ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Hoje é o Dia Mundial da Água

POR JOÃO LUIS DOS SANTOS

GESTÃO DA ÁGUA

EM 22/03/2017

1 MIN DE LEITURA

0
0
Hoje, dia 22 de março é o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo todos os anos estabelecer estratégias para a adoção e medidas que visam combater a crise da água. Existem mais de 663 milhões de pessoas sem abastecimento de água potável em suas casas, aguardando inúmeras horas numa fila ou caminhando longas distâncias até uma fonte. Ainda, elas sofrem com os impactos na saúde pelo uso de água contaminada.

O tema deste ano traz um alerta: "Por que desperdiçar água?"

A meta da ONU é até 2030 melhorar a qualidade da água e os seguintes pontos farão parte deste objetivo:

- Reduzir a poluição, eliminando o despejo e minimizando a liberação de produtos químicos, orgânicos e materiais perigosos;
- Tratar as águas residuais, reduzindo pela metade a proporção de não tratadas;
- Reciclar, tratando e reutilizando as águas residuais reduzindo o despejo.

A empresa que você atua tem metas ligadas a estes objetivos da ONU?

Globalmente, a grande maioria de todas as águas residuais de nossas casas, cidades, indústria e agricultura fluem para a natureza sem tratamento ou reuso – poluindo a água que bebemos, que tomamos banho e irrigamos. Por outro lado, desperdiçamos valiosos nutrientes que são descartados nas águas residuárias.

A produção de leite tem um papel fundamental nesse cenário. Além do intenso uso da água na produção agrícola para uso na alimentação animal, ainda temos o uso da água na produção de leite e a geração de dejetos que, se não são tratados e lançados no meio ambiente, poluem as águas e o solo.

A pegada hídrica - definida como volume de água necessário para produzir um litro de leite - é a mais impactante da produção agropecuária.

Reduzir e seguramente tratar e reutilizar as águas residuais, contribui de forma definitiva para a proteção dos trabalhadores, dos agricultores e dos consumidores, promovendo a segurança alimentar, a saúde e o bem-estar.

JOÃO LUIS DOS SANTOS

Mestre em engenharia agrícola pela Unicamp/Feagri na área de concentração de águas e solo. Atua a mais de 15 anos no desenvolvimento de soluções e tecnologias para tratamento da água na produção animal. Diretor e fundador da Especializo.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint