Mesmo num mercado pequeno, como o da Bolívia, é possível criar conceitos e fazer “designs” diferenciados por meio de formas, imagens e cores.
Ao visitar os grandes supermercados bolivianos como Hiper Maxi, Tia ou os pequenos “micromercados” como se intitulam, constatamos muitas embalagens bem resolvidas e que atendem muito bem o seu público.
A primeira observação é a simplicidade das soluções e propostas. A segunda é a preferência e o orgulho dos bolivarianos pela indústria nacional. Mesmo aspirando por produtos melhores, os consumidores entendem que escolher o produto nacional fortalece a economia.
Há muitas soluções interessantes. Uma das mais interessantes é a embalagem da margarina Regia, que oferece aos seus consumidores um copo-xícara com tampa. O objeto tem até ‘asinha’ para facilitar o uso e, ainda assim, conseguiram decorar com um rótulo termoencolhível.
O iogurte San Javier se distinguia dos demais ao se apresentar num frasco de polietileno (PE) com formato das antigas leiteiras metálicas, conferindo um ar “vintage” e natural. O splash “Hecho em Bolívia” destaca a origem do produto, que é oferecido em vários sabores e tamanhos.
Cada mercado tem suas características, costumes e limitações. Entendê-lo e adequar-se é fundamental para atingir o consumidor e ter sucesso.
Confira abaixo a imagem com os produtos citados neste artigo:
Embora o PIB (Produto Interno Bruto) da Bolívia tenha crescido e parte da população possua boa renda, a maior parte ainda tem um ticket médio baixo, ou seja, pouco dinheiro no bolso para comprar.
A categoria de leites e iogurtes explora as tradicionais embalagens cartonadas e frascos multicamadas, porém as embalagens flexíveis multicamadas dominam a categoria.
A lata de leite condensado Bella Holandesa era ainda menor: apenas 78g, e mesmo assim, o rótulo informava a quantidade de açúcares, cálcio e proteínas por meio de ícones.
Prova de que sempre, com qualquer orçamento, é possível ir além e entregar uma proposta que atenda o público. Embalagem melhor. Mundo melhor. Sempre!
Leia também: Instituto de Embalagens lança novos livros na livraria FNAC