ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Implicações econômicas no sistema de módulos mínimos para ovinocultura

VÁRIOS AUTORES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 16/06/2011

3 MIN DE LEITURA

0
0
Dentre os diversos ramos do agronegócio, a ovinocultura vem se destacando nos últimos anos por suas características, tais como: a atividade pode ocupar o espaço deixado por outras atividades pecuárias, viabilização de pequenas propriedades, utilização de áreas com relevo impróprio para outros ruminantes ou mesmo ser a atividade principal dentro de uma grande empresa rural.

A ovinocultura não é exercida como atividade principal em várias propriedades e muitas vezes ela agrega valor a outras atividades exercidas na propriedade, adequando-se a estes animais instalações, piquetes, pastagem etc., muitas vezes utilizados, anteriormente, para criação de bovinos e/ou equinos. Tais adequações denotam a simplicidade de utilização de instalações rústicas, para criação de ovinos, de forma economicamente viável.

Observa-se que além da expansão numérica, a ovinocultura apresenta-se em crescimento tecnológico nas diversas regiões do Brasil. Este aspecto certamente está relacionado com o aumento na demanda por carne ovina, mais especificamente do reconhecimento da carne de cordeiro em todo o Brasil. Iniciativas regionais como a criação de cooperativas visando a gestão da cadeia produtiva da carne ovina tornam-se cada vez mais frequentes. Em resposta ao novo cenário que se estabelece no país, torna-se necessário o desenvolvimento de sistemas de produção de ovinos de alta produtividade e boa rentabilidade, para que sejam sustentáveis. Então, torna - se necessário destacar as implicações econômicas relacionadas para tal atividade.

No Brasil, poucos trabalhos abordam aspectos e indicadores econômicos nos sistemas de produção de ovinos. Além disso, as diferenças metodológicas observadas entre os estudos existentes devem ser consideradas como fatores complicadores, uma vez que se torna difícil fazer comparações entre os resultados, devido às distintas formas de cálculo.

Alguns cálculos foram realizados por docentes e discentes da área de Forragicultura e Pastagens do curso de Pós-Graduação em Zootecnia da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP de Botucatu, incentivados pelos constantes questionamentos referentes à viabilidade dos sistemas de produção de ovinos.

Os itens e os custos utilizados para tal cálculo foram estabelecidos conforme o sistema de criação para a produção de cordeiros em módulos mínimos, sendo este baseado na manutenção das matrizes em pastagens de forrageiras de alta produtividade e elevado valor nutritivo, manejadas intensivamente, associado à fase inicial e acabamento dos cordeiros em pastagens com uso do creep feeding até o desmame e posterior abate. Dessa forma, tanto o desempenho das matrizes como das crias não foi prejudicado.

Os custos de implantação do sistema de módulos mínimos de produção de ovinos estão descritos na Tabela 1 . Verifica-se que, o investimento inicial é de 372.269,20 para uma área de aproximadamente 55 ha de pastagem. Nos presentes cálculos, vamos considerar a mão de obra como sendo familiar. No entanto, fixaremos um "salário" de 3 salários mínimos, para tais rendimentos consideraremos um valor para o kg de cordeiro vivo com base na média histórica do preço do kg de R$ 4,00. Para alcançarmos o renda familiar proposta, a produção anual de cordeiros deve ser de aproximadamente 800 cordeiros, conforme Tabela 1. Para as instalações, considerou-se o reaproveitamento de materiais e/ou adaptação de instalações já existentes, sendo as mesmas mais simples possível, porém funcionais.

Tabela 1 - Custos para a implantação do sistema de produção



Os custos anuais encontram-se na Tabela 2, diluídos para 10 anos de utilização. Ressalta -se que, abordar as implicações econômicas de sistemas de produção animal é de grande importância em qualquer atividade e os custos envolvidos no sistema de produção devem ser a premissa básica para que os produtores possam ser competitivos no mercado.


Tabela 2 - Custos anuais de produção no sistema de módulos mínimos



Através da Tabela 3 é possível verificar a viabilidade econômica anual do sistema de produção escolhido, que é a condição para que o produtor entre em determinada atividade, ou mesmo, permaneça nela.

Tabela 3 - Produção e receitas anuais para produção de cordeiros



Vale frisar que o ganho do produtor depende, de um lado, da maior disponibilidade de produtos para comercialização, ou seja, deve-se buscar obter o maior número possível de cordeiros por ano e por hectare de área utilizada para produção de forragem. Dessa maneira, para se obter resultados positivos na ovinocultura é preciso, além do bom desempenho e qualidade individual dos cordeiros, ter-se ainda uma elevada disponibilidade de animais para abate.

MARINA GABRIELA BERCHIOL DA SILVA

MARCO AURÉLIO FACTORI

Consultor, Factori Treinamentos e Assessoria Zootécnica.

PAULO ROBERTO DE LIMA MEIRELLES

GUILHERME MENDES MACHADO FRANCO DE ARRUDA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures