ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Possíveis estratégias para melhorar a concepção no outono - Parte 2/2

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 23/05/2002

2 MIN DE LEITURA

0
0

Conforme discutido nos radares anteriores, a menor fertilidade no outono pode ser relacionada com efeitos atrasados do estresse térmico no ovócito. Em estudo do grupo do Dr. Wolfenson, no qual utilizou-se a técnica de aspiração folicular, verificou-se que a porcentagem de ovócitos grau 1 (melhor qualidade) e a porcentagem de embriões de 8 células desenvolvidos in vitro aumentaram gradativamente entre o primeiro ciclo (início do outono) e o 3o e 4o ciclo, sugerindo que remoção de folículos por aspirações leva à emergência mais rápida de ovócitos de melhor qualidade.

Estes dados permitem pensar em possíveis estratégias que aumentem a "retirada" de ovócitos menos saudáveis no início do outono, o que, potencialmente, melhoraria mais rapidamente a concepção no outono.

A hipótese de que remoção de folículos leva à emergência mais rápida de ovócitos de melhor qualidade foi testada no experimento desenvolvido pelo grupo do Dr. Wolfenson (Hormonal induction of enhanced removal of impaired follicles improved oocyte quality in the autumn in previously heat-stressed cows. J. Dairy Sci., Vol. 84, Suppl. 1, p.465, 2001).

Este experimento testou se estratégias hormonais são eficientes em remover ovócitos de pior qualidade no início do outono.

Em dois experimentos, com o objetivo de testar estratégias hormonais, folículos de 3 a 8 mm foram aspirados de vacas holandesas em lactação no 4o dia do ciclo. Os ovócitos foram examinados morfologicamente, maturados in vitro, ativados e mantidos em cultura por 8 dias.

No 1o experimento, bST (500 mg) foi aplicado nas vacas (n=8), a cada 14 dias, por 4 ciclos estrais. Antes de receber o primeiro bST (ciclo 1) a porcentagem de ovócitos grau 1 e a taxa de clivagem não foi diferente entre os animais controle (n=8) e os que receberam bST.

O tratamento com bST aumentou (P<0,05) a porcentagem de ovócitos de grau 1, comparado com o grupo controle, principalmente no ciclo 2 ( 72 vs. 26%), porém, ainda foi melhor nos ciclos 3 e 4 (55 vs. 42%).

A taxa de clivagem e de formação de blastocisto aumentou gradualmente nos ciclos 3 e 4, porém, não foi diferente entre os grupos.

No experimento durante o 2o outono, 2 doses de FSH (2 x 200 mg; Folltropin) foram aplicadas com intervalo de 12 horas (n=3) nos dias 5 e 11 do ciclo 1.

No ciclo 1, antes da aplicação de FSH, a taxa de ovócitos grau 1 (52%) e a taxa de clivagem (24%) não foi diferente entre animais que receberam ou não FSH.

No próximo ciclo, as taxas de ovócitos grau 1 e de clivagem foram maiores no grupo FSH do que no controle (89 vs. 51% e 85 vs. 31%, respectivamente; P<0,05).

Estes resultados indicam que tratamentos curtos com bST ou FSH, no outono, aumentaram a qualidade dos ovócitos, e que talvez o aumento do número de folículos recrutados na onda aumente a "retirada" de folículos danificados no verão.

Estes dados sinalizam possíveis estratégias para melhorar a concepção no início do outono, porém, com certeza, mais trabalhos são necessários.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures