“Fazer o manejo diário bem-feito e acompanhar os índices de perto.” Este é o segredo da Fazenda Salitre, segundo seu consultor técnico, Marco Aurélio Amorim. A propriedade foi destaque na categoria Produção de Leite Primíparas, Secundíparas e Multíparas, do suplemento “Campeãs do Leite”, publicado em conjunto com a 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 11).
Localizada em Serra do Salitre (MG), município situado entre o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, a 368 Km de Belo Horizonte, a fazenda, de propriedade do Sr. Rildo Silva Oliveira, iniciou suas atividades com o trabalho familiar e vem se profissionalizando ao longo dos anos. A Fazenda Salitre investe em biotecnologias de reprodução como a IATF (inseminação artificial em tempo fixo) e sêmen sexado para acelerar o ganho genético do rebanho, refletindo em mais produtividade.
“A qualidade genética e a boa gestão do negócio são o caminho para estar entre as fazendas de grande eficiência produtiva”, acredita o produtor. Atualmente a propriedade possui um Compost Barn e conta com consultoria técnica para saúde e nutrição dos animais. O rebanho, de perfil racial 2 Intermediário, ou seja, composto por 75% a 93,75% de europeu leite, possui 92 vacas em lactação, com uma produção média diária por vaca de 32,2 Kg/leite, alcançando uma produção total de 3 mil Kg/leite.
Comparada com a média das fazendas analisadas pelo IILB do perfil 2, a Fazenda Salitre apresentou uma produção maior em todos os cenários analisados. Nas primíparas, seu desempenho foi de 7874 kg, contra 6115 kg do perfil 2; nas secundíparas, alcançou a marca de 8084 kg, contra 6643 kg do perfil 2; por fim, nas multíparas, marcou 9305 Kg de média, contra 6866 kg do perfil 2.
A propriedade também se destacou na comparação com as fazendas top 10 do perfil 2, que registraram 7484 kg nas primíparas, 7890 kg nas secundíparas e 8178 kg nas multíparas.
Quer saber mais? Clique aqui.