ENTRAR COM FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO

Como determinar a capacidade de suporte dos piquetes para ovinos

POR MURILO SARAIVA GUIMARÃES

E DIEGO AUGUSTO RIBEIRO

PRODUÇÃO

EM 17/09/2013

30
0
Para aqueles que leram o artigo Como encontrar a quantidade de massa de forragem disponível nos piquetes, este artigo dará continuidade às dicas e cálculos para determinação da capacidade de suporte dos piquetes. É recomendado que leiam o artigo anterior antes de lerem esse artigo.

No manejo de um módulo rotacionado é muito importante termos em mente que é preciso determinarmos o número correto de animais que irão fazer parte do lote para evitar situações de superpastejo ou subpastejo e que podem levar a área de pastagem à degradação levando à necessidade de reforma dos pastos. Assim tentamos explicar de forma simplificada como calcular a capacidade de suporte para os pastos manejados sob estratégia de pastejo rotacionado.

Além da massa de forragem MS ha-¹ disponível calculada é preciso também levar em consideração o consumo por animal e a eficiência de pastejo seguindo os seguintes cálculos:

Para o consumo médio de 3,0% do peso vivo (é importante ressaltar que este consumo é dependente da dieta fornecida, se o animal recebe suplementação ou não, idade dos animais e qualidade da forragem) e um lote de cordeiros com peso médio de 30 kg, a forragem consumida por dia por animal será de: Consumo = PV x 3%. Neste exemplo será de 0,900 kg em média por dia. Levando em consideração uma eficiência de pastejo de 55%, será necessário ofertar no mínimo 1,636 kg de MS de forragem por animal por dia de ocupação para garantir o consumo esperado.

Ao dividir MS ha-¹ pelo número de dias de ocupação se encontra quanto de forragem teremos disponível em média por dia. Dividindo a quantidade de MS ha-¹ dia-¹ por kg MS de forragem por animal por dia para atingir o consumo esperado se encontra a capacidade de suporte do piquete.

Exemplo:

- 3 dias de ocupação;
- Consumo de 1,636 kg MS de forragem animal/dia;
- Quantidade de forragem necessária para os 3 dias por animal;
- 3 x 1,636 kg = 4,908 kg MS por animal.

Para encontrar a capacidade de suporte do piquete para os 3 dias é preciso estimar a quantidade de forragem para o tamanho do piquete.

Exemplo:

- Piquete de 0,3 ha;
- 1080 kg MS ha-¹ x 0,3 ha= 324 kg MS/piquete;
- 324 kg MS/ piquete/4,908 kg MS por animal = 66 cabeças de ovinos de 30 kg.

Portanto, seguindo o exemplo, o piquete suportaria 66 cabeças de ovinos com peso médio de 30 kg por um período de ocupação de 3 dias. É preciso lembrar que o número de piquetes deve possibilitar o período de descanso correto para cada espécie de capim usada. Além do fato de que a produção de forragem é variável ao longo do ano dependendo das condições climáticas da região e isso faz com que a capacidade de suporte dos piquetes variem junto com as variações de produção de forragem.

Dicas: façam as amostragens e determinem a capacidade de suporte de pelo menos um piquete por ciclo do módulo rotacionado. Além de criar um histórico de produção de forragem e capacidade de suporte ao longo dos anos para seus módulos de rotacionado da propriedade, issoirá ajudar muito nas tomadas de decisão nos momentos de compra e vendas e na produção e conservação de forragem para períodos de inverno ou seca.

ARTIGO EXCLUSIVO | Este artigo é de uso exclusivo do MilkPoint, não sendo permitida sua cópia e/ou réplica sem prévia autorização do portal e do(s) autor(es) do artigo.

MURILO SARAIVA GUIMARÃES

Consultor da Campo - S/A
Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ - USP
Mestre em Ciência Animal e Pastagem pela ESALQ- USP

DIEGO AUGUSTO RIBEIRO

Consultor da Campo S/A, Engenheiro Agrônomo formado pela ESALQ - USP, Pós-Graduado em Administração de Empresas pela IBE - FGV

30

COMENTÁRIOS SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Seu comentário será exibido, assim que aprovado, para todos os usuários que acessarem este material.

Seu comentário não será publicado e apenas os moderadores do portal poderão visualizá-lo.

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OZENAR

JUAZEIRO - BAHIA

EM 23/11/2017

Boa tarde!
EDICARLOS

SÃO PAULO - SÃO PAULO - ESTUDANTE

EM 01/10/2017

Tenho uma área de 2h intrigada com capim Tanzânia, na região semiarida no nordetes quantas matrizes de ouvido seria o ideal para cria nesta area??
DIEGO GESTEIRA

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RIO DE JANEIRO - OVINOS/CAPRINOS

EM 30/09/2017

Boa tarde.... tenho 156 metros quadrados e tenho interesse em começar a criação de carneiros... gostaria de informações...se pode fazer uma cimentação e jogar capim p forrar o chão...se tem necessidade de luz durante a noite...? Desde já agradeço !
ALINE CARDOSO

VOTORANTIM - SÃO PAULO - OVINOS/CAPRINOS

EM 19/03/2017

Moro em Pilar do sul interior de São Paulo qual seria a passagem mais indicada?
PROF.DR.LUIZ PEREIRA DA COSTA

EM 12/02/2017

estou iniciando o criatório de ovinos para cria recria e engorda confinada, qual a area para confinamento de 100 carneiro,qual a ração apropriada,para alcançar maior peso em 3 meses de confinamento -qual o capim mais apropriado para o dia a dia?


AECIO NETTO

CORURIPE - ALAGOAS - OVINOS/CAPRINOS

EM 31/07/2016

Boa noite!

Tenho uma área com 1 ha, da pra fazer quantos paquetes e quantos animais? Capim tifiton e gramao. Os piquetes irrigados.
GIRLANDE L. M. BORGES

GUANAMBI - BAHIA - OVINOS/CAPRINOS

EM 03/05/2016

boa tarde tenho 2 hectares e gostaria de criar ovinos da raça Dor per com santa ines para abati em piquetes irrigados  em 1 1/2  hectarea dessa area com pastagem do tipo tifton-85 , pretendo também no restante da area fazer cultivo da arvore moringa para complementar. gostaria de saber como devo fazer o calculo da capacidade de animais para cada piquete  se irão receber complemento
CLEONARDO FREIRE DE SALES

EM 24/04/2016

eu estou comesando agora para criar ouvinos eu queria seber como e que eu faso para ter um bom resutado
RNXPF

SOBRAL - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 02/04/2016

????
RNXPF

SOBRAL - CEARÁ - ESTUDANTE

EM 01/04/2016

ola bom dia , estou na mesma situação de Anderson, estou querendo iniciar meu plantel de OVINOS e tenho uma area de 2100 metros quadrados.? Quantos piquetes posso fazer nesta area plantando capim  massai  ou tifton 85 e quantos ovinos  suporta esta area ?

grato

Raimundo Filho
FRANCISCO EXPEDITO MARTINS MOURA

VALENÇA DO PIAUÍ - PIAUÍ - OVINOS/CAPRINOS

EM 26/01/2016

Boa tasrde Senhor Diego,

Em primeiro lugar quero parabenizar este site pela importancia na informação. Sou um pequeno e iniciante criador de ovinos tenho proximo a 300 matrizes e auero alcançar este numero ate março, minha area e de 43 ha, e tenho 30 piquetes de 1020 m2 de capim tifton, como estou em fase de implantação, se não é compensador financeiramente, atender esses animais no coxo, ja que tenho o funcionario para a lida? tendo em vista que no pisoteio eles desperdição quase 50% do pasto? qual sua opinião? fico grato pela atenção.



Expedito Martins

Colonia do Piaui-Piaui
ELY SOM

CRISTINO CASTRO - PIAUÍ - OVINOS/CAPRINOS

EM 06/12/2015

bom dia amigos alguem pode mim ajuda eu tenho 3 ha irrigado tou com duvida em que faco se planto banana ou capim para cria ovino queria saber qual dos dois produzia mais

qual seria mais lucrativo
MATEUS COELHO PIMENTEL

ITUETA - MINAS GERAIS - ESTUDANTE

EM 21/08/2015

oi amigo, bom dia.

preciso ajudar meu pai, ele que fazer uma área de 2.02 ha piquetada para vacas de leite .

como faço essa divisão ?  
VANDERLAN

IRECÊ - BAHIA - PRODUÇÃO DE OVINOS DE CORTE

EM 30/04/2015

Oi amigo sou lavrador e não muito bom em calculo e estou começando um pequena

criação para produção de carne,quero que o sr me fale o tamanho do piquete e quantos

dias de descanso sendo que o capim será tifton que produz muito bem na minha região.São 30 matrizes santa ines e quero deixar os carneirinhos no mesmo piquete junto com as mães até a data de desmame.desde já agradeço as informações.
FRANCISCO EXPEDITO MARTINS MOURA

VALENÇA DO PIAUÍ - PIAUÍ - OVINOS/CAPRINOS

EM 26/06/2014

Bom dia,

Parabenizo a equipe pela claresa de detalhes na materia, aproveito para fazer uma indagação, tenho 22 piquetes irrigados de 12 x 80 m que vou plantar tifton 85 para  cria, recria e engorda de carneiro, pergunto como so aproveitamos 55% do pasto com pastejo, mesmo aumentando custos não seria mais interessante fenar de 16 em 16 dias e fornecer no cocho aos animais?

obrigado

Expedito
ALAN DELMONDES DE MELO

ARARIPINA - PERNAMBUCO

EM 25/06/2014

tenho um carneiro dorper com 90kg e 40 ovelhas com 50kg quantos piquetes rotacional tenho que fazer qual tamanho da area metro quadrado com capim massai.alan deararipina pe fazendaalandemelo@bol.com.br
JOSÉ PEDRO RIBEIRO DOS SANTOS

TAPAUA - AMAZONAS - OVINOS/CAPRINOS

EM 08/04/2014

Prezado Murilo.

Parabens pelo assunto importante!! Tenho um pasto de piatã com 2,5 hectares. Quantos piquetes dá pra fazer para colocar 50 borregas santa ines? , qual o periodo de ocupação e quantos dias de descanso?? Grato. Ribeiro.
DEIZINHO

SEABRA - BAHIA - ESTUDANTE

EM 11/02/2014

boa noite tenho um hectaria em sistema de irrigacao quantos piquetes da pra fazer em uma hectaria para criacao de santos ines x dooper
DIEGO AUGUSTO RIBEIRO

LARANJAL PAULISTA - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 05/12/2013

Boa noite Reginaldo,



Sugiro que você utilize os cálculos desse artigo e do anterior a esse, acredito que poderão responder boa parte de suas dúvidas. Devido à maior complexidade do sistema de produção que você pretende ter, você precisará consultar um técnico para avaliar sua propriedade e então propor o mais adequado.

DIEGO AUGUSTO RIBEIRO

LARANJAL PAULISTA - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 05/12/2013

Boa noite Clovis,



O valor de 1.080 kg MS ha -1 é apenas o resultado de um exemplo, dado no artigo anterior a esse, utilizado para demonstrar o cálculo da quantidade de massa de forragem do piquete. Recomendo que leia o artigo anterior para que você possa realizar os mesmos cálculos em sua propriedade.



Agradecemos pelo elogio ao texto.