ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O melhor momento de se agrupar novilhas com vacas adultas

POR RAFAELA CARARETO POLYCARPO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2012

2 MIN DE LEITURA

7
0
Todos nós sabemos as vantagens de separar as novilhas recém paridas das vacas mais velhas do rebanho. Este manejo permite que os animais mais novos conheçam o novo ambiente, se adaptem a nova rotina e com isso tenham sua produção de leite maximizada e passem pelo período de transição sem problemas. Apesar de todos esses benefícios, nem todos os sistemas de produção possuem instalações suficientes para tal manejo, e mesmo os que conseguem separar os animais novos dos mais velhos, chega um determinado momento em que eles terão que se unir. Visto isso, qual seria o melhor momento de agrupar os animais jovens com os animais mais velhos?

Um grupo de pesquisadores do Reino Unido compararam o desempenho produtivo e indicadores de bem estar animal em grupos distintos de novilhas leiteiras. No primeiro grupo, as novilhas foram agrupadas com as vacas multíparas 30 minutos após a ordenha da manhã e o segundo grupo as novilhas e as vacas multíparas foram agrupadas 30 minutos após a ordenha da noite. A alimentação (totalmente misturada) era oferecida uma vez ao dia e uma quantidade extra de concentrado era ofertada na sala de ordenha. Os pesquisadores avaliaram então o comportamento dos animais imediatamente após o agrupamento e também logo após a alimentação durante o período de um mês.

Curiosamente, novilhas agrupadas com as vacas multíparas após a ordenha da manhã receberam maior quantidade de agressões vindas dos animais mais velhos do que as que foram agrupadas durante a noite. Além disso, as novilhas agrupadas pela manhã passaram maior tempo no cocho de alimentação, comeram mais por cada refeição e passaram menor tempo explorando o novo ambiente, indicando, segundo os pesquisadores uma maior disposição para competir por alimentos.

Em ambos os grupos, as novilhas passaram menos de 4 horas deitadas em suas camas durante as primeiras 24 horas após o agrupamento, sendo que as novilhas agrupadas pela manhã passaram menor quantidade de tempo deitada do que suas novas companheiras de lote e também do que as novilhas que foram agrupadas a noite.

A hora do dia em que os animais foram agrupados não teve influência significativa na produção de leite, na ingestão total de alimentos, no peso corporal e nem na perda da condição corporal. Porém a ingestão de alimentos para as novilhas agrupadas pela manhã sofreu aumento somente na segunda semana de agrupamento.

Após este estudo, devido as menores quantidades de interações agressivas e pela ausência de diferenças nos parâmetros de desempenho, os pesquisadores concluíram ser mais benéfico agrupar as novilhas com um grupo de vacas já existente após a ordenha da noite.

Referência:
-Amanda Smith, Hoard´s Dairyman Associate Editor, acessado em: https://www.hoards.com/blog/animal-care.

RAFAELA CARARETO POLYCARPO

Profa. Dra. Universidade de Brasília - UnB

7

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MAURICIO NORBERTO MATOS

NOVA CANAÃ - BAHIA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/10/2012

Estou muito convencido de que os animais a serem agrupados,tiverem  área,espaço,sombreamento,aguada e alimentaçao sem muita competição,vão se agrupar com o tempo.
CLAUDIA FEIJÓ SAMPAIO

RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/09/2012

Estou bastante convencida de que a solução administrada por Antonio Braz Zanatta Junior seja a mais adequada. Partindo do pre-suposto de os dois primeiros partos serem determinantes para a vida reprodutiva do animal, estes devem se dar com o mínimo de stress possível.
ANTONIO BRAZ ZANATTA JUNIOR

MATO GROSSO DO SUL - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 11/09/2012

Desculpas pelo palpite, mas no caso da Norma Bastos, Tocantins, por se tratar de novilhas de corte a campo, nossa experiência mostra não ser favorável o manejo em conjunto de fêmeas adultas com jovens primíparas.


Observamos que existem dois problemas, a dominância e a liderança no lote, interferindo no consumo de suplemento, agua e pasto pelas jovens.


Este quadro se prolonga em algumas situações até nas secundíparas.


Hoje em propriedades de manejo mais afinado, somente agrupamos as jovens após o segundo parto, assim que desmamam a primeira cria são encaminhadas para um pasto onde consigam recompor o Escore Corporal, caso nescessário são suplementados com proteicos, caroço de algodão etc, desta forma parindo bem na segunda vez, estão aptas a continuarem sua vida reprodutiva.
ANA PAULA DE BASTOS

PERDÕES - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2012

  Esse tipo de agrupamento poderia ser utilizado tanto para animais em confinamento quanto para animias em pastejo rotacionado....
CLAUDIO WINKLER

CARAMBEÍ - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 05/09/2012

Sempre achei interessante deixar as novilhas fazerem um "estagio" de alguns dias antes do parto (mais de 2 meses antes do parto, de preferência), para se ambientarem tanto às futuras companheiras quanto às novas instalações (inclusive sala de ordenha, cama, etc, se for o caso). A mudança no pós-parto, com isso, torna-se muito menos traumática.
NORMA BASTOS ARRUDA

JAÚ - TOCANTINS

EM 04/09/2012

No meu caso,(gado de corte) vou agrupar vacas e novilhas prenhas, com parto previsto para outubro2012 , este manejo esta correto.
AGROPECUARIA DJR CEU AZUL LTDA

CEDRAL - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 03/09/2012

E quanto ao tempo de parida, qual seria o melhor momento de agrupar essas novilhas - 30 -  60 dias, ou teríamos que esperar mais tempo para fazer esse agrupamento?   

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures