ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Momentos de incerteza, mas também de atenção

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

EM 13/07/2001

2 MIN DE LEITURA

0
0

Marcelo Pereira de Carvalho

O país vive claramente momentos de angústia e incertezas. Nota-se no ar a possibilidade de uma crise econômica cujas proporções não se pode ainda prever. A grave situação da Argentina, tecnicamente quebrada, nos afeta direta e indiretamente, elevando a desconfiança de investidores externos em nosso país. Para piorar, a crise de energia serve como combustível para inflamar esta desconfiança.

O resultado prático é o nervosismo do mercado. O dólar sobe a proporções inimagináveis há dois anos, o risco de retorno da inflação é real, os juros tendem a subir, as empresas repensam investimentos. As pessoas adiam investimentos e baixam as suas expectativas no curto prazo. Por fim, o consumo se retrai e toda a economia é afetada.

Há que se considerar que, embora a situação seja potencialmente grave, existe uma boa dose de emoção na atual percepção do mercado em relação à dimensão do problema. Se as empresas e as pessoas de fato conseguirem atingir as metas de racionamento, se houver uma adaptação gradual ao problema da falta de energia e se for encontrada alguma solução para a Argentina, o humor do mercado pode melhorar instantaneamente. Por outro lado, não é fácil que isto ocorra, daí o temor do mercado e a resposta das pessoas. Afinal, o país depender de "ses" não é uma situação nada confortável.

Por tudo isto, o mais provável é que teremos tempos difíceis no decorrer do ano. No cenário lácteo, o efeito das importações está praticamente debelado, a não ser que haja uma grande desvalorização do peso, o que, aliás, parte do mercado espera. A retração do consumo interno também é provável em um cenário de crise, ficando ainda em aberto o impacto do problema.

Apesar deste cenário, é preciso que se fique atento para evitar abusos de setores mais oligopolizados. É nestas horas que a atenção das instituições de defesa do produtor devem se redobrar, uma vez que, em meio às turbulências, informações desencontradas e incertezas, o produtor pode acabar pagando um pato maior do que os demais elos da cadeia, visto que tem poder de barganha inferior e as informações que recebe sobre o mercado nem sempre coincidem com a realidade.

É preciso, mais do que nunca, separar o joio do trigo e evitar que o problema - cuja dimensão ainda se especula - se torne maior do que realmente é, especialmente para o produtor de leite. É nestes momentos que a força de representação do setor é testada. Em outros episódios, como no combate às importações desleais, houve sucesso. Resta saber se será possível atuar em prol do produtor neste novo momento.

MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

Engenheiro Agrônomo (ESALQ/USP), Mestre em Ciência Animal (ESALQ/USP), MBA Executivo Internacional (FIA/USP), diretor executivo da AgriPoint e coordenador do MilkPoint.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures