ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Como saber se a colostragem da minha bezerra foi realizada da forma correta?

POR CARLA MARIS MACHADO BITTAR

E LUCAS SILVEIRA FERREIRA

CARLA BITTAR

EM 23/06/2010

4 MIN DE LEITURA

10
2
Garantir a transferência de imunidade passiva durante as primeiras horas de vida é essencial para a sobrevivência de bezerras recém-nascidas. A transferência de imunidade passiva é determinada, principalmente, pela quantidade e qualidade de colostro consumida pelas bezerras nas primeiras 24 horas após o nascimento. Entretanto, infelizmente, determinar falhas de transferência passiva nas fazendas é relativamente difícil e quando estas são detectadas, muitas vezes os animais já adoeceram ou morreram.

De acordo com os principais trabalhos de pesquisa nesta área, uma colostragem é considerada inadequada quando a concentração de imunoglobulinas (IgG) no sangue das bezerras é inferior a 10 gramas de IgG por litro de soro (ou 1.000 mg/dl de soro).

Atualmente, um método bastante interessante e prático vem sendo utilizado para estimar, de forma indireta, o grau de transferência de imunidade passiva em bezerros, baseado na utilização de um refratômetro portátil (Figura 1), equipamento de custo relativamente baixo.


Figura 1. Exemplo de refratômetro portátil

O refratômetro funciona medindo o "brilho" de um feixe de luz quando este passa através de uma amostra de líquido. O equipamento então mede a quantidade de luz que é refratada, ou seja, "desviada" durante o caminho do feixe de luz pelos constituintes da amostra. Assim, quanto maior a quantidade de proteína da amostra, mais luz é "desviada" e, assim, o refratômetro faz a leitura.

Embora o refratômetro não seja fabricado para avaliar a quantidade de IgG no sangue, ele faz isso indiretamente, medindo a quantidade de proteínas totais. Como em bezerros recém-nascidos existe uma estreita correlação entre as imunoglobulinas absorvidas e o total de proteína no sangue (já que nas primeiras horas de vida a maior parte da proteína consumida no colostro é IgG), pode-se inferir que o valor obtido por leitura no refratômetro pode estimar a absorção de IgG pelos animais.

Os resultados com a utilização do refratômetro sugerem os seguintes valores de leitura de proteína total para estimar o nível transferência de imunidade passiva em bezerros:

- >5,5g/dL: transferência passiva de sucesso
- 5,0-5,4 g/dL: transferência passiva moderada
- <5,0 g/dL: transferência passiva insuficiente

Porém, é importante ressaltar que valores de proteína no soro de 5,0 g/dL equivalem a cerca de 1.000 mg/dL (ou 10g/L) de concentração de imunoglobulinas (IgG) no sangue, valores considerados ótimos e equivalentes a uma boa colostragem. Assim, os resultados das leituras podem ser utilizados com menor rigor, sem afetar a eficiência do método, considerando então que valores >5 g/dl são indicadores de sucesso na transferência de imunidade passiva.

O refratômetro é bastante preciso na aferição do índice de luz refratada, o que está intimamente relacionada com a taxa de proteína total no sangue. Porém, alguns pontos devem ser considerados para que os resultados sejam os mais próximos da realidade, tais como:

- A qualidade do instrumento: alguns equipamentos podem ser suficientemente precisos em uma aferição geral da proteína total. Entretanto, podem não ser ideais para diferenciar pequenos incrementos, como por exemplo, valores entre 5,1 e 5,2. Porém, ao comprar um refratômetro, deve-se ter em mente de que se trata de mais uma ferramenta para melhorar a gestão na criação dos animais, e não de um equipamento preciso.

- A idade do animal: a relação entre a proteína sérica total e IgG sofre alterações com o avanço da idade das bezerras. Absorção de proteínas da dieta, ou seja, que não são IgG vindas do colostro, podem resultar em "falsos positivos". Portanto, é essencial determinar as medidas do refratômetro em bezerras com idade entre um dia e menos de 3 dias de idade. Também é importante aguardar até pelo menos 24 horas de idade, para realizar a primeira avaliação, para assegurar uma completa absorção de IgG.

- Tipos de proteínas absorvidas: no colostro normal, a relação entre IgG e outra proteínas que não são imunoglobulinas é bastante constante. Assim, é importante sempre lembrar que a relação entre a medição pelo refratômetro e transferência passiva nem sempre é precisa.

Quando os resultados mostrarem baixos níveis de proteína no soro alguns pontos devem ser considerados como a qualidade do refratômetro, a temperatura da amostra e, claro, a qualidade do colostro fornecido e o tempo após o nascimento para o fornecimento. Certifique-se que o refratômetro esteja funcionando corretamente e utilize-o com cuidado. Também tenha cuidado com sua manutenção regular e calibração, de forma a aumentar sua vida útil.

Uma vez que as medidas nos refratômetros são dependentes da temperatura da amostra, diferenças de temperatura podem ter um impacto significativo nas leituras de refratômetro. Assim, é importante se atentar às recomendações do fabricante. Por último, mas o mais importante é avaliar a qualidade e a quantidade do colostro fornecido às bezerras. A adequada colostragem também envolve a avaliação da qualidade do colostro com a utilização do colostrômetro, por exemplo. Lembre-se que para o sucesso da colostragem, de maneira geral, as bezerras devem consumir pelo menos 5 % do seu peso ao nascimento.

Assim, o refratômetro é um instrumento útil na gestão de programas de fornecimento de colostro para animais recém-nascidos. Entretanto, para que os resultados com a sua utilização sejam satisfatórios, é importante o conhecimento da forma correta de utilização e interpretação dos resultados. Também, é importante ressaltar que, do ponto de vista prático, o método é bastante eficiente, e mesmo que seus resultados não sejam, podem ser utilizados na tomada de decisões no manejo de bezerras durante os primeiros dias de vida.

Literatura consultada:

Quigley, J. Using a refractometer. Calf Notes, 2001, 5p.
Quigley, J. Calf age, total protein and FPT in calves. Calf Notes, 2001, 5p.

CARLA MARIS MACHADO BITTAR

Prof. Do Depto. de Zootecnia, ESALQ/USP

LUCAS SILVEIRA FERREIRA

Engenheiro agronômo formado pela UFSCar e Doutor em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ - USP na área de nutrição e avaliação de alimentos para bovinos. Atualmente exerce a função de Nutricionista de Ruminantes na Agroceres MMX Nutrição Animal

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

JOÃO LEONARDO PIRES CARVALHO FARIA

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 27/06/2018

Excelente!
CARLA MARIS MACHADO BITTAR

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 14/11/2011

Alfredo,

Para avaliar proteína você deve utilizar um refratômetro para proteína, que te dá os resultados em g/dL.  Você deve estar utilizando o refratômetro para brix...

Carla.
ALFREDO JOSÉ FERREIRA DE MELO

ARARAS - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 11/11/2011

DRa. Carla Martins posso ultilizar o refratometro para avaliar proteina total em animais adultos? Como se calcular a Proteína total se o refratometro resultado é em %


Por um soro que um resultado de 8%





Desde já obrigado
CARLA MARIS MACHADO BITTAR

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 24/05/2011

Caro João Gabriel,

A partir de 24h após o nascimento, a correlação entre proteína total (que vai ser medida através do refratômetro) e concentração sérica de IgG é reduzida. A leitura de proteína total realizada após este período tem maior correlação com compostos nitrogenados resultantes do metabolismo de proteína consumido pelo animal, seja via dieta líquida ou até mesmo sólida. A técnica sugere que a estimativa de tranferência de imunidade passiva pode ser feita com segurança até 24h após o nascimento.

Att.,

Carla.
JOÃO GABRIEL KNYCHALA

UBERLÂNDIA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/05/2011

Dra Carla


em bezerras de 5 a 10 dias de vida a utilização do refratometro não é recomendada?


Att


João Gabriel knychala
CARLA MARIS MACHADO BITTAR

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 12/11/2010

Caro Sebastião,

O colostro pode ser armazendo em geladeira por 5-7 dias e em freezer por até um ano sem grandes reduções na sua qualidade, desde que a sua ordenha tenha sido realizada com higiene. O armazenamento em freezer é mais recomendado e pode ser feito em garrafas pet ou até mesmo em daco plástico, o que pode facilitar o seu descongelamento.
Att.,
Carla Bittar
SEBASTIÃO DE OLIVEIRA FREIRE

MONTES CLAROS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 11/11/2010

Prezado senhores,
gostaria de saber como guardar (armazenar) o colostro e qual a sua validade para uso?
Aproveito para parabeniza-los pelos artigos.
Que o CRIADOR os abençõe e um forte abraço a todos.
CARLA MARIS MACHADO BITTAR

PIRACICABA - SÃO PAULO - PESQUISA/ENSINO

EM 30/06/2010

Marcello e Fernanda,

Este refratômetro é específico para estimativa de proteína na urina, conforme é vendido no mercado. É um aparelho bem parecido com o refratômetro para graus brix de cana.
Quanto a utilização para outras espécies, não tenho conhecimento. Não sei se existe calibração e níveis de referência para outras espécies.
Demos uma olhada em alguns fornecedores e chegamos a valores próximos a R$210,00.
Att.,
Carla Bittar
FERNANDA CAROLINA FERREIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 29/06/2010

Prezados Profa. Carla Bittar e Lucas Ferreira

Em primeiro lugar, gostaria de parabenizá-los pela matéria.

Em segundo lugar, gostaria de saber se posso utilizar tal método para avaliar a colostragem de outras espécies, como cabritos, por ex. Além disso, repito a pergunta feita pelo Marcello: quais as marcas disponíveis no mercado? Onde posso adquirí-lo?

Obrigada,

Méd. Vet. Fernanda Carolina Ferreira
MARCELLO DE MOURA CAMPOS FILHO

CAMPINAS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 25/06/2010

Prof. Carla Maria Machado Bittar


Interessante a matéria.

Seria possível fornecer mais informações sobre o refratômetor portatil: o que tem no mercado, onde comorar, preços.

Marcello de Moura Campos Filho.
MilkPoint AgriPoint