado à grande diversidade de drogas que podem ser utilizadas em vacas leiteiras, torna ainda mais difícil a sua detecção. No entanto, devido à sua grande importância, um grande número de métodos tem sido desenvolvido para facilitar a identificação dos resíduos no leite.

Basicamente, podemos apontar que existem os métodos de referência, que se baseiam em técnicas laboratoriais muito precisas, mas bastante caras, como a cromatrografia de alta pressão, e os métodos rápidos que se baseiam em kits comercialmente disponíveis que podem ser usados sem a necessidade de equipamentos sofisticados.

Estes kits podem se basear na inibição do crescimento bacteriano, em reações enzimáticas ou imunológicas, sendo que atualmente os mais usados são os de inibição do crescimento. Alguns kits comerciais disponíveis no mercado estão na tabela abaixo.

Tabela


Os kits apresentam a grande vantagem de serem rápidos, com os resultados obtidos em algumas horas e permitirem uma tomada rápida de decisões se o leite apresentar resíduos. No entanto, alguns estudos recentes indicam que o uso destes kits para o leite de vacas individuais pode resultar em resultados falso-positivos, ou seja, o teste identifica resíduos em amostras que leite que não apresentam a presença destes resíduos. A principal explicação para estes resultados errôneos, que podem prejudicar injustamente um produtor, é a presença de substâncias no leite de vacas com mastite que podem interferir no teste e determinar resultados falso-positivos. A maioria dos kits é recomendada para uso em leite de tanque e não em amostras individuais de vacas.

Desta forma, é importante salientar que nenhum método é totalmente livre de resultados falso-positivos ou falso-negativos e sendo assim, deve-se interpretar os resultados de amostras individuais de vacas com certa precaução, pois os testes não foram inicialmente desenvolvidos para este fim.

Comentário MilkPoint: No caso de identificação de resíduos de antibióticos no leite através de métodos rápidos (kit comerciais), deve-se sempre lembrar que estes métodos podem apresentar resultados falso-positivos e a melhor maneira para esclarecer dúvidas a respeito da presença ou não de resíduos é através do uso de métodos laboratoriais, que apresentam maior precisão e segurança dos resultados.

____________________

Fonte: MilkPoint

MARCOS VEIGA SANTOS

Professor Associado da FMVZ-USP

Qualileite/FMVZ-USP
Laboratório de Pesquisa em Qualidade do Leite
Endereço: Rua Duque de Caxias Norte, 225
Departamento de Nutrição e Produção Animal-VNP
Pirassununga-SP 13635-900
19 3565 4260

24

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CHRISTIANO SOUZA COLODEL

OUTRO - PARANÁ - ESTUDANTE

EM 20/10/2021

Estou realizando um ( Trabalho de Conclusão de Curso TCC.) e preciso de mais informações sobre resíduos de antibióticos no leite se puderem me enviar agradeço.
Christiano S. Colodel

<b>Resposta:</b>

Caro Christiano,

Obrigado pelo seu contato. Há várias formas de você obter informações sobre esse assunto:

1. No mecanismo de busca do MilkPoint: basta ser cadastrado no site, acessar o link "Busca" (https://www.milkpoint.com.br/mn/busca/busca.asp) digitar "antibiótico". Fiz isso e o resultado foram 103 artigos, mas você pode ser mais específico na busca.

2. O fórum técnico do MilkPoint, no item Qualidade do Leite, pode ser utilizado para colocar sua pergunta. Assim, todos os leitores podem lê-la e a chance de respostas é maior. O link é: https://www.milkpoint.com.br/mn/forum/default.asp?dir=forum/default.asp

3. Empresas da área: a Madasa, por exemplo, produz kits para avaliação de resíduos de antibióticos. O André Alves de Oliveira poderá lhe passar informações. O fone da Madasa é: 11 3814-5779 ou 11 3034-3539

4. De 24 a 27 de novembro, estamos realizando o 2º Congresso Panamericano de Qualidade do Leite e Controle de Mastite. Alguns dos maiores especialistas do mundo estarão lá. As inscrições com desconto vão até 31/10. Será uma oportunidade excelente para saber mais sobre o tema e conversar diretamente com os especialistas. As inscrições podem ser feitas pelo próprio MilkPoint.

