ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

gDT: Preços continuam com forte queda

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 01/04/2014

1 MIN DE LEITURA

5
0
O evento realizado nesta terça-feira (01/04) pela plataforma gDT (Global Dairy Trade) apresentou forte queda de 8,9% no preço médio dos produtos lácteos (GDT Price Index) em relação ao último leilão, que terminou com preço médio de US$4.124 /tonelada.

Gráfico 1 - Histórico de preços do gDT



Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

A diferença entre o preço médio dos produtos lácteos deste evento em relação ao mesmo período do ano passado, apresentou novamente queda nesta quinzena. Neste leilão, houve redução nas cotações de 17,0% em relação à edição realizada no mesmo período de 2013. No leilão anterior a diferença havia sido de apenas 2,6% de redução no preço. Vale ressaltar que com este leilão, é inteirada a quarta queda consecutiva nos preços.

Em contrapartida da queda de preço, houve aumento discreto de 2% no volume comercializado, totalizando 39.653 toneladas métricas.

Gráfico 2 – Diferença anual do preço médio dos produtos lácteos – Leilão gDT



Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

O valor do leite em pó integral também apresentou queda alta de 8,4% de acordo com o índice GDT-WMP, sendo cotado a US$ 4.033/tonelada. Já o leite em pó desnatado ficou cotado em US$ 4.126/tonelada, com queda brusca de 9,6% nos preços segundo o índice GDT-SMP.

O queijo Cheddar teve queda menor em comparação com os outros produtos, atingindo um valor do índice GDT-Cheese 3,50% menor que o anterior e foi comercializado a US$ 4.438/tonelada.

Gráfico 3: Histórico de variação de preços dos produtos lácteos (gDT)


Fonte: gDT, elaborado pelo MilkPoint

* Ressalta-se que o valor médio dos preços está relacionado aos preços dos contratos negociados no evento, enquanto o índice é uma média ponderada das variações percentuais dos preços dos produtos, e não dos níveis de preços. A variação no valor médio dos preços firmados no leilão não apresenta necessariamente a mesma variação do índice. O objetivo de usar o índice GDT é minimizar distorções no preço médio de vencimento dos contratos. Distorções que podem ser causadas por mudanças no volume demandado entre os produtos que compõem o índice, uma vez que os produtos apresentam diferenças significavas nos preços.

A matéria é da Equipe MilkPoint Brasil com informações da plataforma gDT.
 

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/04/2014

Caro Marcos;



Ledo engano achar que a indústria "festeja" queda de preços. O mercado retraído representa um prejuízo muito maior pra indústria do que para o produtor.



Em recente análise do Milkpoint, ficou muito bem evidenciado que a crise de queda de preços no final do ano afetou muito mais a indústria que os produtores. Ou seja, a indústria bancou parte da queda de preços isentando os produtores do impacto total.



A verdade, é que os produtores tem uma reação muito parecida com a que você teve diante de uma análise negativa dos rumos de mercado. Seguem a lógica que é preferível uma mentira doce aos ouvidos do que uma verdade amarga;



Sobre os custos de produção, infelizmente o mercado de lácteos (preços) não tem conexão financeira com os insumos de produção. Não existe uma correlação de preços lácteos com preços de insumos de alimentação por exemplo. O mercado não respeita essa lógica. Nós entendemos essa influência e sua gravidade mas o consumidor de lácteos não. Ele quer comprar seu produto de costume pelo menor custo possível, e quando o preço fica acima de sua realidade financeira, ele simplesmente reduz suas compras.



A indústria não tem poder de subsidiar custo dos produtores, sejam eles NACIONAIS ou internacionais. O comprometimento financeiro que a indústria sofreu no último trimestre subsidiando parte da queda de preços para garantir matéria prima pra 2014 não deu resultados práticos no primeiro trimestre do ano em curso, e o problema já passa a ser financeiro. Não existe "almoço de graça".



Continua uma política de "subsídios" da indústria ao produtor com essas recentes altas que não se confirmaram nas gondolas. Uma hora essa bolha estoura, ou então empresas sairão do mercado causando dano maior.



A verdade é que todos contaram com o "ovo na galinha" em 2014 e o sinal vermelho está aceso e preocupante.



Para o bom gestor o que importa é a verdade. Ela ajuda na tomada de decisões, minimiza possíveis perdas e maximiza possíveis ganhos. A ilusão vem acompanhada da surpresa, e surpresa não combina com dinheiro, exceto para os ganhadores da Mega Sena.



Abraço!
MARCOS RODRIGUES RAMOS

CÁSSIA DOS COQUEIROS - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/04/2014

De um lado a ânsia da indústria em tirar proveito da queda dos preços internacionais, freando recomposição de valores aos produtores, "até" já festejando uma possível queda de preços em plena entressafra; de outro lado produtores que tem expectativas reais de aumento nos preços.

isto num cenário onde enfrentamos um alto custo na alimentação e explosão de aumento real de mão de obra.

Calma indústria!! preservem seus fornecedores NACIONAIS.

Esta "guerra" e falta de Politica interna para o setor explica por que somos tão "pequenos"  mesmo diante do nosso enorme potencial de produção perante o resto do mundo em produção leiteira.
SANTIAGO

LAVRAS - MINAS GERAIS - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/04/2014

Verdade Laércio. O que estamos vendo nos últimos quinze dias é que os negócios de compra externa estão ressurgindo e a expectativa de reação do mercado interno não se confirmou. Os preços no campo subiram em função de um receio da indústria em relação a redução de oferta mas o mercado interno continua frio. O UHT reagiu em torno de 0,30 em três semanas e voltou a recuar na última semana a valores entre 1,70 a 1,90. Acredito que os próximos dados da balança comercial já virão com uma tendência de inversão na curva de importações.

Ao que tudo indica o problema do momento é a falta de dinheiro nos bolsos do povo. Não é só o mercado lácteo que vem sofrendo com essa recente retração de vendas no Brasil.

Vamos aguardar a virada abril/maio, se esse status não se alterar teremos reduções de preço na entressafra no Brasil.
LAÉRCIO BARBOSA

PATROCÍNIO PAULISTA - SÃO PAULO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 03/04/2014

Essa notícia é preocupante.

Com os preços internacionais em queda nos últimos 4 leilões da gDT e a recente valorização do real frente ao dólar, já começa a ficar competitiva a importação de lácteos pelo Brasil.

.
ADIR FAVA

MURIAÉ - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 02/04/2014

A falta de uma política de qualidade x preço a nivel de produtor faz o mercado oscilar demasiadamente em preços e em quantidades. Se nivelamos o preço de todos os tipos de leite haverá evidentemente fortes oscilações de quantidade e preço como resultado. Nem todo leite é igual, mas pagando como se fossem iguais teremos fortes distorções, ora produzindo muito, ora produzindo pouco em relação a demanda. Ou seja, um melhor preço deveria ser dado apenas para o leite que tem bons indices de qualidade. Menores preços para o leite fora dos padroes de qualidade.  É evidente que um produto de qualidade custa muito mais para o produtor e não havendo estimulo para um produto de boa qualidade ficaremos no patamar da pobreza material e de qualidade. Todos nós perdemos muito. Todo mercado está perdendo muito com a falta de uma política de preço x qualidade.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures