Marcelo Pereira de Carvalho
Há exatamente 1 ano atrás, no dia 06/04/00, o MilkPoint foi lançado. Parece que foi ontem, dada a satisfação envolvida na operação dos nossos sites (MilkPoint e BeefPoint), fazendo com que quase não percebêssemos a passagem deste primeiro ano.
Por outro lado, parece que estamos no ar há anos, ao levarmos em conta a quantidade de material publicado e a enorme intensidade do trabalho necessário para, todos os dias, levarmos informações aos nossos milhares de leitores.
Nosso projeto surgiu na contramão das possibilidades de dar certo. Atuando em um segmento novo - internet - que atraiu dezenas ou centenas de outros projetos, alguns deles com grande quantidade de capital disponível, seria difícil defender sua viabilidade, ainda mais em um setor no qual o uso do computador é pouco difundido, o que dizer então das conexões telefônicas precárias em boa parte das áreas rurais. Para complicar, a maior parte das empresas de insumos e serviços atua de forma embrionária na internet, o que dificulta a sua adesão aos sites agropecuários. No meio de tudo isto, a crise da internet, que veio para colocar as coisas em seu devido lugar, mas acabou, sem dúvida, por jogar um balde de água fria em todas as chamadas "ponto-com".
É neste cenário que completamos nosso primeiro ano de vida. Apesar disto, crescemos 40% ao mês em audiência, fomos selecionados entre os 10 melhores sites do agribusiness nacional pelo concurso iBest, nossos cursos online estão se consolidando, a presença de patrocinadores cresce em nossas páginas e novas possibilidades de atuação vão surgindo.
Para chegar até aqui, tivemos o apoio de muitas pessoas, a começar pelos nossos colaboradores, que sempre nos alimentaram com as informações que necessitamos para nos diferenciarmos. Sem eles, nosso projeto não teria a envergadura atual. Um agradecimento especial vai também aos nossos patrocinadores, que tem apostado em nosso projeto, fazendo do MilkPoint e do BeefPoint um canal consistente e de credibilidade para veicular seus produtos e serviços:
Não podemos deixar de lembrar da Equipe MilkPoint que, se foi reduzida em número, foi ampla em esforços para realizar o melhor trabalho possível.
Por fim, agradecemos aos nossos leitores que, em última análise, são responsáveis pela viabilização de nosso projeto. Sem audiência e participação, nada disso teria acontecido. Este primeiro ano é, desta forma, dedicado ao setor leiteiro, que nos brindou com grande receptividade e também com um ano pródigo em notícias, polêmicas e grandes mudanças.
Temos consciência de que há muito mais a fazer e que o caminho é longo até a maturação do projeto da AgriPoint, que envolve conteúdo especializado e treinamento no segmento agropecuário, tendo como interface a internet. Mas acho que podemos dizer que o primeiro passo foi bem dado.
Obrigado a todos!