Embalagens de queijos seguem as tendências de conveniência, beleza e transparência
O queijo é um dos produtos mais importantes, tradicionais e presentes nas mesas dos europeus em variações infinitas. As embalagens acompanham a evolução dos consumidores, sempre de olho nas tendências de consumo: conveniência, estilo, segurança, saúde e ética.
Separamos três embalagens significativas. A primeira é a fresh pack da Leerdammer da Alemanha. Uma embalagem termoformada, com dois filmes rígidos, com verniz que facilita a abertura e garante o refechamento, o que assegura a conveniência de uma embalagem firme e fácil de abrir e fechar. Além disso, o sistema de vácuo permite um shelf life estendido e fatias de queijos separadinhas. O design tradicional e equilibrado com impressão de excelente qualidade e uma ampla janela cria uma embalagem atraente e fácil de identificar na gôndola por cores firmes, bem definidas, uma para cada sabor.
Outro ponto a ser destacado é o selo estampado na frente do produto: “Weide haltung”, que numa tradução livre significa que o gado que produz aquele queijo é criado livre no pasto, demonstrando cuidado e respeito aos animais. Atitude cada vez mais esperada de todas as empresas.
A segunda embalagem é da Rambol da França. Normalmente, uma embalagem termoformada tradicional tem um filme rígido no verso ou fundo (base) e um filme flexível (ou de menor gramatura) na frente ou na parte superior.
A marca inverteu esta lógica imprimindo os dois lados do filme flexível como base. O filme rígido, na parte superior, forma uma concha (forma redonda) para acomodar o queijo e deixá-lo no formato desejado com as nozes posicionadas. Como a forma deixa pouco espaço, o queijo fica firme na posição. A impressão dupla trouxe um efeito interessante, é como se o queijo estivesse sobre folhas de louro. O verso do filme flexível tem a função de inserir todas as informações legais.
O outro exemplo, também da Alemanha, é a linha de cremes de queijo Almette. Esta marca é muito tradicional e reconhecida em boa parte da Europa. O pote utilizado sempre conteve uma decoração com um belo rótulo IML (in mold label) - uma tecnologia que deixa a decoração muito firme e bonita. O pote imita um balde de madeira ou um tacho. O que contrasta com a segurança de um selo de alumínio e uma sobretampa plástica transparente para após aberto poder ser refechado.
A novidade foi o lançamento da linha PUR (pura) que entrega cremes de queijo mais suaves em potes transparentes, que permitem ao consumidor visualizar o creme e seus diferentes temperos (salsinha, alecrim, pimenta, entre outros). Aditivos na resina plástica mantêm a barreira à luz.
A questão da transparência tem sido muito valorizada para dirimir dúvidas sobre os produtos e aproximar os consumidores:
Embalagem melhor. Mundo melhor! Sempre!