ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

bST pode auxiliar no aumento da eficiência reprodutiva de vacas leiteiras? 2ª Parte

POR JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

JOSÉ LUIZ M.VASCONCELOS E RICARDA MARIA DOS SANTOS

EM 25/08/2000

2 MIN DE LEITURA

0
1

José Luiz Moraes Vasconcelos

No radar anterior, foi mostrado que a utilização de bST associado ao protocolo Ovsynch (GnRH - 7 dias - PGF2a - 2 dias - GnRH - 12 a 18h - IA) aumentou a taxa de concepção ao 1º serviço, aos 27 e 45 dias pós IA, em vacas leiteiras.

Em radares anteriores também foi mostrado que pré-sincronização com duas aplicações da PGF2a com intervalos de 11 a 14 dias, lembrando que a segunda dose de PGF2a deve ser aplicada com 12 dias antes da primeira aplicação de GnRH do protocolo Ovsynch, também aumentou a taxa de prenhez em vacas leiteiras.

O objetivo deste experimento foi avaliar o efeito da pré-sincronização antes do protocolo Ovsynch e/ou somatotropina bovina (bST) na taxa de prenhez em vacas leiteiras (J.Dairy Sci. Vol.83, Suppl. 1/2000, poster n.º 574).

As vacas que foram pré-sincronizadas, receberam duas aplicações de PGF2a (Lutalyse, 25mg, i.m.), aos 37 e 51 dias pós parto. Todas as vacas receberam o protocolo Ovsynch (GnRH - 7 dias - PGF2a - 2 dias - GnRH -12 a 18h - IA) aos 63 dias pós parto. As aplicações da bST (Posilac = Lactotropin, 500 mg; s.c.) foram feitas no dia da aplicação do 1º GnRH (63 DEL) ou no momento da I.A. (73 DEL), ou com 147 DEL (controle), sendo constituídos, aleatoriamente, 6 grupos:

Grupo 1: Ovsynch + bST no dia do primeiro GnRH (n=82),
Grupo 2: Ovsynch + bST no dia da I.A. (n=83),
Grupo 3: Ovsynch + sem bST (n=90),
Grupo 4: Presynch + Ovsynch + bST no dia do primeiro GnRH (n=82),
Grupo 5: Presynch + Ovsynch + bST no dia da I.A. (n=80),
Grupo 6: Presynch + Ovsynch + sem bST (n=82).

Os resultados estão apresentados na Tabela 1.

Tabela 1: Taxa de prenhez de vacas leiteiras que receberam pré-sincronização antes do protocolo Ovsynch e/ou somatotropina bovina (bST) .

 

Tabela 1



Como não houve efeito do momento da aplicação de bST (dia do 1º GnRH ou no momento da IA), os dados foram agrupados (Tabela 2).

Tabela 2: Efeito da aplicação de somatotropina bovina (bST) na taxa de prenhez em vacas que receberam ou não pré-sincronização.

 

Tabela 2



Estes resultados mostram que a utilização de bST (no momento da 1ª aplicação de GnRH ou da I.A.) associado à pré-sincronização antes do protocolo Ovsynch aumentou significativamente a taxa de prenhez (57,4%) em relação ao grupo controle (sem pré-sincronização e sem bST, 25,6%) em vacas leiteiras, mostrando a viabilidade técnica da associação positiva destas duas tecnologias (bST + sincronização de ovulação) no aumento da taxa de prenhez em vacas leiteiras.

Apesar de "aparentemente" ser de difícil aplicação prática e cara, tente simular aumento de 20% na taxa de prenhez de seu rebanho e veja se vale a pena associar estas sugestões (bST no momento da 1ª aplicação de GnRH ou da I.A. associado à pré-sincronização antes do protocolo Ovsynch) na rotina da sua propriedade. Ainda não temos estes dados no Brasil. Se você utilizar estas duas tecnologias associadas, como descrito neste radar, favor nos enviar os resultados para discussão.

No próximo radar discutiremos um dos prováveis mecanismos pelo qual a somatotropina bovina (bST) pode estar aumentando a taxa de concepção. Lembramos que os mecanismos fisiológicos da pré-sincronização já foram discutidos em radar anterior ( Fase do ciclo estral em que se inicia o protocolo Ovsynch pode afetar taxa de concepção - 16/06/00 ).

fonte: MilkPoint

JOSÉ LUIZ MORAES VASCONCELOS

Médico Veterinário e professor da FMVZ/UNESP, campus de Botucatu

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures