Um recente relatório da Kantar TNS apresentado durante a SIAL 2018 revelou que globalmente 64% dos consumidores têm prestado mais atenção nos produtos que compram e 92% querem mais transparência no que comem. Esses dados mostram que há uma enorme oportunidade para se restaurar o link (elo) entre consumidor e produto.
Cresce o valor pela autenticidade e pelo sabor a ponto de que 66% dos consumidores estão mais atentos para escolher seus produtos, associando alimento ao prazer. Muitos buscam ter em casa a mesma experiência gastronômica que têm nos restaurantes. Para isso, embalagens com barreira corretas, convenientes, seguras e belas é fundamental.
No Brasil, cresce o número consumidores que passam a apreciar produtos, antes considerados distantes da mesa da maioria, como vinhos, cervejas e queijos. Há vários clubes de assinatura e confrarias que reúnem consumidores para degustar e falar sobre estes produtos.
Da mesma forma, a certificação de origem começa a ser valorizada a exemplo dos queijos da Serra da Canastra ou o vinho da Serra gaúcha.
É uma grande oportunidade de posicionar estes produtos de maneira adequada, com o seu devido valor. Para isso, a embalagem certa é fundamental.
A embalagem deve ser conveniente para abrir e ser refechada quando for o caso; segura ao demonstrar violações, se houver; transparentes na comunicação para os que buscam saudabilidade e, belas, no mínimo, atraentes.
Há excelentes produtos, em nível mundial, apresentados em embalagens simples e tímidas, que desvalorizam o conteúdo e desconstroem a marca.
A Danone tem forte presença na Rússia. O iogurte Activia é apresentado em potes PET transparentes e a marca em alto relevo. O iogurte russo, concorrente, tem uma versão familiar e também usa frascos de PET transparente.
Na Argentina, a empresa La Sereníssima, já utiliza potes com formato de uma leiteira antiga também em PET transparente.
O queijo fatiado de uma empresa de laticínios russa ganhou embalagens termoformadas, com fechamento superior em filme flexível que oferece fácil abertura e refechamento. Ainda tem uma simpática janela transparente, em formato de matrioska, que permite visualizar o produto.
Embalagens devem estar à altura do produto que protege. Embalagem melhor. Mundo melhor.