Derrubando barreiras: a história de superação de um produtor de leite |
POR COOPERIDEAL - COOPERATIVA PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRA
EM 12/02/2016
11 MIN DE LEITURA
Portelândia, onde está localizada a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, é um pequeno município do sudoeste goiano, inserido numa região de elevada produção agrícola e de aves. O município de Mineiros, que circunda Portelândia é, segundo o IBGE, o 5° PIB agrícola de Goiás, gerando 266,24 milhões de reais anualmente. Ou seja, as propriedades dessa região, de maneira geral, aplicam as tecnologias disponíveis em busca de elevadas produtividades justamente pelo fato do valor da terra ser considerado alto – em média R$ 25.000,00/ha. Devido ao cenário apresentado da Fazenda Nossa Senhora Aparecida, o produtor Cleuzir já havia pensado diversas vezes em arrendar sua propriedade para a lavoura, pois os valores pagos pelo arrendamento eram atrativos e, além disso, ele estaria “livre do leite”, que até então era para ele, como para muitos produtores, uma atividade penosa e sem retornos financeiros adequados. Após participar de uma palestra do Goiás Mais Leite, no ano de 2012, e aderir ao programa, os conceitos de produção de leite aplicados na fazenda do Sr. Cleuzir começaram a mudar, superando aos poucos a força dos métodos tradicionais até então aplicados na propriedade.
Inicialmente foram intensificados, a fim de sanar a deficiência alimentar de parte das vacas em produção no rebanho, 2,0 ha de capim Tanzânia divididos em 26 piquetes, que serviram como base de aprendizado para o manejo intensivo de pastagens. No período da seca as vacas da propriedade se alimentavam de apenas 15 kg de silagem de milho/dia, o que reduzia sua capacidade de produção e ainda exigia um aporte maior de concentrado na dieta dos animais. Para mudar esse cenário foi aumentada a área de produção de milho com recursos advindos do descarte de alguns animais improdutivos, oferecendo suporte para que na seca todas as vacas em lactação tivessem condição de produzir mais e melhor. Em paralelo ao trabalho de intensificação das áreas, foram sendo implantadas as planilhas de gestão utilizadas no programa, que embora simples, são suficientes e eficientes para a avaliação da situação zootécnica e econômica da propriedade. Já no segundo ano de trabalho foi implantado mais um sistema de pastejo, também de 2,0 ha, mas agora de B. Brizantha, que deram suporte para o restante dos animais em lactação e que ajudaram a melhorar também a oferta de forragem para a recria de vacas secas que permaneciam nas áreas não intensificadas.
COOPERIDEAL - COOPERATIVA PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRA
22 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
![]() |
JULIANO LUCIO FERREIRAPALMEIRAS DE GOIÁS - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE EM 18/03/2016
Parabéns a todos os envolvidos diretamente e indiretamente no sucesso do sr Cleuzir. Conheço bem a região e sei que as propostas da agricultura são atentadoras. No entanto , a persistência na atividade e o gostar do que faz superaram a lavoura. Acredito fielmente nesse tipo de modelo de exploração, aonde o proprietário anoitece e amanhece junto com as vacas..
|
|
COOPERIDEAL - COOPERATIVA PARA A INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE LEITEIRALONDRINA - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 21/02/2016
Mário Barbosa, obrigado pelas palavras. Mandaremos um abraço ao Sr. Cleuzir e família!
Athos, Palmeiras de Goiás tem muito ainda a desenvolver com seu trabalho e empenho junto aos produtores. Um abraço Luizmar, vamos em frente. Um abraço Fábio Cagnin, seu trabalho contribui e muito para o desenvolvimento da atividade. Obrigado! Marcos Henrique, parabéns por coordenar e apoiar, através do Sistema Faeg/Senar, o Goiás Mais Leite e assim abrir a porta do conhecimento a tantas pessoas do Estado de Goiás. Um abraço Wagner Beskow, obrigado pelas palavras. Goiás tem voltado ao destaque da pecuária nacional graças a produtores como o Sr. Cleuzir que não medem esforços para produzir e gerar renda. Esperamos recebê-lo um dia por aqui. Um abraço Koiti Komura, obrigado pelas palavras. Está fazendo falta por aqui.. Um abraço Antonio Carlos Assef, o senhor é um dos grandes apoiadores, não só da Cooperideal mas também do setor rural como um todo. Pessoas como o senhor que fazem a diferença na luta por uma agropecuária pujante, rica e sustentável. Um grande abraço André Carlos, parabéns por conseguir elevar a auto-estima dos produtores de sua região e pelo belo trabalho realizado. Hoje você e seu grupo de produtores são referência em todo o Estado de Goiás. Um abraço Caciano Mafioletti, estamos juntos. Um abraço Lucas Dutra, obrigado pelas palavras. Caçú tem muito a absorver de seu conhecimento. Um abraço Rafael Narloch, obrigado e um abraço! Aline, obrigado pelas palavras. Um abraço. Frederico, parabéns a você pelo trabalho realizado em Goiás. Um abraço Diogo da Silva, a credibilidade é um dos fatores mais importantes no desenvolvimento das pessoas. Um abraço Grande Manolo, seu trabalho desde a década de 90 em Mineiros e região contribuiu e ainda contribui muito para o desenvolvimento da cadeia. Um abraço e parabéns Raquel, Caiapônia tem muito a aprender com seu trabalho. Foco sempre. Um abraço Vilson Baratta, estamos juntos na empreitada do desenvolvimento. Um abraço |
![]() |
VILSON FERNANDO CUBO BARATTALARANJEIRAS DO SUL - PARANÁ - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 19/02/2016
Um belo exemplo de eficiência na tecnologia aplicada, aliada e vinda de técnicos competentes e comprometidos com o trabalho. Parabéns ao parceiro Faeg/Senar por permitir que outros casos de sucesso possam servir de exemplo ao estado de Goiás e do restante do Brasil. Parabéns aos técnicos Carlos Eduardo e André, os elos da informação que, ao encontrar a batalhadora família Rezende deu nisso: Superação e Sucesso!
|
![]() |
MANUEL RODRIGUEZ CARBALLALMINEIROS - GOIÁS - PESQUISA/ENSINO EM 19/02/2016
Parabéns Cleozir, além de muito trabalho quebrando paradigmas, que santo de casa faz milagre sim. Parabéns André, vocês tem uma história que não começa hoje, sempre acreditando na atividade leiteira e na assistência técnica. É assim que se faz, dando o exemplo. Grande abraço a toda equipe Goiás Mais leite Senar Faeg.
|
![]() |
FREDERICO JUNQUEIRA CANÇADOAPARECIDA DE GOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 19/02/2016
Parabéns a todos, tenho muito orgulho de participar desta família, de pessoas comprometidas e responsáveis. Técnicos parceiros e produtores envolvidos produzir cada vez mais, com qualidade e sustentabilidade. Mais uma vez, parabéns a todos!!
|
|
CACIANO MAFIOLETTIXANXERÊ - SANTA CATARINA - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 18/02/2016
O exemplo que quando todos querem o resultado cem. Parabéns aos coordenadores do Goiás Mais Leite, ao Consultor da Cooperideal Carlos Eduardo Carvalho. Goiás está de novo no cenário leiteiro nacional graças as pessoas de bem e organizadas!!!
|
![]() |
ANDRÉ CARLOS DE REZENDEPORTELÂNDIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 18/02/2016
É com imensa satisfação que vejo a propriedade do meu pai alcançar esses resultados, onde ele não pensa mais em arrendar a propriedade. Com a própria produção do leite conseguimos manter bons resultados financeiros e uma vida digna aos meus pais. Agradecemos muito ao sistema faeg/senar, pelo Goiás mais leite ter chegado em Portelandia onde mudou significativamente a vida dos produtores, e em especial aos meus pais. Tbm ao Carlos Eduardo (ganso), onde vem nos capacitando para poder melhorar a vida dos produtores de todo o estado. E não posso deixa de agradecer ao Marcos Henrique pelo empenho que vem desenvolvendo na coordenação do Goiás mais leite.
|
![]() |
ANTONIO CARLOS ASSEFNOVO HORIZONTE - SÃO PAULO EM 18/02/2016
É com grande satisfação que participando de dia de campo em uma propriedade no município de Caiapônia-GO, o filho do produtor que estava terminando o curso de Administração de Empresas, comentou que gostou do aumento significativo da produção de leite das vacas de seu pai, depois da Consultoria da Cooperideal, e que após a formatura voltaria a trabalhar com seu pai, dando sequência na sucessão familiar de produtor rural. Isso significa manter no campo, a família produtor rural que é importante para o Brasil no momento e no futuro. Meus parabéns a Cooperideal.
|
![]() |
KOITI KOMURABARRA DO GARÇAS - MATO GROSSO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 18/02/2016
Que história bacana! Parabéns a todos!
Isso sim é um modelo a se propagar pelo Brasil. Com assistência técnica de qualidade, educação e trabalho podemos transformar nosso país como transformou a vida da família do Srº Cleuzir. |
|
WAGNER BESKOWCRUZ ALTA - RIO GRANDE DO SUL - PESQUISA/ENSINO EM 18/02/2016
Goiás será o maior produtor de leite do país, a seguir no ritmo atual. Há só um estado capaz de lhe superar que é o MT, mas a coisa lá está muito longe ainda.
A atitude dos produtores goianos que vêm crescendo é positiva e de superação. O goiano é desconfiado como o mineiro (por isso não se joga em roubadas), mas empreendedor e corajoso como o matogrossense (por isso sai do lugar rápido). Os avanços apresentados no artigo são mais um belo exemplo de "trabalho inteligente". Por muito tempo valorizamos suor na testa, calo na mão, trabalho de sol a sol e não valorizamos "trabalho inteligente" (eu não digo "esperto", disso temos demais). Parabéns ao pessoal da Faz. Nossa Senhora Aparecida e equipe incansável da Cooperideal. Acompanho com orgulho brasileiro esses avanços. |
|
CARLOS EDUARDO FREITAS CARVALHOGOIÂNIA - GOIÁS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL EM 18/02/2016
É uma satisfação imensa ver a história do Sr. Cleuzir Rezende sendo destacada no Milkpoint. Pra quem conhece sua vida e o trabalho técnico realizado em sua propriedade. Parabéns ao técnico André Rezende, treinado pelo Goiás Mais Leite, ao Sindicato Rural de Portelandia pela abertura do trabalho e ao Sistema Faeg Senar por realmente impulsionar, através do conhecimento e de ações, a atividade leiteira tendo como foco as pessoas!
|
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro