FAZER LOGIN COM O FACEBOOK ESQUECI MINHA SENHA SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Introdução a caprinocultura leiteira

POR RODRIGO TENÓRIO PADILHA

E DEBORAH DE MELO MAGALHÃES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 23/12/2008

3 MIN DE LEITURA

0
0
A redução do tamanho das propriedades rurais, em especial aquelas próximas aos centros urbanos, bem como da mão-de-obra disponível nas zonas rurais, e o custo da terra e dos insumos têm direcionado para a implantação de atividades agropecuárias intensivas que possam maximizar seu uso (GUIMARÃES, 2004).

A caprinocultura leiteira tem sido considerada uma alternativa viável para essas condições. A possibilidade de criação intensiva, permitindo a maximização do uso do solo, a facilidade de manejo dos animais, a prolificidade da espécie e o pequeno intervalo entre partos são fatores positivos que justificam a opção pelo produtor rural (GUIMARÃES, 2004). Esta atividade pecuária tem aumentado de forma bastante significativa sua participação no cenário agropecuário brasileiro, superando o constante desafio de conquistar e manter novos mercados para o leite de cabra e seus derivados.

Atualmente, em todo o Brasil, inúmeros estabelecimentos registrados nos Serviços de Inspeção produzem e comercializam leite pasteurizado, leite ultrapasteurizado (UHT), leite esterilizado, leite em pó, iogurtes, sorvetes, doces e queijos elaborados a partir do leite de cabra (BORGES, 2002). Simultaneamente ao aumento da demanda pelos produtos de cabra, verifica-se uma crescente preocupação com a introdução de animais especializados. A importação de material genético vem contribuindo para isso, com destaque para as raças Saanen e Alpina, trazidas da Europa, em especial da França, e também dos EUA (BORGES, 2002). Bem como, a raça Anglo-nubiana que hoje é amplamente criada no semi-árido nordestino e vem sendo selecionada nesta região para a produção de leite.

Figura 1: Cabra Anglo-nubiana (FONTE: ACCOBA)


Para Vilela (2002), o conceito de especialização da produção leiteira envolve a utilização de animais de bom potencial genético e a adoção de técnicas de manejo mais apuradas, implicando, com isto, maiores investimentos quando comparados aos sistemas tradicionais (extrativistas) de produção.

A adaptação dos caprinos à ampla variação de condições climáticas e de manejo faz com que eles apresentem maior eficiência produtiva, em relação a qualquer outro ruminante doméstico, como bovino, ovino, ou bubalino, sendo presente em regiões com condições precárias para o desenvolvimento de outras espécies.

A eficiência produtiva da cabra pode ser medida através da produção de leite e do número de crias por ano. O consumo de forragem por seis cabras, com produção média de 1,2 litros de leite/dia, equivale ao de uma vaca com produção de 6 litros de leite/dia, ou seja, a produção total é 15% maior, enquanto em termos de crias, as seis cabras podem ter até 21 cabritos em dois anos, enquanto a vaca só produzirá no máximo duas crias.

A produção leiteira caprina é influenciada pelos efeitos genéticos, somados aos fatores do meio ambiente em que o animal se encontra e dessa interação. As interferências do ambiente sobre a capacidade produtiva merecem especial atenção, uma vez que respondem por grande parte da variação existente na produção (GUIMARÃES, 2004).

A cabra é a terceira espécie produtora de leite em volume de produção mundial. Estima-se que em 2005 foram produzidos 12,4 bilhões de litros de leite de cabra no mundo, o que compreende a 2% da produção mundial (CNPGL, 2006).



Referências bibliográficas

BORGES, C.H.P.; BRESSLAU, S. Produção de leite de cabra em confinamento. In: SIMPÓSIO DE PECUÁRIA DO NORDESTE-PECNORDESTE, 6.; SEMANA DA CAPRINO-OVINOCULTURA BRASILEIRA, 3., 2002, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2002.

GUIMARÃES, M.P.S.L.M.P. Custos de produção do leite de cabra - Capril Sanri,
Florestal, MG. In: ENCONTRO DE CAPRINOCULTORES DO SUL DE MINAS E
MÉDIA MOGIANA, 5, Espirito Santo do Pinhal, 2001. Anais... Espirito Santo do
Pinhal:CREUPI, 2001.

MEDEIROS, L.P. et al. Caprinos: princípios básicos para sua exploração. Sobral: EMBRAPA Caprinos. 1997. 177 p. CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE GADO DE LEITE - CNPGL- Embrapa.
Disponível em www.cnpgl.embrapa.br, acesso em maio de 2006.

VILELA, D. Perspectivas para a produção de leite no Brasil. In: SIMPÓSIO
INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO DE LEITE - SINLEITE, 3, Lavras, 2002.
Anais ... Lavras:Editora UFLA, 2002, p.225-266.

RODRIGO TENÓRIO PADILHA

Médico veterinário,
Mestre em reprodução e sanidade animal,
Doutor em biotecnologia em agropecuária.
Técnico de Registro da ABCC-Ceará

DEBORAH DE MELO MAGALHÃES

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MilkPoint AgriPoint