Logo do site MilkPoint
Entrar
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
  • PREÇO DO LEITE
  • COLUNAS
  • MILKPLAY
  • ARTIGOS
    PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
  • EVENTOS
    MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
  • MILKIA
  • CONTATO
    NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
Acesse sua conta Ou cadastre-se
INÍCIO
NOTÍCIAS & MERCADO
GIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESS
PREÇO DO LEITE
COLUNAS
MILKPLAY
ARTIGOS
PRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHA
EVENTOS
MILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOS
TOP 100
EMPRESAS
CEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROS
MILKIA
CONTATO
NEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS
  • Acesse o MilkPoint Ventures MilkPoint Ventures
  • Acesse o CaféPointCaféPoint
  • Acesse o MilkPoint Mercado MilkPoint Mercado
  • Acesse o Milk Pro Master Milk Pro Master
  • Acesse o Milk Monitor Milk Monitor
  • Acesse o MapLeite MapLeite
Kuhn do Brasil
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. Kennya Siqueira

Mulheres: o sexo forte no consumo de lácteos

As mulheres consomem mais produtos lácteos do que os homens. Por ano, elas ingerem cerca de 1,4 kg a mais de derivados do leite do que o sexo oposto.

Publicado por: Kennya SiqueiraeJoão Pedro Junqueira Schettino

Publicado em: 30/03/2022 - 2 minutos de leitura

Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3

No mês das mulheres, nada melhor do que falar de consumo, pois se tem uma coisa que as mulheres gostam muito de fazer é comprar. E no setor lácteo não é diferente. Os dados mostram que as mulheres consomem mais produtos lácteos do que os homens. Por ano, as brasileiras ingerem cerca de 1,4 kg a mais de derivados do leite do que o sexo oposto.

No entanto, a preferência feminina varia de acordo com o produto. A Figura 1 mostra o perfil de consumo de lácteos das mulheres.

Figura 1. Perfil de consumo de lácteos das mulheres brasileiras.

 

Figura 1
Fonte: resultados da pesquisa.

 

O produto lácteo mais consumido pelas brasileiras é o leite fluido. Elas consomem, em média, quase 7 litros de leite por ano, o que é 5% acima do consumo masculino.

Continua depois da publicidade Nexo Agro

O segundo derivado do leite mais consumido pelo sexo feminino são as bebidas lácteas, que englobam os leites saborizados ou aromatizados e achocolatados. São mais de 5 litros de bebidas lácteas consumidos, em média, por cada brasileira por ano.

Em seguida, tem-se o iogurte. As mulheres ingerem 3,7 Kg de iogurte por ano, o que corresponde a 56% a mais do que os homens. Com isso, é possível notar que o consumo feminino no Brasil é mais focado em produtos lácteos que têm maior apelo de saudabilidade. Juntos, leite, bebidas lácteas e iogurte, respondem por 82,2% do consumo de lácteos do público feminino no Brasil, ou 16,2 Kg/ano.

Some-se a isso o fato de as mulheres serem maioria na população brasileira. Assim, torna-se importante conhecer o perfil e características desse público.

Estudos apontam que mulheres são mais detalhistas, gastam mais tempo nas compras e têm memória melhor. Com essas características, o público feminino é mais propenso a estabelecer vínculos com as marcas.

A história mostra que tudo isso está relacionado com hábitos ancestrais. Até 8.000 a.C., os homens caçavam animais selvagens e as mulheres eram responsáveis por colher os alimentos disponíveis na natureza.

Continua depois da publicidade Robusto, confiável e feito para durar  - Melhorando a vida na fazenda - NEDAP

Como os animais selvagens não apareciam com frequência, mesmo naquela época, as mulheres já eram responsáveis por prover 80% da comida do grupo. Atualmente, no Brasil, segundo a Nielsen, as mulheres são responsáveis pela decisão de compra em 96% dos lares do país. Nos setores de vestuário feminino, produtos de beleza, produtos para a casa (incluindo alimentação) e serviços de educação para os filhos, o sexo feminino responde por 83% das decisões de compra.

Não é à toa, que o setor automobilístico, assim como o cervejeiro e outros, já vem há tempos investindo em produtos específicos para as mulheres. Assim, como diz Bridget Brennan, autora do livro “Why she buys”, considerado um Bestseller internacional, “teríamos um cenário apocalíptico para as empresas e as economias se, de repente, as mulheres resolvessem adotar o jeito masculino de fazer compras”.

Portanto, a dica para o setor lácteo neste momento seria observar melhor essas consumidoras e buscar atender as suas necessidades, seja na forma de embalagens, na praticidade, na saudabilidade ou em qualquer característica que valorize os derivados do leite aos olhos femininos. Pois, as mulheres são o sexo forte no consumo de lácteos.

 

Autores:

Kennya Siqueira, Pesquisadora na Embrapa Gado de Leite

João Pedro Junqueira Schettino, Estudante de estatística da UFJF

Marcel de Toledo Vieira, Professor do Departamento de Estatística da UFJF

 

 
Ícone para ver comentários 1
Ícone para curtir artigo 3
MegaLeite ABS

Material escrito por:

Kennya Siqueira

Kennya Siqueira

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

Acessar todos os materiais
João Pedro Junqueira Schettino

João Pedro Junqueira Schettino

Graduando em estatística pela UFJF.

Acessar todos os materiais
Kuhn do Brasil

Deixe sua opinião!

Foto do usuário

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração.

Paulo Martins
PAULO MARTINS

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 31/03/2022

Excelente artigo! Ao revelar que as mulheres consomem mais leite, o artigo traz insights importantes para a construção de campanhas publicitárias, que nunca foram focalizas no gênero. Ademais, são as mulheres que decidem, em grande proporção, o que será consumido em casa e até mesmo o que os filhos gostarão. Quer um exemplo? Passei toda a minha infância, adolescência e vida de solteiro não gostando de jiló, porque minha mãe nunca me serviu e falava mal. Foi só eu casar com uma apreciadora, que hoje como jiló com satisfação. As empresas e instituições poderão explorar em muito a contribuição que a equipe liderada pela pesquisadora Kennya tem trazido, de modo original, para que possamos entender quem é o consumidor e a consumidora de leite, que atributos busca e como corresponder a suas expectativas. Parabéns aos autores!!

Mais visualizadas de Kennya Siqueira

09/12/2025

As principais tendências para o setor lácteo em 2026

29/05/2025

Tendências e oportunidades do mercado de soro de leite

23/12/2024

Evolução do consumo de lácteos no mundo

26/05/2021

Geografia brasileira do consumo domiciliar de leite

28/04/2021

O consumo de queijos pelos brasileiros

06/11/2025

Quantos produtos lácteos diferentes existem no Brasil?

Biofarm
GlobalGen

Destaques de hoje

A primeira onda de frio do ano chegou: confira os alertas para a cadeia leiteira no Centro-Sul
Giro de Notícias

A primeira onda de frio do ano chegou: confira os alertas para a cadeia leiteira no Centro-Sul

Qual o verdadeiro poder de influência das importações de leite em pó nos preços ao produtor?
Espaço Aberto

Qual o verdadeiro poder de influência das importações de leite em pó nos preços ao produtor?

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea
Giro de Notícias

Preço do leite sobe 10,5% em março com oferta restrita, aponta Cepea

Mercado do leite: atualização quinzenal de preços (30/04), confira!
Panorama de Mercado

Mercado do leite: atualização quinzenal de preços (30/04), confira!

Da secagem ao pico de produção
José Luiz M.Vasconcelos e Ricarda Maria dos Santos

Da secagem ao pico de produção

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26
Giro de Notícias

Conseleite/PR divulga projeção do valor de referência do leite a ser pago em maio/26

Quem produz o leite brasileiro

Assine nossa newsletter gratuitamente

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail.

Logo do site MilkPoint Logo do site MilkPoint Ventures

MilkPoint é um produto da rede MilkPoint Ventures

NOTÍCIAS & MERCADOGIRO DE NOTÍCIASPANORAMA DE MERCADOCONCEITOS DE MERCADOMILK EXPRESSPREÇO DO LEITECOLUNASMILKPLAYARTIGOSPRODUÇÃO DE LEITEINDÚSTRIA DE LATICÍNIOSESPAÇO ABERTOE-BOOKSCRUZADINHAEVENTOSMILK PRO SUMMITINTERLEITE BRASILDAIRY VISIONFÓRUM MILKPOINT MERCADOPRÓXIMOS EVENTOSTOP 100EMPRESASCEVA: JUNTOS, ALÉM DA SAÚDE ANIMALDELAVAL - PRODUÇÃO DE LEITE EFICIENTEMSD SAÚDE ANIMAL - MAXI-LEITENOVIDADES DOS PARCEIROSMILKIACONTATONEWSLETTERANUNCIEENVIAR UM ARTIGOFALE CONOSCOTRABALHE CONOSCOQUEM SOMOS

POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Copyright © 2026 MilkPoint - Todos os direitos reservados

MilkPoint Ventures Serviços de Inteligência de Mercado LTDA. - CNPJ 08.885.666/0001-86

Avenida Cezira Giovanoni Moretti, nº 905, sala 11A - Loteamento Santa Rosa, Inova Park - Torre A - Piracicaba/SP - CEP: 13.414-157

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência em nossos serviços, personalizar anúncios e oferecer conteúdo relevante. Ao continuar navegando em nosso site, você concorda com o uso dessas tecnologias. Confira nossa Política de Privacidade para mais detalhes sobre como protegemos seus dados.

Qual a sua dúvida hoje?