Um abraço,

Marcelo


EDUARDO GUIMARAES DOS SANTOS

CONGONHAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2021

Oi marcos tudo bom com vc.eu compro leite na minha regiao e to com plobrema com antibiotico no leite,existem aparelhos de teste rapido.
MARCO BARRETO DE MORAES

IPIAÚ - BAHIA - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 19/11/2020

Boa noite professor , dou assistencia a uma fazenda no municipio de ibicui na bahia, que esta tendo reação positiva no devoltest, e todos os animais que usaram antibioticos de descarte zero no leite, foram tirados da linha de ordenha. mesmo assim estamos tendo resultado positivo. qual laboratorio masi proximo posso enviar amostra de leite como contraprova?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 23/11/2020

Prezado Marco Barreto, eu não tenho informação ou conheço laboratórios próximos que poderiam fazer este tipo de contra-prova. A maioria das empresas de laticínio usam testes de triagem, sendo que os métodos laboratoriais são realizados por laboratórios oficiais do MAPA. Atenciosamente, Marcos Veiga
ADEILSON CARDOSO FERREIRA

JI-PARANÁ - RONDÔNIA - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 25/03/2019

Bom dia Marcos.

Sabe me informar onde encontro o Delvotest?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 25/03/2019

Prezado Adeilson, eu não tenho um contato comercial, mas quem vende o Delvotest é a DSM.

Atenciosamente, Marcos Veiga
MILA SOARES

EM 11/02/2019

Tem a fita de charm, pipetamos um pouco do leite e coloca na chapa ela vai apitar com oito minutos depois fazemos a leitura aí vai aparecer se deu negativo ou positivo
EDUARDO GUIMARAES DOS SANTOS

CONGONHAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2021

Como faço pra comprar as fita eo aparelho
EDUARDO GUIMARAES DOS SANTOS

CONGONHAL - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 14/05/2021

Como faço pra comprar a fita e a maquina
MILA SOARES

EM 11/02/2019

Boa noite, eu trabalho em laboratório, e a temperatura não interfere muito em relação ao resultado do antibiótico não, pois temos equipamentos eficiente hoje em dia que detecta um antibiótico, usamos a fita charme e colocamos na chapa.. e com oito minutos fazemos a leitura, se der positivo vai dá independente do valor da temperatura o ideal é vc fazer a análise do antibiótico assim que chega às amostras, pois é um ponto crítico de controle.
MILA SOARES

EM 11/02/2019

Oi eu trabalho em laboratório, e na verdade a temperatura máxima é 10° quando vc recebe a amostra, vc já faz o antibiótico pq é um ponto crítico de controle, caso dê antibiótico ele vai dar positivo dependente da temperatura...
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 22/06/2018

Prezado Reginaldo, em termos práticos, pensando em condições de fazendas leiteiras, o descarte de leite com resíduos geralmente é feito da mesma forma que os demais resíduos de limpeza de equipamentos de ordenha. Atenciosamente, Marcos Veiga
REGINALDO HONORATO DA SILVA

PRESIDENTE PRUDENTE - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 22/06/2018

MARCOS TUDO BEM, COM RELAÇÃO AO DESCARTE DE UM POSSÍVEL LEITE COM RESÍDUO DE ATB, VOCÊ CONHECE OUTRAS OPÇÕES DE DESCARTE QUE NÃO SEJA UM ATERRO SANITÁRIO?
JOÃO MARIA SOARES DA SILVA

JOÃO PESSOA - PARAIBA - PESQUISA/ENSINO

EM 12/03/2018

Prof. Marcos,

Com estas informações podemos ainda considerar que kits comerciais ainda possam ser utilizados para o monitoramento de antibióticos no leite, seja a amostragem individual ou coletiva?

Fiz uso e vimos que a partir do 10° dia houve ausência. Enquanto que na bula indicava que no 5° dia posterior o leite poderia ser utilizado.

Agradeço.
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/03/2018

Prezado João, entendo a sua preocupação e concordo que dependendo do tipo de antibiótico usado e do tipo de kit, podemos ter estas situações de variação de resultados em amostras compostas ou individuais.
Infelizmente, para fins de triagem, os kits ainda são a única ferramenta que temos, em razão do tempo de análise e do custo para outras metodologias quantitativas (exemplo HPLC). Atenciosamente, Marcos Veiga
MA XIAOBIN

EM 29/04/2019

I blieve the drug residues in milk will depend on how much you applied in animals and what is the detection limit of the test kit you employeed. Usually the test kit will detect more sensitively than the regulation requires to ensure the safety of the milk to consumers. In your case, i think the label on the drug saying in 5days means it is safe according to the regulations, which does not mean the absence of drug residue.
RODRIGO

TAPEJARA - PARANÁ - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 20/06/2017

Boa tarde, a temperatura da amostra interfere no resultado do analise, dando um falso positivo ou um falso negativo, qual a temperatura ideal para analisar, logo apos coletado a amostra ou resfria para analisar?
MARCOS VEIGA SANTOS

PIRASSUNUNGA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 15/01/2017

Marcos, eu não tenho informação específica sobre este kit de antibiótico e sobre outro teste para possível confirmação.



Atenciosamente, Marcos Veiga
MARCOS ALVINO DOS SANTOS

BRAGANÇA PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 26/12/2016

Oi boa tarde estou com um problema para resolver no meu trabalho estou usando o kit de antibióticos trii sensor é o teste está sendo individual de cada vaca e esse teste é visual ,queria saber se a outro método de fazer o teste com reagentes tem como me passar essa dica
JOSE ROBERTO FERNANDES GONÇALVES

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/10/2014

Marcos, pode haver reação cruzada com produtos à base de clorobutanol e apresentar um falso positivo no devotest?
LEILA ANUNCIADA DA CUNHA

RECIFE - PERNAMBUCO - PESQUISA/ENSINO

EM 31/05/2010

Estou realizando um ( Trabalho de Conclusão de Curso TCC.) e preciso de mais informações sobre resíduos de antibióticos no leite se puderem me enviar agradeço.


<b>Resposta do autor:</b>

Prezada Leila Anunciada da Cunha

Sugiro que seja consultado o site (publicações): https://www.marcosveiga.net/

Atenciosamente, Marcos Veiga

RICARDO DE FABRIS

DESCANSO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 04/02/2010

Alcalose em vacas leiteiras. Pode ocorrer neste caso um falso positivo nos teste para a verificação de antibioticos.

<b>Resposta do autor:</b>

"Prezado RICARDO DE FABRIS",

Não tenho informação se a ocorrência de alcalose afeta os resultados de testes para detecção de resíduos de antibióticos. No entanto, minha opinião é de não deva ocorrer nenhum tipo de interferência.

Atenciosamente, Marcos Veiga
FERNANDA ALVIM

VITÓRIA - ESPÍRITO SANTO - ESTUDANTE

EM 18/06/2008

Estou fazendo meu TCC (trabalho de conclusão de curso) com Residuos de antibiotico em leite. e gostaria de saber como é feito o método laboratorial de análise, sem ser com testes comerciais. E qual método comercial mais seguro?

<b>Resposta do autor</b>

Prezada Fernanda Alvin,

Os métodos mais seguros e aceitos são o Delvotest (inibição do crescimento) e Snap (imunoenzimático). Não existe um teste caseiro que seja confiável, mas pode-se fazer a inoculação de uma amostra de leite com uma cultura do tipo iogurte e verificar se houve ou não coagulação do leite em algumas horas (considerando a temperatura ideal do leite). Isso pode ser um indicativo, mas não teria nenhum valor de diagnóstico, que teria que ser feito com um kit comercial.

Atenciosamente, Marcos Veiga

MÁRCIO JOSÉ ALVES PEIXOTO

FORTALEZA - CEARÁ - PESQUISA/ENSINO

EM 15/04/2008

Estou iniciando um trabalho de análise de qualidade do leite em tanques de resfriamento comunitários no estado do Ceará, e gostaria se possível da indicação de onde encontrar no mercado esses kits de identificação de residuos de antibioticos.

Grato pela atencao,
Marcio Peixoto.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures