A tônica do dia a dia é cada vez mais corrida, mesmo com tantos recursos de tecnologia e aplicativos, os consumidores têm menos tempo e interesse para atividades domésticas de limpeza ou para preparar as refeições. Isto demonstra a importância dos produtos convenientes para atender os consumidores ávidos por praticidade.
Produtos que tornam a vida mais prática e que venham cada vez mais prontos em embalagens convenientes ganham muitos pontos. Estas embalagens devem ser do tamanho correto, ter a quantidade ideal de produto, além de oferecer fácil abertura e refechamento. Dimensão adequada para os armários, geladeiras e portas são relevantes.
Há inúmeras soluções que oferecem praticidade e conveniência, como embalagens com zíperes para fechar; abertura indicada e fácil; transparência para facilitar a identificação; ergonomia; tampas tipo flip-top; “derramamento” (pouring) adequado; embalagens que podem ir ao freezer e ao micro-ondas, entre outras possibilidades.
Durante a feira bienal SIAL de Paris, em outubro 2018, muitos produtos receberam prêmios e destaques muito mais por conta das suas embalagens. O mesmo pudemos perceber em recente visita aos Estados Unidos.
Vamos aos exemplos:
O creme de queijo pode ser preparado (amolecer ou esquentar) diretamente no stand-up pouch no forno micro-ondas. A embalagem oferece espaço para a “pega” que evita que o consumidor se queime: um cuidado que encanta os consumidores! Além disso, o produto flui do bico com facilidade.
A linha de cremes azedos (sour cream) Daisy é acondicionada em uma embalagem flexível parecida com stand-up pouch, porém ela fica em pé em função de uma tampa exclusiva e diferenciada da Aptar, que conta ainda com válvula de silicone.
Já na Rússia, uma empresa de laticínios apresenta o seu queijo fatiado em embalagens termoformadas, com filme flexível de fechamento superior abre fácil, que pode ser refechado e ainda tem uma simpática janela transparente em formato de matrioska que permite visualizar o produto.
Os franceses já podem comprar queijo fundido em embalagem stand up pouch com tampa abre fecha.
Um bom exemplo brasileiro é o da Cruzília, de Minas Gerais, que foi a primeira marca a apresentar seus queijos em pedaços em embalagens termoformadas com vácuo, com filme de fácil abertura, refechamento e com uma vida de prateleira (shelf life) estendida.
Sempre devemos estar atentos para atender nossos clientes, entender o que acontece é o primeiro passo. O seguinte é procurar por embalagens melhores para um mundo melhor. Sucesso!