ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Efeitos das micotoxinas em alimentos para vacas leiteiras

POR RICARDO FASANARO

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2021

2 MIN DE LEITURA

2
7

Atualizado em 10/03/2022

As micotoxinas são causa de doença em bovinos leiteiros e estão presentes em diversos alimentos. Nove em cada dez alimentos analisados tem a presença de pelo menos uma delas, isso sem considerar múltiplas contaminações, onde se encontram duas ou mais. 

Os desafios na conservação de alimentos dentro das fazendas já são muito conhecidos, mas os problemas que o mal armazenamento pode trazer ainda são pouco difundidos e muitas vezes as consequências são confundidas com outras enfermidades e tratadas de forma inadequada.

Os fungos têm grande capacidade de sobrevivência. Se até na cozinha de uma casa que é higienizada diariamente, uma laranja esquecida em cima da mesa fica completamente verde, o que podemos dizer do armazenamento nas fazendas onde a alternância de grãos em silos sem pré-limpeza é frequente, furos em lonas de silagens são comuns e ignorados muitas vezes?

 

O que são micotoxinas?

Micotoxinas são metabólitos secundários produzidos por fungos filamentosos e atingem desde alimentos secos à alimentos fermentados. São conhecidas mais de 400 micotoxinas no mundo, que afetam a produtividade e a sanidade do rebanho. Problemas reprodutivos, queda repentina na produção de leite e redução no consumo de matéria seca são problemas comuns causados por algumas dessas micotoxinas que frequentemente são encontradas nos alimentos.
 

Principais micotoxinas para gado leiteiro:

  • Aflatoxinas;
  • Fumonisina;
  • Zearalenona;
  • Deoxinivalenol (DON);
  • Ocratoxina;
  • T2;
  • Patulina.
     

Aflatoxinas: as aflatoxinas tem efeitos no consumo de matéria seca, reduzindo a produção além do fator contaminante no leite. Contaminações por Afla, trazem problemas como Imunossupressão, sobrecarga hepática e até a morte.

Fumonisina: afeta diretamente a microbiota ruminal influenciando na deposição de sólidos no leite, e tras queda repentina na produção.

Zearalenonas: Afetam diretamente a reprodução trazendo retorno ao cio, abortos e infertilidade.

Deoxinivalenol - DON: A DON é uma micotoxina de difícil controle e causa diarreias, queda na produção, inversão de gordura e proteína no leite e morte repentina.

Ocratoxina: Reduz o consumo de alimentos e a absorção de nitrientes como minerais por exemplo.

T2: As micotonixas denominadas T2 reduzem drasticamente a resistência causando imunossupressão abrindo portas pra doenças oportunistas.

Patulina: a Patulina tem um efeito microbiano ruminal negativo causando até a interrupção na ruminação e a morte dos animais.

Sabendo dos danos que podem ser causados por essas micotoxinas, o monitoramento dos alimentos e o conhecimento em cima desse problema é fundamental para as fazendas e técnicos. Seu controle é relativamente fácil, desde que se conheça o comportamento dos fungos e das micotoxinas.

Leia também:

Aulas gratuitas na plataforma EducaPoint:

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário, isso nos ajuda a saber que conteúdos são mais interessantes para você.
 

Referências

Krska R. (2016) Introduction to the mycotoxin issue. Mycotoxin Summer Academy – IFA Tulln
Labuda R. (2016) Taxonomy of Toxigenic Fungi. Mycotoxin Summer Academy – IFA Tulln
Weidenbörner, M. (2001) Encyclopedia of Food Mycotoxins, Springer-Verlag, Berlin.Grenier, B., & Oswald, I. P. (2011). Mycotoxin co-contamination of food and feed: Meta-analysis of publications describing toxicological interactions. World Mycotoxin Journal, 4(3), 285-313

2

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARCIO ANTONIO SANTOS

APARECIDA DE GOIÂNIA - GOIÁS - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 08/11/2021

Muito , boa reportagem.
RICARDO FASANARO

VALINHOS - SÃO PAULO - CONSULTORIA/EXTENSÃO RURAL

EM 08/11/2021

Muito obrigado!!
MilkPoint Logo MilkPoint Ventures