ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Escore de rúmen

POR RAFAELA CARARETO POLYCARPO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/01/2012

2 MIN DE LEITURA

6
3
O potencial genético das vacas leiteiras é muito alto e continua a aumentar. É por isso que as estratégias de alimentação são cada vez mais importantes. Sabe-se que a quantidade de leite produzida é altamente influenciada pela quantidade e qualidade dos alimentos oferecida à vaca. Também é possível influenciar a composição do leite através da alimentação. Como vacas de alta produção normalmente passam por uma escassez de nutrientes no início da lactação, é importante oferecer uma dieta bem equilibrada e maximizar o consumo de matéria seca. Uma dieta desequilibrada aumenta o risco de distúrbios metabólicos e perda de peso, que têm um efeito negativo sobre a produção de leite. Saudáveis, as vacas alimentadas de forma adequada também farão a transição do período seco para o pico de lactação mais facilmente.

A vaca é um ruminante com quatro estômagos, o maior das quais é o rúmen, quejuntamente com o retículo possuem um volume total de aproximadamente 150 a 200 litros. Neste sistema digestivo existem bilhões de microorganismos. Eles ajudam a vaca a digerir e utilizar os nutrientes na alimentação. Para maximizar o uso dos nutrientes e obter alta produção de leite, os microorganismos têm que ter condições ideais, como temperatura, pH, umidade e suprimento regular de alimentos.

O escore de rúmen é uma maneira de verificar a ingestão de alimentos ea velocidade em que ele está se movendo no trato digestivo do animal( veja a baixo as fotos que representam escores de 1 a 5). Para avaliar o escore de rúmen é necessário posicionar atrás da vaca e olhar para o flanco esquerdo do animal. O preenchimento indica o consumo de alimento, a velocidade de fermentação ea taxa em que o alimento passa através do sistema digestivo do animal. A fermentação ea velocidade passagem dependem da quantidade e das propriedades dos alimentos, como quantidade de fibra e tamanho de partículas.

Escores de Rúmen:

Escore 1



Um vazio profundo no flanco esquerdo. A pele sob as curvas da região lombar voltada para dentro das vértebras. A fossa paralombar atrás da última costela é mais do que uma mão largura de profundidade. Visto de lado, esta parte do flanco tem uma aparência retangular. A vaca come pouco ou nada, o que poderia ser devido a doença súbita, alimentação insuficiente ou intragável.

Escore 2



A pele sob as curvas da região lombar voltada para dentro das vértebras. A fossa paralombar atrás da última costela é uma mão largura de profundidade. Visto de lado, esta parte do flanco tem uma aparência triangular. Esta pontuação é visto freqüentemente em vacas na primeira semana após o parto. Mais tarde, em lactação, este é um sinal de ingestão alimentar insuficiente, ou uma taxa de passagem muito elevada.

Escore 3



A pele sob as vértebras da região lombar vai verticalmente para baixo e em seguida para fora. A fossa paralombar atrás da última costela ainda é visível. Esta é a pontuação correta para vacas leiteiras bem alimentadas. É indício que o rúmen está recebendo alimento em quantidade correta e com boa taxa de passagem pelo trato digestivo.

Escore 4



A pele sob as curvas da região lombarpara fora das vértebras. Sem fossa paralombar visível por trás da última costela. Esta é a pontuação correta para as vacas se aproximando do final da lactação, e para vacas secas.

Escore 5



As vértebras lombares não são visíveis. A pele sobre a região abdominal é bastante esticada. Não há transição visível entre o flanco e costelas. Este é o escore corretopara vacas secas.

Fonte:D.Zaaijer, WDJKremer, JPTM Noordhuizen (2001), em J. Hulsen, Sinais de vaca.Citado em https://www.milkproduction.com/Library/Scientific-articles/Housing/Cow-comfort-12/

RAFAELA CARARETO POLYCARPO

Profa. Dra. Universidade de Brasília - UnB

6

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

RENATO MARQUES ROSA DE OLIVEIRA

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/02/2013

Rafaela, parabéns por trazer algo tão didático e ao mesmo tempo tão prático.



Gostaria de saber se essa avaliação pode ser feita a qualquer momento do dia, ou se existe um momento correto?



Obrigado.
MELINA LAURA MORETTI PINHEIRO

SÃO SEBASTIÃO DO PARAÍSO - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 06/10/2012

Rafaela,



Parabéns pelo artigo, as ilustrações ajudaram muito.

Gostaria de saber outras fontes referente ao assunto.



Abraço
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 19/01/2012

Prezada Rafaela: Mais uma vez você nos ajuda a conhecer nosso rebanho e a definir as estratégias corretas para a boa alimentação e a sanidade geral de nossos animais. Parabéns e obrigado pela aula prática.

Um abraço,

GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG
JOÃO LUIZ TOMAZZONI

URUÇUÍ - PIAUÍ - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 19/01/2012

Muito interessante essa classificação de escore de rúmen, mais uma ferramenta que auxilia a nossa pecuária!
RODRIGO OLIVEIRA MARANHÃO

NATAL - RIO GRANDE DO NORTE - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 18/01/2012

Parabéns pelo artigo, simples, e pratico. As ilustracões ajudaram bastante.
RAONI BENI CRISTOVAM

DRACENA - SÃO PAULO - ZOOTECNISTA

EM 18/01/2012

Boa tarde Rafaela!  

Parabéns pela publição, sou Zootecnista formado em Julho do ano passado e nunca li nada sobre o assunto, achei muito interessante. Vou estudar mais sobre o assunto.

Obrigado e parabéns mais uma vez.

Raoni R Beni Cristovam - Zootecnista UNESP/Dracena.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures