ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Impacto da alta do leite na inflação preocupa governo

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 04/07/2013

2 MIN DE LEITURA

32
0

Segundo a Reportagem do Valor Econômino, depois do tomate e do feijão, o leite é o mais novo vilão da inflação, e o governo, preocupado com o aumento do preço do leite e com o impacto sobre os índices de preços, já prepara mudanças nas regras de importação de leite em pó da Argentina. O Valor cita que os dados do IBGE mostram alta, de janeiro a maio, de 8,46% no IPCA de leites e derivados, índice usado como referência para as metas de inflação, e que o índice geral mede inflação acumulada de 2,88% no ano.

De acordo com fontes do governo, relata o Valor, o objetivo das mudanças é flexibilizar as regras do acordo de restrição voluntária que limita a venda de leite da Argentina a 3,6 mil toneladas de leite em pó a cada mês para o Brasil. "Em maio, a Argentina exportou apenas 1,4 mil toneladas para o Brasil e não foi por falta de cotas. A política do governo Kirchner é segurar o leite lá para controlar a inflação no país vizinho. Mexer nas cotas pode não resolver", afirma Rodrigo Alvim, presidente da Comissão Nacional da Pecuária Leiteira da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Segundo o Valor, a prioridade de buscar o leite em países próximos em vez de importar de outros mercados mais distantes é que o leite importado precisa chegar rapidamente ao mercado doméstico para viabilizar algum impacto em preços.

Contudo, a reportagem relata que, em Minas Gerais, maior bacia leiteira do país, produtores reagiram com críticas à intenção do governo de permitir mais leite importado no mercado. Segundo o Valor, o novo presidente da Itambé, Alexandre Almeida, disse que a medida tende a ter pouco resultado no combate à inflação, primeiro porque a Argentina não está conseguindo remeter ao Brasil a cota de 3.600 toneladas de leite em pó por mês, e segundo porque a pressão vem do mercado internacional. Para Almeida, seria mais vantajoso e eficiente no combate à inflação leiteira, o pagamento por parte do governo de créditos de PIS/Cofins devido às empresas. O diretor executivo do sindicato dos laticínios do Estado de Minas Gerais, Celso Moreira, também criticou a mudança, dizendo que desta forma, "indiretamente, estaremos investindo na produção primária de outros países".

A reportagem do Valor relata que a CNA possui um programa de melhoria do setor leiteiro, com treinamento intensivo para os produtores de leite, além de financiamento para aquisição de máquinas e melhoria na alimentação dos animais. "O setor tem um programa para melhorar a competitividade e aumentar a produção nacional em 70% nos próximos dez anos. Se recuperarmos a autossuficiência, não dependeremos mais de importações", explica Rodrigo Alvim ao Valor.

As informações são do Valor Econômico, resumidas e adaptadas pela Equipe MilkPoint.

A matéria completa do Valor Econômico pode ser lida acessando o link:
https://www.valor.com.br/agro/3185458/impacto-da-alta-do-leite-na-inflacao-preocupa-governo#ixzz2Y4nLghFn

 

32

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTONIO MOREIRA GONÇALVES DE MELO

MACEIO - ALAGOAS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 12/08/2013

Será que este DESGOVERNO sabe quantos empregos diretos e indiretos o LEITE representa, será que quando o custo de produção estar acima do preço do LEITE este DESGOVERNO toma alguma medida para proteger o setor. Parabéns a todos que se indiguinaram e se manifestaram aqui. Porém precisamos fazer algo mais.
JOSÉ OTON PRATA DE CASTRO

DIVINO DAS LARANJEIRAS - MINAS GERAIS

EM 14/07/2013

Concordo com todos os comentaristas, principalmente com o Sr. Luciano Paulino Junqueira de cujo pensamento compartilho é há muito insito o sindicato dos produtores reurais de Valadares a adotar mas infelizmente lhe falta.., digamos, coragem
RAFAEL LAGE PEREIRA GUERRA

NOVA ERA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/07/2013

Enquanto nossos dirigentes não entenderem que o brasil é um pais agrícola e que a nossa vocação é produzir alimentos incluo ai o leite,  basta olhar o pib nacional , ficaremos cada vez mais na dependência de produtos subsidiados de outros países prejudicando nossa produção e nosso mercado.
RAFAEL NARLOCH DE ARAUJO

PALMAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/07/2013

Que vergonha de um governo tao atrapalhado nas suas atitudes,O preço do leite esta acompanhando o mercado internacional,e como querem reduzir preço do leite,com os custo produção aumentando ano a ano.   
DANILO MELO FRANCO

UNAÍ - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 09/07/2013

O governo federal está desnorteado com  a situação em que se encontra da produção de do leite no país e extremamente preocupado com a inflação, e não sabe o que fazer, mas deveria agir em não em aumentar a oferta imediatamente através de importações e sim, desonerar tributos na cadeia produtiva, combater lucros abusivos da indústria e dos hipermercados, melhorar a logística de importação de insumos agrícolas, facilitando a entrada dos mesmos, ajudar a resolver problemas em relação a mão de obra, porque não conheço nenhum produtor de leite totalmente regularizado na área trabalhista. Precisamos descobrir onde está o erro, se é da porteira para dentro nós produtores resolveremos, mas infelizmente os maiores entraves da produção de leite se encontra da porteira para fora fora do alcance de nossas mãos.
GERMANO NOVAIS FRANCO

PRATA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/07/2013

Depois de tanta manifestação, está na hora do governo olhar com mais atenção para a classe produtora de leite deste país, o momento é totalmente oportuno, com preços melhores, temos condições de investir na atividade, gerar mais empregos, e produzir leite cada vez mais com qualidade, fazendo com que o produto cada vez mais chegue ao consumidor final através do leite e seus derivados com qualidade e mais qualidade. O que não pode é nós produtores de leite, caso o governo realmente tome esta medida de importar leite, ficar de braços cruzados e nada fazer, é hora de agirmos, tomarmos atitudes para que não sejamos apenas marionetes do governo, e sim peças importantes para o crescimento do nosso querido país. Me orgulho muito em ser produtor de leite, em ser pecuarista, por este motivo que não podemos ficar de braços cruzados, espero que o governo reveja todos estes conceitos, e ao invés de importar, incentivar o produtor de leite, investir mais na atividade para que com isso poça estar aumentando sua produção. Abraços à todos.
ASSOC.REGIONAL DE PRODUTORES DE LEITE E DERIVADOS

EM 08/07/2013

Se o produtor de leite é a base da cadeia leiteira, porque ele sempre tem que pagar a conta recebendo preços pelo leite que não remuneram o seu trabalho nem seu investimento, temos nos valorizar e inverter este sistema, daí poderemos investir e produzir majs sem precisar importar.

Sergio Munari

ARPLED
ARLINDO SAVIO SOARES

PRESIDENTE BERNARDES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/07/2013

Políticos, quando começa a melhorar as coisas para o homem do campo vocês querem atrapalhar. Já pensaram se TODOS os produtores cruzarem os braços nas suas atividades  e começarem uma manifestação com duração de um ano?

O resultado seria fome mundial.....

Portanto use isto para refletir e agir de maneira correta.
NÉUDE

ITUMBIARA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/07/2013

Precisamos de uma grande manifestação da classe produtora de leite, nos unir e mostrar para o Brasil quantos produtores de leite existem!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
KÉLCIO A. SALGADO. LEMOS

CÁSSIA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 07/07/2013

O NOSSO PROBLEMA É EXATAMENTE ESTE EDUARDO. SOMOS UM MILHÃO DE PRODUTORES CONTRA O INTERESSE DE 200 MILHÕES DE CONSUMIDORES. QUEM GANHA A PARADA .. DEPOIS QUE A DILMA GANHAR A ELEIÇÃO PODE SER QUE ELA DEIXA NÓS GANHARMOS UM DINHEIRINHO PRÁ NÓS NÃO DESANIMAR. E AÍ NÓS RESPONDEMOS COM MAIS FALTA DE LEITE E O GOVERNO COM MAIS IMPORTAÇÃO.

. O QUE TEM DE NOVO É QUE NÓS NÃO ESTAMOS AUMENTANDO A PRODUÇÃO A CUSTA DE RAÇÃO E SOMATROTOPINA. TAMBÉM NÃO ESTÁ TENDO SOBRA DE LEITE EM LUGAR NENHUM NO MUNDO. SERÁ QUE TÁ NA HORA DA VIRADA. LEITE ABAIXO DE R$1,00. NUNCA MAIS. TODO MUNDO TRATANDO DO GADO DE ACORDO COM O PREÇO. DEU O QUE DEU.O DINHEIRO QUE SE GASTA PARA IMPORTAR NÃO PODE SER GASTO PARA PRODUZIR . MAIS DINHEIRO MAIS LEITE. O MOVIMENTO QUE DEVEMOS E PODEMOS FAZER NAS MÍDIAS SOCIAIS  É NO SENTIDO DE RACIONALIZARMOS A PRODUÇÃO .
EIZAMI ABDIEL DE OLIVIERA FILGUEIRA

PIRES DO RIO - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2013

Eu topo uma manifestação nas ruas, pois tenho funcionários que tocam a minha propriedade sem mim, por pelo menos um dia sim. Mas quanto a grande maioria que é tocam refém da atividade, não podendo se ausentar por mais que meio dia? Como faz?

Sobre deixar de entregar o leite, o que fariamos com ele? Não da para armazenar, não temos capacidade para isso. Não da para jogamos fora, pois querendo ou não, temos custos e muito caros mesmooo. Se parassemos de alimentar nosso rebanho para diminuir custo e produção, infelizmente atrapalharia também outras áreas, como reprodução e etc, nos impedindo de evoluir de várias formas, nos pagamos o pato e muito caro.

Sobre uma manifestação virtual, não teria visibilidade, não de quem realmente importa e pior, a grande esmagadora maioria não tem acesso ou familiaridade com essa tecnologia.

Temos que propor um meio válido de fato.

Na minha opinião temos que fundar uma agência que nos proteja e promova através da mídia distribuindo o custo sairia quase 0 para cada produtor.



Eu me coloco a disposição para ajudar nessa luta, seja da forma que for.

Sou produtor de leite com orgulho, teimosia e amor.
WILSON VELOSO

MANTENA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/07/2013

Caros colegas produtores de leite  e laticínios, se nosso governo insistir com esta falta de respeito com nosso setor, devemos nos unir e realizar uma paralisação nacional em todo o seguimento do leite.
EDUARDO DE PAULA NASCIMENTO

FRANCA - SÃO PAULO - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/07/2013

     Da mesma forma que de nada vale a Fé sem obras, reclamação sem ação tampouco fará nossos governantes se sensibilizarem pelas causas dos produtores rurais.

     Sob pressão da grande massa consumidora que tem saído às ruas, é óbvio que o governo tentará usar do "pão e circo" (no caso, leite e copa) para apascentar a fúria urbana, representada pela classe consumidora da qual extrairão os votos para uma almejada reeleição.

     Enquanto isso, a classe produtora continua apenas a reclamar e assiste, pelos telejornais, às manifestações. Ou alguém viu alguma manifestação recente de nossa classe?

     Encerro este breve depoimento lembrando que as recentes manifestações populares não foram lideradas por nenhuma entidade classista, mas sim geradas no ventre das redes sociais da internet. Ora! Não é exatamente isso que estamos fazendo agora, através do MilkPoint? Quem sabe daqui não surja o estopim de um movimento da base produtiva, setor que alimenta esse país.
LUCIANO PAULINO JUNQUEIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2013

Para o leite importado chegar e reduzir a inflação, isto é com  preços menores que os nossos, só se o governo subsidiar a importação uma vez que, lá fora, o leite nunca esteve tão alto, mais, em se tratando de nossas autoridades, não é de se estranhar, se alguma coisa neste sentido for feita!

Precisamos estar atentos e, se for ocaso, vamos para as ruas também! É a única voz que o governo ouve!  Vamos dar um banho de leite na Praça dos Tres Poderes, talvez assim, ao invés de se olhar só o preço da prateleira, o governo nos enxergue também!
ELISEU NARDINO

MARIPÁ - PARANÁ

EM 05/07/2013

Demoro muito para o governo meter o dedo, mas como pode um negocio desses o oleo diesel so esse ano aumentou em torno  de 12%, e o leite subiu umas merecas de nada ai la vem o governo querendo importar leite é brincadeira mesmo, o certo mesmo era ficar um mês sem entregar um litro de leite nas industrias e fechar todos o laticinios ai eu queria ver esse desgoverno se ele nao iria sentar na mesa para negociar com os produtores.
SIDNEY LACERDA MARCELINO DO CARMO

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 05/07/2013

Prezados,



Não sei quem toma conta da pasta LEITE no governo, mas o mesmo está desinformado. A conjuntura é mundial, ou seja, houve uma redução na produção mundial em alguns países por o efeitos climáticos ( EUA e Nova Zelândia) e outros países como a própria Argentina, União Europeia e Brasil foi preço baixo que desestimulou o produtor, consequentemente houve uma redução na oferta do produto (leite). Sendo que o próprio mercado se regula pela lei de oferta e procura, então me desculpe, mas não irá surtir efeito porque a tonelada de leite em pó está 4600 reais de dólar, ou seja, neste valor não compensa importar sai mais que caro que comprar no Brasil.
PAULO ADRIANO ANDRIOLA

PALMAS - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2013

O produtor tem que pagar mais esta conta? Ele que vai arcar com seu produto a imagem do governo que combate a inflação?

È dificil entender porque ele não está combatendo a " inflação da água mineral' $ 2,00 A GARRAFINHA  de 500 ml. Vai me dizer que o custo de produção da água está muito alto e por isso justifica e preço e o governo não deve interferir? Ou será que porque por traz desta cortina tem grandes empresas que o governo não quer criar atrito? Já viram que por onde estamos andando neste país temos uma marca de água chamada "  Cry..." não vou escrever todo o nome porque neste país tudo agora somos " processados" , mas ela é da grande fabricante de refrigerantes...Esse governo que temos aí se vende no Congresso, no Senado, nas grandes empresas...tudo para ter " Apoio". Ser apoiado nas barbaridades de seus interesses e não do povo. Se eu estivesse falando besteira aqui, não teríamos os manifestos que estão acontecendo.

Em fim, nós que gostamos de fazer a coisa errada...Produzir leite hoje no Brasil é só por Amor a camisa e porque ele substituiu o sangue que corre em nossas veias, é paixão. Se foce pelo racional estaríamos engarrafando água e cerveja...porque neste campo, neste jogo, nunca estaríamos em situação de impedimento...sempre estaríamos em condição legal de fazer o GOL e sair correndo gritando, pulando Felizes...
SERGIO LOPES DE AZEVEDO

GUARANI - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2013

o rebanho das areas afetadas na seca foram reduzidas a menos da metade  e o governo nada fez para diminuir este desastre ,custo de produção alto, governo nem ai, desestimulo produção foi total , resultado falta de leite no mercado.

  estimulo venda de carros ,etc governo fez .

   agora é isto que vemos.

  é muita incompetencia.
JOAO AURELIO CARM

CARMÓPOLIS DE MINAS - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/07/2013

Nâo somos a Petrobras que tem como sócio a união para podermos vender produto abaixo do custo e do mercado.

Quando o mercado esterno estava em baixa este era o teto para o preço do leite



Agora que o teto aumentou deixe nos aproveitar a faze, pois como sabemos os preços sobem e descem, temos que juntar gordura para resistir a uma baixa futura.



Temos que ter maturidade economica.
ESTÊVÃO DOMINGOS DE OLIVEIRA

QUIRINÓPOLIS - GOIÁS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 04/07/2013

Importar leite com o mercado internacional carente de leite? Só devem estar brincando em pensar uma coisa dessas. O preço do leite subiu no mundo todo, não só aqui no Brasil.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures