ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O leite esquecido

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 08/06/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0
Marcelo Pereira de Carvalho

O dia 1º de junho foi o Dia Internacional do Leite. Em vários países, a data foi comemorada e divulgada publicamente, dando visibilidade ao alimento e contribuindo, desta forma, para incentivar o consumo de lácteos pelos consumidores. Comemorações como estas são uma forma de manter o alimento na mídia, com uma imagem positiva, bem como reforçar a ligação que todos aqueles que vivem da atividade devem ter com o alimento que produzem ou com o qual estão envolvidos. É um momento de celebração e de oportunidades.

Publicamos, na sexta-feira passada, um resumo das comemorações em diversos países (veja artigo). Portugal celebrou sua Festa do Leite; o Chile distribuiu leite em escolas, e assim por diante.

No Brasil, a data passou despercebida mesmo dentro do setor. Há que se considerar que o país vive um momento delicado, com crise energética, dólar nas alturas, juros em elevação, o que minimizaria a importância deste tipo de iniciativa. Mesmo com estes atenuantes, a não celebração da data pelo setor lácteo reflete a falta de organização em torno do marketing do leite, que se dá exclusivamente por ações particulares das empresas de segmentos específicos (laticínios e embalagens).

Quem acompanha o MilkPoint, tem acesso de perto ao que ocorre em marketing lácteo ao redor do mundo, com milhões de dólares sendo direcionados ao estímulo do consumo do produto e à pesquisa em saúde humana. As campanhas de leite nos EUA, por exemplo, estão entre as mais lembradas pelos consumidores, sendo a característica mais interessante o fato de defenderem um grupo de interessados (produtores, indústrias, fornecedores de insumos) e não determinada empresa.

Por aqui, ações neste sentido ainda engatinham. O campo para promoção de leite no Brasil é muito fértil: o consumo per capita ainda é reduzido, especialmente na forma de queijos e o leite é considerado um alimento nobre. Para citar um exemplo da força do marketing na área, basta citar o crescimento da Parmalat nos últimos anos; a empresa foi, sem dúvida, a que mais se aproximou do que se pode chamar promoção de lácteos.

Neste sentido, o MilkPoint está carregando, a partir desta semana, o selo da Láctea Brasil, entidade que reúne fornecedores de insumos e dos demais segmentos integrados à cadeia láctea com o objetivo de fortalecer o agronegócio do leite no Brasil, com ênfase na promoção do consumo de leite. Estaremos também divulgando as ações da entidade, cujos objetivos transcendem aos interesses de um ou outro grupo ou empresa, convergindo com as necessidades do setor como um todo.

Esperamos que a iniciativa, que já vai para o seu segundo ano, encorpe. Que possamos, num futuro próximo, comemorar o Dia Internacional do Leite com a devida atenção e magnitude que a data merece. Que o marketing institucional do leite finalmente decole e que o produto seja enfim valorizado, dentro e fora da cadeia do leite no Brasil.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures