ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Mercoláctea 2012 terá Seminário Internacional do leite

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 08/10/2012

3 MIN DE LEITURA

0
0
O Seminário Internacional do Leite será o principal evento científico da 4ª Mercoláctea - feira que reúne toda a cadeia produtiva de leite do sul do Brasil e ocorrerá entre os dias 8 e 11 de novembro de 2012, no Parque da Efapi, em Chapecó. Serão mais de 120 expositores, um volume de negócios estimado em 85 milhões de reais e mais de 15 mil visitantes-compradores.

A Mercoláctea é promovida pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (Acic), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Santa Catarina (Faesc) e Organização das Cooperativas de Santa Catarina (Ocesc). Organizada pela empresa Latina, a feira conta com apoio institucional da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos Leiteiros (Abcol), da União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), Ascooper, Fiesc, Ciesc, Sesi, Senai, Iel, Epagri, Cidasc, Sindicato Rural de Chapecó e Chapecó e Região Convention & Visitors Bureau.

O principal evento científico da feira será o Seminário Internacional do Leite, organizado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Fórum Catarinense da cadeia leiteira realizado pela Comissão Parlamentar Permanente do Leite da Câmara dos Deputados.

O presidente da Mercoláctea 2012, Odacir Zonta, realça que o Seminário exibirá o que há de mais avançado no mundo na produção de leite. O Seminário Internacional do Leite será desenvolvido nos dias 8 e 9 de novembro.

As inscrições serão recebidas a partir das 8 horas e às 9 horas será oficialmente instalado o evento. Às 10 horas inicia o Fórum Catarinense da Cadeia Produtiva do Leite sob coordenação da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados. Às 12 horas haverá intervalo para almoço e, à tarde, ocorrem as palestras, painéis e mesas-redondas.

Às 14 horas inicia a mesa-redonda Cenários, perspectivas e desafios da cadeia produtiva de lácteos no Brasil, tendo como palestrantes Luiz C. P. Machado Filho, representante da Câmara Setorial e Temática da Cadeia Produtiva do Leite do Ministério da Agricultura. O moderador será o secretário executivo da Secretaria da Agricultura de SC Airton Spies.

À partir das 16 horas iniciam outras duas palestras: Implicações do manejo da pastagem no comportamento de pastoreio com Pablo Gregorini da empresa DairyNZ, de Nova Zelândia, e Pastoreio racional Voisin e agricultura de baixo carbono, com Airton Castagna, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro. Atuará como moderadora a pesquisadora da UFSC Daniele Kazama.

No dia 9 de novembro os trabalhos serão retomados às 8:30 com a mesa-redonda Experiências de cooperativismo, tendo como palestrantes técnicos do Centro leite (Goiás), da Coopercentral Aurora Alimentos (Chapecó) e de Mondragon (Espanha). O moderador será Olavo Ghedini (Ascooper).

Às 10h30 inicia a palestra Genética de gado leiteiro com Flávio Schenkel, da Animal & Poutry Science, da University of Guelph. Às 11h30 a mesa-redondaQualidade do leite e sistemas de produção reunirá os pesquisadores Daniele Kazama (UFSC), Shirley Kuhnen (UFSC) e Alan Fredeen (NSAC, Canadá), tendo como moderador Ricardo Kazama (UFSC).

Paralela e simultaneamente serão oferecidas as oficinas coordenadas por Luciana A. Honorato e Clarissa Cardoso: Programa Alimento Seguro (PAS leite) com especialista do Ministério da Agricultura; dejetos Itaipu binacional (Itaipu); leite orgânico com representante da Ascooper e Pronaf sustentável com representante do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

O intervalo para almoço está previsto para as 12h30. Às 14 horas inicia a palestra Bem-estar animal e qualidade do leite com os prelecionadores Lindsay Matthews diretor do Animal Behaviour and Welfare Research Centre (ABWRC) de Nova Zelândia e Maria José Hötzel do Laboratório de Etologia Aplicada da UFSC.Luiz Eugênio Teixeira do Ministério da Agricultura fará a moderação do debate.

A palestra final está prevista para as 16 horas e tratará do sistema SISBI/SUASA, tendo como expositores Michel Assis do Ministério da Agricultura e Silvio Antonio Diehl do CONSAD do Extremo Oeste. O moderador será Jurandi Gugel do Ministério do Desenvolvimento Agrário.

No período da tarde serão ministradas outras quatro oficinas paralelas, coordenadas pelas professoras Cibele Longo e Bruna Raizer: Cooperativismo, com instrutores da Ascooper, Ministério da Agricultura e Ucafes; Programa agricultura de baixo carbono (ABC) com Elvison Nunes Ramos do MAPA; gestão da propriedade rural com técnicos do Sebrae/SC e água nas propriedades com docentes da Unochapecó.



O presidente da Mercoláctea 2012, Odacir Zonta, realça que o Seminário exibirá o que há de mais avançado no mundo na produção de leite

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures