ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeitos de Lasalocida na concentração sérica de IGF-I: Correlações entre a concentração sérica de IGF-I, leptina e performance reprodutiva de vacas Brahman pós-parto

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 24/01/2003

2 MIN DE LEITURA

0
0

Este resumo "Effects of lasalocid on serum concentrations of IGF-I: Correlations among serum concentrations of IGF-I, leptin, and reproductive performance of postpartum Brahman cows" foi publicado no J. Dairy Sci., vol. 85, suppl 1, nº 258, p.65, 2002).

Foram utilizadas 41 vacas Brahman, divididas de acordo com o peso vivo, condição corporal e data prevista do parto, em dois grupos; Controle, n=20 e com Lasalocida, n=21.

Os tratamentos foram iniciados com 21 dias antes da data prevista do parto.

Todas as vacas receberam 1,4kg/vaca/dia de mistura de milho com farelo de soja, na proporção de 11/1, sendo que o grupo Lasalocida recebeu 200 mg/vaca/dia de lasalocida.

As vacas e bezerros foram pesados e a condição corporal das vacas foi avaliada ao parto e a intervalos de 28 dias.

Amostras de sangue foram colhidas semanalmente em pré-parto, ao parto e duas vezes por semana pós-parto. Rufiões foram mantidos com as vacas para detecção de estro.

No sexto dia após o estro, os ovários foram avaliados para presença de corpo lúteo, e também foram colhidas amostras de sangue nos dias 6, 7, e 8 pós-estro.

Foram realizadas dosagens de progesterona e leptina, sendo que a concentração de progesterona >1 ng/ml foi considerada indicativa de presença de corpo lúteo funcional.

Os tratamentos terminavam após as vacas completarem um ciclo estral completo.

As vacas que terminavam o tratamento eram colocadas com touro fértil que continha marcador chinball.

Não foi detectada diferença entre os tratamentos (P>0,10) na concentração de IGF-I.

Antes do parto, foi detectada correlação negativa entre as concentrações de leptina e progesterona (P<0,0001, r = -0,36), e de IGF-I com progesterona (P<0,01, r = -0,20).

Ao parto, foi detectada correlação positiva entre leptina e IGF-I (P<0,04, r = 0,32).

Durante o período pós-parto, foi detectado correlação negativa entre leptina e intervalo pós-parto (IPP, P<0,0001, r = -0,27), correlação positiva entre leptina e peso vivo da vaca (P<0,02, r = 0,36) e entre leptina e condição corporal da vaca (P<0,06, r = 0,29).

Estes resultados indicam que a alimentação com ionóforos antes do parto e durante o período pós-parto não aumentou a concentração de IGF-I, e que as concentrações de leptina foram positivamente correlacionadas com IGF-I, peso vivo e condição corporal e negativamente correlacionada com intervalo pós-parto, sugerindo que o manejo nutricional visando o aumento da concentração de leptina pode reduzir o intervalo pós-parto.

Pudemos assistir a esta apresentação e, apesar de não estar no resumo, foi apresentado que a porcentagem de vacas gestantes com 90 dias pós-parto no grupo controle foi de 15% e no grupo que recebeu lasalocida foi de 43%, com também aumento da concepção ao primeiro serviço para as vacas do grupo que recebeu lasalocida.

Estes resultados são interessantes e devemos apresentar dados de nosso grupo com utilização de monensina na eficiência reprodutiva de vacas Nelore, durante o curso em Uberlândia (esperamos mandar o programa do curso ate o final de janeiro, lembrando que este ano o curso será de 10 a 11 de abril).

Nos encontramos em Uberlândia.

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures