ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

O Programa 5S em Sistemas de Produção de Leite

POR RAFAELA CARARETO POLYCARPO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2011

2 MIN DE LEITURA

10
0
O programa 5s é uma ferramenta fundamental no trabalho de melhoria da qualidade. Ele é uma filosofia de trabalho desenvolvida no Japão, que tem como principal objetivo melhorar a relação entre o ser humano e o meio ambiente. Sua origem se deu na década de 1950 e foi aplicado após a 2ª Guerra Mundial, com a finalidade de reorganizar o país quando vivia a chamada crise da competitividade.

O país precisava reestrutura-se, organizar as indústrias e melhorar a produção para ser compatível com o mercado mundial e a implantação desse método possibilitou a alavancagem das indústrias japonesas e demonstrou ser tão eficaz que até hoje é considerado o principal instrumento de gestão da qualidade e da produtividade utilizado no Japão.

Recebe este nome porque são representadas por cinco palavras japonesas, iniciadas pela letra S, as quais estão descritas no quadro 1.



Será possível aplicar o programa 5S em propriedades leiteiras?

A utilização do programa 5S contribui para a melhoria da qualidade geral dos serviços, prepara a organização e os seus funcionários para implantação de programas de qualidade mais exigentes e pode ser aplicado em diversos tipos de empresas, inclusive nas empresas rurais, pois traz benefícios a todos que convivem no local, melhora o ambiente, as condições de trabalho, diminui riscos e acidentes de trabalho, saúde, higiene trazendo eficiência e qualidade.

Os cinco sensos têm a grande vantagem de trazer melhorias visíveis em curto espaço de tempo (75 a 150 dias). Os bons resultados, segundo Nogueira (2003), motivam as pessoas envolvidas, aumentando dessa forma, o seu comprometimento e formando um círculo virtuoso que se realimenta constantemente.

Pois bem, já vimos que na teoria o programa 5S pode ser aplicado em qualquer empreendimento. Mas como executar tais atividades? Aonde podemos melhorar? Como transformar o programa 5S em parte da rotina de uma propriedade leiteira?

As tabelas a seguir, ilustram algumas possíveis aplicações do programa 5s na pecuária leiteira.

Aplicabilidade do programa 5S










Conclusões:

As mudanças no cenário da agropecuária, mudanças econômicas e avanços tecnológicos, têm buscado empresários rurais com visão de futuro, que enfatizam a necessidade de um planejamento de qualidade para as fazendas. As exigências e desafios do mercado serão cada vez mais intensos e a competitividade será cada vez mais acirrada. As fazendas terão que funcionar como grandes empresas, pensar em qualidade, gestão de negócios, acompanharem tendências e oscilações de mercado, traçar metas e planos estratégicos, estar atento às oportunidades de mercado, investimentos e criar um diferencial competitivo que garantirá a permanência no setor.

A implantação do programa 5S em propriedades rurais tem como propósito se adequar às exigências desse mercado competitivo, usando como fator primordial a gestão da qualidade. E o que vai determinar o resultado positivo do programa é a capacidade de adequação da filosofia dos sensos, de acordo com a atividade praticada, bem como o treinamento, monitoramento das tarefas e o compromisso com a melhoria contínua.


Referências:

CANO, I.S. Gerenciamento estratégico e políticas de execução, melhoria dos processos, Dissertação de monografia de trabalho de conclusão de curso; Faculdade Carlos Drummond de Andrade, São Paulo, 2006.

O artigo é parte do trabalho de conclusão de curso em Gestão em Agronegócios - Fatec - Rio Preto da aluna: Juliana Aparecida Evangelista, sob orientação de Adriana Alvarenga de Souza e Rafaela Carareto e será publicado na íntegra no 49º Congresso da SOBER em Belo Horizonte - MG.

RAFAELA CARARETO POLYCARPO

Profa. Dra. Universidade de Brasília - UnB

10

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

ANTENOR

EM 30/01/2014

Toda informação gera conhecimento.

Parabens.
LUAN SOUZA

COXIM - MATO GROSSO DO SUL - ESTUDANTE

EM 04/05/2012

Prezada Rafaela Carareto Polycarpo, parabéns por tão artigo, que se aplicado ajudará muitas empresas ligadas há produção de leite.

Quero informa-la de um pequeno equívoco no artigo. Pode notar que os dois ultímos sensos estão trocados, o Seiketsu (Senso de Saúde) e o Shitsuke (Senso de Autodiciplina). Ambos estão sendo apresentados invertidos.

Porem o artigos tem ótima qualidade...

Grato: Luan Souza
ANGELO ANTONIO CAPELLA BORELLI

UBERABA - MINAS GERAIS - PROFISSIONAIS DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS

EM 02/08/2011

Muito interessante e inusuitada matéria, pois conheço o 5s mas em empresas tradicionais. Em empresa rural de leite não sabia que poderia ser empregado, muito bom. Em empresa rural em geral também pode ser utilizado então!?


Parabéns !!! Rafaela e equipe.
REJANE PEREIRA CASTRO

ARARUAMA - RIO DE JANEIRO - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 14/06/2011

Excelente matéria Rafaela e equipe!



Tenho, por enquanto, um pequeno plantel de cabras leiteiras em minha propriedade e certamente usarei este seu artigo como direção para futuros planejamentos.



Um abraço.
GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 13/06/2011

Prezada Fernanda Carolina Ferreira: Obrigado pelas palavras elogiosas. Entendo que nós não fazemos mais que a nossa obrigação - produzir um leite de qualidade. Se todos fizessem o mesmo, já seríamos um "gigante internacional" na produção de leite.


Um abraço,








GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG


=A ELEITE DO LEITE=


MAIS DE CINQUENTA ANOS PRODUZINDO QUALIDADE
RAFAELA CARARETO POLYCARPO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PESQUISA/ENSINO

EM 13/06/2011

Prezada Fernanda Carolina Ferreira,


Obrigada.


Como bem expressou, estou apenas multiplicando o trabalho e o programa do 5S. Não posso deixar de dar os méritos a aluna Juliana Evangelista e sua orientadora Adriana Alvarenga da Fatec-Rio Preto pelo excelente artigo.


Abraço,


Rafaela Carareto.
FERNANDA CAROLINA FERREIRA

BELO HORIZONTE - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 09/06/2011

Prezada Rafaela,



Parabéns pelo artigo. A ferramenta 5S é maravilhosa, e traz excelentes resultados. Nós, enquanto multiplicadores do conhecimento técnico, não podemos nunca nos esquecer das ferramentas gerenciais.



Prezado Guilherme,



Parabéns pelo sucesso da fazenda Sesmaria. Que o sucesso dessa empresa sirva de exemplo a outros empreendedores do agronegócio.



Atenciosamente,



Fernanda C. Ferreira

Médica Veterinária, MSc.

Analista A - Embrapa Rondônia
RAFAELA CARARETO POLYCARPO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PESQUISA/ENSINO

EM 09/06/2011

Prezado Guilherme Alves de Mello Franco,





Parabéns pelos resultados conquistados. Fico contente por ter gostado do artigo.





Obrigada.





Abraço





Rafaela Carareto
RAFAELA CARARETO POLYCARPO

BRASÍLIA - DISTRITO FEDERAL - PESQUISA/ENSINO

EM 08/06/2011

Prezado Guilherme Alves de Mello Franco





Parabéns pelos resultados obtidos na propriedade. Fico contente por ter gostado do artigo. Obrigada.





Abraço,





Rafaela





GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/06/2011

Prezada Eduarda: Com certeza, através deste seu excelente artigo, muitas das fazendas leiteiras brasileiras poderão organizar melhor sua produção e melhorar, via de consequência, a qualidade do produto. Nós, da Fazenda Sesmaria, nos orgulhamos de nossa qualidade de leite (CCS - 85; UFC - 20 - última análide da EMBRAPA, em Junho de 2011), conquistada com a aplicação destes 5S, aliados à tecnologia e à excelência da mão de obra.


Um abraço,





GUILHERME ALVES DE MELLO FRANCO


FAZENDA SESMARIA - OLARIA - MG

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures