MilkPoint
  • AgriPointAGRIPOINT
  • CaféPointCAFÉPOINT
  • Dairy Vision DAIRY VISION
  • EducaPoint EDUCAPOINT
  • Interleite Brasil INTERLEITE BRASIL
  • FERAS DA RENTABILIDADE FERAS DA RENTABILIDADE
  • Interleite Sul INTERLEITE SUL
  • MilkPoint Mercado MILKPOINT MERCADO
  • Milk Monitor MILK MONITOR
  • FÓRUM MILKPOINT MERCADO FÓRUM MILKPOINT MERCADO
  • NOTÍCIAS & MERCADO
    • GIRO DE NOTÍCIAS
    • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
    • PANORAMA DE MERCADO
    • PODCASTS
    • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
    • NUTRIÇÃO
    • VOLUMOSOS E PASTAGENS
    • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
    • DOENÇAS E SAÚDE
    • BEZERRAS
    • QUALIDADE DO LEITE
    • GESTÃO DE FAZENDAS
    • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
    • SUSTENTABILIDADE
    • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
    • GESTÃO DE LATICÍNIOS
    • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
    • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
    • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
    • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
    • PRODUÇÃO DE LEITE
    • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
    • ESPAÇO ABERTO
    • E-BOOKS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
    • CANAL EMPRESARIAL
    • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
    • ANUNCIE
    • ENVIAR UM ARTIGO
    • FALE CONOSCO
    • NOTÍCIAS AGRIPOINT
    • TRABALHE CONOSCO
    • QUEM SOMOS
* campo obrigatório. * e-mail inválido.
* campo obrigatório.

Dados inválidos!
Verifique suas credenciais e tente novamente: atente-se aos caracteres em
maiúsculo e minúsculo.

ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Consumidores estão pagando mais por iogurtes sem açúcar?

POR RAFAELA OLIVEIRA NETO

E KENNYA SIQUEIRA

KENNYA SIQUEIRA

EM 15/02/2022

4 MIN DE LEITURA

0
0
E-mail Imprimir
Como melhorar a composição do colostro das vacas leiteiras
  1. Início >
  2. Colunas >
  3. Kennya Siqueira >
  4. Consumidores estão pagando mais por iogurtes sem açúcar?
#TENDÊNCIAS DE CONSUMO
Monitoramento Mudou o Jogo na Fazenda Lageado

Alimentos que possuem elevado valor nutritivo e auxiliam em processos biológicos, melhorando o funcionamento do organismo e prevenindo doenças estão entre as principais tendências de consumo nos últimos tempos. Dentro deste segmento do mercado alimentício, o iogurte se destaca.

Rico em proteínas, cálcio e fósforo, o iogurte contém baixo teor de gorduras e é fonte de minerais como zinco e magnésio (SOARES, 2019). Em termos de consumo domiciliar, os dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF) do IBGE (2020) mostram que o iogurte é o quinto derivado lácteo mais consumido no país.

Embora as características nutricionais se destaquem no iogurte, este encontra-se entre os produtos lácteos que possuem grande quantidade de açúcar adicionado. No Brasil, o teor de adição de açúcar em iogurtes pode atingir de 12 a 15% de sua formulação (OLIVEIRA et al., 2017). No entanto, já existem no mercado várias opções de iogurte sem adição de açúcar.

Assim, para avaliar se o consumidor brasileiro mais preocupado com a saúde e que busca as versões de iogurte sem adição de açúcar, está pagando mais por isso, comparamos os preços dos iogurtes brasileiros com e sem adição de açúcar.

Para esse estudo, foram coletados dados primários de porções individuais de diferentes marcas de iogurtes no aplicativo Desrotulando, que disponibiliza informações do rótulo de diversos alimentos. Foram coletados preços das porções individuais de cada produto no site Bluesoft Cosmos, que disponibiliza os preços médios de diversos itens comercializados no Brasil. Foram analisados dados de preços de iogurte integral, desnatado, parcialmente desnatado e grego durante o mês de agosto de 2021.

Os preços foram padronizados para porções de 100g e comparados por meio de gráficos Boxplot. Este diagrama de caixa é uma ferramenta utilizada na análise descritiva que auxilia na compreensão das medidas estatísticas de um conjunto de dados, tais como: variabilidade, média, mediana e outliers.

Os pontos notáveis do Boxplot são a caixa, que representa 50% dos dados analisados; linha horizontal no interior da caixa que representa a mediana (valor central do conjunto de dados); marcação em cruz que representa a média aritmética do conjunto; linha inferior da caixa que se estende por uma haste até o valor mínimo de dados e essa porção equivale a 25% dos dados; linha da parte superior da caixa que se estende até o valor máximo e representa os outros 25%; outliers representados por círculos que são dados com valores muito discrepantes e por isso são excluídos da análise. O Boxplot completo equivale a 100% dos dados.

Ao todo, foram analisados, os preços em 100 g de 178 iogurtes de marcas diferentes, sendo 44 sem adição de açúcar e 134 com adição de açúcar. Com os dados coletados das categorias de iogurte foi possível avaliar a variação de preço em 100g de iogurte com presença de açúcar de adição e sem a presença (Figura 1).

Na análise do gráfico do Boxplot, existe diferença significativa estatisticamente se as "caixas" ou "box" estiverem totalmente separados. Se as "caixas" ou '"box" estiverem na mesma linha, não se pode afirmar que houve diferença estatística significativa. 

Figura 1. Variação de preços em 100g das categorias de iogurtes avaliados.

 


Fonte: resultados da pesquisa.

 

Para as categorias de iogurte integral e semidesnatado, não houve diferença significativa entre o preço com e sem adição de açúcar (Figura 1). Mas para o iogurte desnatado, a diferença foi significativa e o iogurte com adição de açúcar apresentou preço mais elevado.

Entre os tipos de iogurtes estudados, a análise de preço mostrou que o iogurte grego, independente da adição de açúcar, exibe a maior média de preço em 100g, não apresentando diferença estatisticamente significativa apenas em relação ao iogurte integral com adição de açúcar. Benatti et al. (2018) também encontraram que os iogurtes gregos comercializados no Mato Grosso do Sul foram mais caros, chegando ao dobro do preço dos convencionais.

O preço mais elevado do iogurte grego pode estar associado à disposição do consumidor em pagar mais pelo seu teor proteico. De acordo com Dairy Council of California (2021), a proteína tem sido por muitos anos o nutriente mais desejado pelos consumidores.

Vale ressaltar que o iogurte grego sem adição de açúcar apresentou maior variação de preços, o que indica haver um ágio nestes produtos devido a outros fatores, como, por exemplo, marca.

Esses resultados indicam que o consumidor brasileiro mais preocupado com a saúde e que busca as versões de iogurte sem adição de açúcar, deve se atentar mais em relação aos valores da categoria de iogurte grego, visto que os iogurtes integral, desnatado e semidesnatado apresentaram preços menores.

 

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você. Quer escrever para nós? Clique aqui e veja como!
 

Leia também:

  • Avaliação da presença de açúcar em iogurtes brasileiros
  • Os desafios da redução de açúcar em lácteos
 

 

Referências 

BENATTI, Valéria Marques; RAMALHO, Dhara Bianca Furlanetto; MOREIRA, Caroline Camila. Estudo comparativo entre ingredientes, composição nutricional e preços de iogurtes gregos e convencionais comercializados em um supermercado de rede nacional do Brasil. DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, v. 13, n. 4, p. 901-911, 2018.

Dairy Council of California. Disponível em: <https://www.usdairy.com/about-us/national-dairy-council/local/california>. Acesso em: 05 jan. 2021.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA - IBGE. Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA. Brasília, DF, 2020.

OLIVEIRA, M.N.; PIMENTEL, T.C.; ESMERINO, E.A; PRUDÊNCIO, E.S.; SILVA, M.C.; GUIMARÃES, J.T.; CAPPATO, L.P.; SILVA, H.L.A; BALTHAZAR, C.F.; MORAES, A.E.A; CHAVES, A.C.S.D.; CRUZ, A.G.; ZACARCHENCO, P.B. Leites fermentados (Capítulo 6). In: Processamento de produtos lácteos: Queijos, Leites Fermentados, Bebidas Lácteas, Sorvetes, Manteiga, Creme de Leite, Doce de Leite, Soro em Pó e Lácteos Funcionais. ed. CRUZ, A. G; ZACARCHENCO, P. B.; OLIVEIRA, C. A. F.; CORASSIM, C. H., 330 pag, 2017, 1a ed. Rio de Janeiro, Elsevier, 2017 ISBN 978-85-352-8085-2 ISBN (versão digital): 978-85-342-8086-9 (Coleção  Lácteos volume 3).

SOARES, Pedro Ivo et al. Elaboração e caracterização físico-química de iogurtes de ameixa adicionados da farinha de chia. MAGISTRA, v. 30, p. 78-85, 2019.

*Fonte da foto do artigo: Freepik

COMENTE: 0
0
E-mail Imprimir
Foto: Rafaela Oliveira Neto

RAFAELA OLIVEIRA NETO

Estudante de Engenharia de Alimentos da UFV

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »
Foto: Kennya Siqueira

KENNYA SIQUEIRA

Pesquisadora da Embrapa Gado de Leite

LEIA OUTROS TEXTOS DESSE AUTOR »
As mudanças no mercado e as oportunidades para quem quer se preparar!

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes * campo obrigatório. * o campo excedeu o limite de caracteres permitido.
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint Experts: Feras da Sustentabilidade - Muito além do Meio Ambiente, uma Estratégia de Negócio

NOTÍCIAS AGRIPOINT

Lácteos e trade marketing: como aplicar?

Lácteos e trade marketing: como aplicar?

POR FERNANDA DE PAULA

E LETÍCIA MOSTARO MAGRI

Milho e suas variações: a importância da cultura

Milho e suas variações: a importância da cultura

VÁRIOS AUTORES

Cursos gratuitos sobre micotoxinas

MAIS EM KENNYA SIQUEIRA

O que podemos aprender com os produtos plant-based?

Mulheres: o sexo forte no consumo de lácteos

Avaliação da presença de açúcar em iogurtes brasileiros

A persona do leite brasileiro

Ainda sobre as diferenças de consumo entre as gerações

Master Class Saúde do Úbere

DESTAQUES DE HOJE

Quando aprendemos as respostas, mudaram as perguntas!

POR MARCELO PEREIRA DE CARVALHO

GDT: após fortes quedas, preços internacionais apresentam estabilidade

POR TIAGO DA CUNHA FARIA

O setor lácteo e sua (nossa) razão de ser

Acadflix 2.0 Trade: uma nova temporada que promete muito aos parceiros Boehringer Ingelheim

POR EDUCAPOINT

Dicas para produzir leite sustentável na sua propriedade
​
  • Página do Facebook
  • Perfil do Instagram
  • Perfil do Linkedin
  • Canal do Youtube
  • Perfil do Twitter
  • NOTÍCIAS & MERCADO
  • GIRO DE NOTÍCIAS
  • PREÇO DO LEITE E OUTROS INDICADORES DE MERCADO
  • PANORAMA DE MERCADO
  • PODCASTS
  • CONCEITOS DE MERCADO
  • CATEGORIAS
  • NUTRIÇÃO
  • VOLUMOSOS E PASTAGENS
  • REPRODUÇÃO E GENÉTICA
  • DOENÇAS E SAÚDE
  • BEZERRAS
  • QUALIDADE DO LEITE
  • GESTÃO DE FAZENDAS
  • INSTALAÇÕES E BEM-ESTAR
  • SUSTENTABILIDADE
  • PROCESSAMENTO DE LÁCTEOS
  • GESTÃO DE LATICÍNIOS
  • TENDÊNCIAS DE CONSUMO
  • INGREDIENTES E TECNOLOGIAS
  • LEITE E ASPECTOS NUTRICIONAIS
  • ANÁLISES E INSPEÇÃO DE LÁCTEOS
  • COLUNAS
  • ARTIGOS
  • PRODUÇÃO DE LEITE
  • INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS
  • ESPAÇO ABERTO
  • E-BOOKS
  • TOP 100
  • EMPRESAS
  • CANAL EMPRESARIAL
  • NOVIDADES DOS PARCEIROS
  • CONTATO
  • ANUNCIE
  • ENVIAR UM ARTIGO
  • FALE CONOSCO
  • NOTÍCIAS AGRIPOINT
  • TRABALHE CONOSCO
  • QUEM SOMOS
MilkPoint AgriPoint

MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT

Política de Privacidade

Copyright © 2022 AgriPoint - Todos os direitos reservados

AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86

R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro

design salvego.com - AgriPoint + desenvolvimento d-nex

Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços, personalizar publicidade e recomendar conteúdo de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Informamos ainda que atualizamos nossa Política de Privacidade.