ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Setor do leite no Brasil adota cada vez mais práticas de bem-estar animal

IDEAGRI - A FAZENDA DE LEITE COMO VOCÊ NUNCA VIU

EM 05/04/2021

2 MIN DE LEITURA

0
1

A pecuária leiteira começa a abraçar cada vez mais o movimento pelo bem-estar animal, um conceito mundial que ganha força no Brasil.

O conceito do bem-estar animal deriva da visão mais sustentável e integrada da vida na Terra. Essa linha de pensamento começou com força na Inglaterra e conquistou adeptos entre os consumidores de produtos de origem animal em todo o mundo.

Em escala cada vez maior, os consumidores passaram a exigir melhor tratamento dos animais. Produtores começaram a ser avaliados não só pela qualidade do que produzem, mas também pelo cuidado dispensado aos animais durante todo o seu ciclo de vida.

A pesquisa “Consumo às cegas: percepção do consumidor sobre o bem-estar animal na América Latina”, realizada pela organização World Animal Protection e pelo Instituto Ipsos no Brasil, Chile, Colômbia e México, dá suporte à aprovação popular ao conceito do bem-estar animal.

Segundo o estudo, embora 66% da população brasileira não saiba como funciona o processo de produção de alimentos de origem animal, 82% dos brasileiros comprariam produtos que trouxessem um selo de “bem-estar animal”, e 72% comprariam somente esses produtos caso o preço fosse o mesmo daqueles sem a certificação.

Outra informação interessante da pesquisa é que nove em cada 10 brasileiros acreditam que um sistema de bem-estar produz carne de melhor qualidade. Do ponto de vista de tendência, um dado ainda mais interessante: os jovens de 18 a 29 anos têm maior preocupação com os métodos de criação e abate de animais.

“O  bem-estar animal traz ganhos de qualidade, de produtividade e de imagem. O público está atento”, afirma Heloise Duarte, da Ideagri.

“Essa é uma exigência que partiu dos consumidores, mas os produtores já estão aderindo à causa e estão descobrindo as vantagens de se tratar animais com maior cuidado e conforto", explica Heloise Duarte, diretora de operações da Ideagri, agtech mineira especializada em softwares de gestão de fazendas de gado de corte e de leite.

A Ideagri é a primeira produtora de softwares certificada com o selo “Empresa Amiga do Bem-Estar Animal”, emitido no Brasil pela consultoria neozelandesa QConz, em parceria com o projeto #BebaMaisLeite.

“O setor do leite está respondendo de forma ativa à pressão do mercado”, explica Helena Karsburg, diretora de certificações do #BebaMaisLeite.

“Neste último ano, 40 fazendas e várias empresas que atuam na cadeia do leite obtiveram a certificação de empresa amiga do bem-estar animal”, contabiliza ela.

“O número vai crescer porque o bem-estar animal tem uma ligação direta com produtos de maior qualidade e o produtor entende e valoriza isso”, diz Helena Karsburg. “Para quem produz leite é uma garantia de competitividade e uma forma de elevar sua reputação diante dos consumidores.”

Evento

BEA DaysA Ideagri está patrocinando o evento gratuito “BEA Days – Bem-Estar Animal e o futuro do leite”, que acontece nos dias 6, 7 e 8 de abril, no formato on-line, sempre às 19h, envolvendo produtores de leite, de insumos e serviços ligados à cadeia do leite.

“Vamos conversar sobre o impacto desse conceito sobre os animais e a administração das fazendas, quais os reflexos nos negócios e na pecuária em geral”, comenta Heloise Duarte.

O evento tem o apoio da Ceva Saúde Animal, QConz, Integral Conteúdo, Traduzindo Vacas, Laticínios Gióia e do movimento #BebaMaisLeite.

Para mais informações CLIQUE AQUI.

 

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures