FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Utilização de glicerina bruta na dieta de cordeiros confinados

POR FLAVIO BOTTINI FILHO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 15/05/2012

2 MIN DE LEITURA

4
0
Introdução

A glicerina bruta é um coproduto gerado na produção do biodiesel, que por ser considerado um resíduo do processo industrial, apresenta baixo valor de mercado. Para cada 100 litros de biodiesel produzidos são gerados 10 kg de glicerina bruta, que em muitos casos são de difícil comercialização por parte das industrias. Assim são necessárias formas de aproveitar racionalmente este coproduto. A utilização da glicerina bruta na dieta dos animais vem se mostrando uma alternativa viável do ponto de vista nutricional e econômico, principalmente quando é utilizada na alimentação de ruminantes.

Grande parte da glicerina bruta é composta por glicerol, que é fermentado no rúmen originando o propionato ou absorvido diretamente pelo epitélio ruminal e metabolizado no fígado para a produção de glicose. Por ser um produto de baixo valor comercial, a glicerina bruta pode ser utilizada na dieta dos ruminantes, substituindo parte do milho e reduzindo assim o custo de produção do concentrado. No entanto, a glicerina bruta pode apresentar algumas impurezas como metais pesados, alto teor de ácidos graxos e metanol, o que acaba reduzindo o consumo e consequentemente o desempenho dos animais. Diante disto o objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho produtivo de cordeiros alimentados com dietas contendo doses crescentes de glicerina bruta.

O desempenho animal pode ser medido de maneira direta através do ganho de peso, conversão alimentar, consumo de matéria seca, rendimento de carcaça e peso de carcaça ou estimado de maneira indireta através das mensurações biométricas. A biometria corporal destaca-se como uma ferramenta importante na avaliação do desempenho individual e para a determinação dos padrões morfológicos dos animais. Ainda assim, a condição corporal está relacionada com o acabamento do animal, ou seja, determina a quantidade de músculos e tecido adiposo, em relação à proporção óssea, orientando os produtores de ovinos o momento ideal de abate dos animais. Portanto o objetivo deste trabalho foi avaliar as medidas biométricas corporais de cordeiros confinados, alimentados com diferentes doses de glicerina bruta na dieta.

O presente trabalho foi desenvolvido no setor de Ovinocultura FCA-UFGD localizado em Dourados-MS. Foram utilizados 24 cordeiros machos, não castrados, com idade média de 90 dias e peso médio de 20 kg. Os animais utilizados no trabalho pertencem a um grupo de ovinos nativos da região, que recebem a denominação de "Pantaneiros".

Resultados

Abaixo a Tabela 1 mostra os resultados obtidos em relação ao consumo de MS (kg/dia) dos cordeiros, ganho de peso corporal (kg/dia) e conversão alimentar (kg/kg).

Tabela 1- Consumo de matéria seca, ganho de peso corporal e conversão alimentar de cordeiros confinados alimentados com dietas contendo doses crescentes de glicerina bruta.



Desta forma, a glicerina bruta pode ser considerada uma fonte energética facilmente aproveitada pelos ruminantes e resulta em melhorias na conversão alimentar dos mesmos. Portanto, cordeiros alimentados com dietas contendo glicerina bruta apresentaram desempenho similar aos animais alimentados exclusivamente com milho. Desta forma, recomenda-se a adoção de 7,5% de glicerina bruta na MS em substituição ao milho, objetivando a redução do custo de produção da atividade.

O ganho de peso é uma variável importante a ser mensurada, tanto para o desempenho produtivo animal quanto para a avaliação da eficiência da dieta utilizada. Desta forma animais da mesma raça e idade, que apresentam ganhos de peso similares também apresentam características biométricas semelhantes.

A Tabela 1 abaixo mostra os resultados obtidos com relação a condição corporal e medidas biométricas de cordeiros confinados.

Tabela 2- Condição corporal e medidas biométricas de cordeiros confinados recebendo diferentes doses de glicerina bruta. (CV%=coeficiente de variação)



Portanto, cordeiros alimentados com dietas contendo glicerina bruta apresentaram ganho de peso, condição corporal e biometria semelhantes aos animais alimentados exclusivamente com milho.

FLAVIO BOTTINI FILHO

Discente de mestrado da UFGD sob a orientação do professor Fernando Miranda de Vargas Junior líder do grupo de pesquisa Ovinotecnia.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

OSCAR JULIAN ARROYAVE S

INSTITUIÇÕES GOVERNAMENTAIS

EM 26/07/2012

Seria muito importante conhecer o metanol cocentracion no glicerol em bruto, os níveis de metanol a 3%, pode ser tolerada pela ovelhas?
LUIZ ALEXANDRE

CURITIBA - PARANÁ

EM 28/06/2012

No caso dos metais pesados e o próprio metanol, não há o risco de acúmulo destas substâncias na carne, podendo contaminar humanos?
FLAVIO BOTTINI FILHO

MATO GROSSO DO SUL - PESQUISA/ENSINO

EM 23/05/2012

Prezado Egberto da Cunha Grellert,



Nos níveis testados não houve casos de intoxicação, os cordeiros passaram por um período de adaptação de 10 dias e após isso tiveram um desempenho e aceitação da dieta com glicerina bruta bem satisfatório. Acredito que em experimentos futuros possa-se usar doses superiores a 7,5%. Além disso, já existem trabalhos onde foi testado a glicerina bruta com bovinos em níveis de 15% e também o resultado foi positivo.



Obrigado
EGBERTO DA CUNHA GRELLERT

SÃO LOURENÇO DO SUL - RIO GRANDE DO SUL

EM 22/05/2012

Não houve casos de intoxicação???

MilkPoint AgriPoint