A cada dois anos, a feira alemã Anuga mostra caminhos, tendências, novidades e inovações do mundo das embalagens. Este ano, o tema foi “Experimente o futuro” (Taste the Future), provocando, em duplo sentido, ainda mais o imaginário de todos.
Cada Anuga tem uma tendência preponderante ou um mote. Esta foi marcada pela busca pela diferenciação. Empresas e marcas procuraram se posicionar através da sua “diferença”, fazendo das embalagens seu instrumento de comunicação e ferramenta de marketing para contar sua história.
A consultoria Inova Markets apresentou as dez principais tendências que observaram:
1) Rotulagem de produtos de forma clara e transparente, para que os consumidores possam entender;
2) Produtos pré-prontos ou pré-preparados, para que os chefs ou pessoas que gostam de cozinhar possam finalizá-los à sua maneira;
3) Campanhas de marketing voltadas para os Millennials, jovens nascidos a partir de 1980;
4) Snacks, lanches e aperitivos adequados para cada momento e para deslocamentos (on the go);
5) A redescoberta de gorduras e carboidratos bons;
6) O boom das proteínas;
7) Demandas por frutas e vegetais;
8) Congelados com nova proposta, mais frescos e saudáveis;
9) O poder e o valor das marcas próprias na nova economia mundial; e
10) A busca do sensorial ou pelas “sensações”.
Nos próximos encontros vamos exemplificar cada uma dessas tendências.
Embalagens que atendem às tendências de consumo são melhores e promovem um mundo melhor para todos!
Se quiser mais informações e fotos dos produtos, é possível obtê-las no site: www.clubedaembalagem.com.br.