Fechar
Receba nossa newsletter

É só se cadastrar! Você recebe em primeira mão os links para todo o conteúdo publicado, além de outras novidades, diretamente em seu e-mail. E é de graça.

Você está em: Leite & Mercado > Giro Lácteo

Publicação da Embrapa discute aproveitamento da água da chuva na produção animal

postado em 09/09/2016

Comente!!!
Aumentar tamanho do texto Diminuir tamanho do texto Imprimir conteúdo da página

 

A captação de água de chuva para uso na produção animal tem muitas vantagens. Mas é necessário que o produtor fique atento à qualidade da água armazenada, porque ela influencia diretamente no uso que se quer desse recurso. A Embrapa Pecuária Sudeste acaba de lançar uma publicação que trata do assunto. O documento “Captação de água de chuva e armazenamento em cisterna para uso na produção animal”, de autoria do pesquisador Julio Palhares, discute vários aspectos do sistema de aproveitamento de água da chuva. 

Reduzir a captação de água das fontes naturais pode ter impactos ambientais e econômicos positivos. O uso de cisterna em uma propriedade rural, segundo Palhares, promove a segurança hídrica e contribui para a viabilidade econômica da atividade. “A utilização da água armazenada em cisterna para as rotinas da produção animal é uma prática desejável, mas devem ser observados o correto manejo das estruturas de captação, condução e armazenamento e a legislação relacionada à qualidade da água para os diversos usos”, explica o pesquisador.

A chuva é uma fonte alternativa de água para fins potáveis ou não potáveis. De acordo com a publicação, independente da escala e da finalidade, um sistema de aproveitamento de água de chuva tem várias vantagens, como a de não haver cobrança pelo uso; pode substituir, parcial ou integralmente, as fontes superficiais e subterrâneas; a água armazenada na cisterna pode ser usada para irrigação, limpeza e resfriamento de instalações. Para usos mais nobres, como o consumo dos animais e a higienização de equipamentos, a qualidade da água deve ser monitorada.

Confira abaixo o material completo: 
  
As informações são da Embrapa. 

Avalie esse conteúdo: (e seja o primeiro a avaliar!)

Envie seu comentário:

3000 caracteres restantes


Enviar comentário
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

Quer receber os próximos comentários desse artigo em seu e-mail?

Receber os próximos comentários em meu e-mail

Copyright © 2000 - 2017 AgriPoint - Serviços de Informação para o Agronegócio. - Todos os direitos reservados

O conteúdo deste site não pode ser copiado, reproduzido ou transmitido sem o consentimento expresso da AgriPoint.

Consulte nossa Política de privacidade