Das mil e uma possibilidades de se fazer doce de leite, eu fico com a mais simples... Como assim? Uai, para que complicar se eu posso descomplicar! Cada um faz do jeito que quer e com o que tem... ops, calma que não é bem assim!
Dulce de leche ou doce de leite, na Argentina ou no Brasil, existe uma gama de cores, sabores e texturas. Conta aí que estou curioso para saber o que tem de melhor no seu doce... simples, nobre leitor! Vamos lá, ingredientes básicos — obviamente —, leite recém-ordenhado (leite do dia), sacarose, bicarbonato de sódio (NaHCO³), e claro põe no tacho e “senta fogo”... Por favor, fala de uma forma mais clara que tô "perdidinho da silva..."
Exemplo prático, para cada 10 litros de leite, 20% de açúcar, ou seja, 2 quilos, mas antes é necessário neutralizar a acidez do leite. Por que? Para não formar grumos no final do processo... Anota aí essa dica: use uma colher de sopa rasa como referência, caso não tenha como pesar 5 gramas de bicarbonato. Pronto, feita a neutralização, inicia-se o aquecimento, seguido da adição de açúcar.
Ok, anotado! Mas como que dá o ponto nisso? Espera lá, antes de tudo, respeita que tem nome, é doce de leite! Respondendo a sua dúvida, é fácil, meu jovem, nada de desespero! Pega um copo com água, de preferência beeeem gelada (eu colocaria umas pedrinhas de gelo também), e solta uma gota do doce de leite, se descer para fundo do copo e não dissolver, está pronto e no ponto!
Próximo passo? O tão esperado momento! Coloca em pote, põe na geladeira e seja feliz. Ops... mas por que na geladeira? Você não é o tal, cheio das alquimias? Simples, não sou desses que vai fazer um doce de leite pastoso e caseiro, ainda por cima e arriscar “embolorar."
Brincadeiras à parte, pessoal! Utilizando as proporções ditas anteriormente, o doce de leite será sucesso, para 10 litros de leite é necessário em torno de 1,5 a 2 horas de aquecimento. Não esqueça de mexer sempre e ao envazar é importante que inverta o pote para que a tampa seja esterilizada. Rendimento? Em média de 45% a 48% do volume de leite utilizado.
Figura 1. Fluxograma demonstrativo das etapas de processamento do doce de leite pastoso, desde a seleção dos ingredientes até a determinação do ponto final.
Fonte: autores, (2021).
Bom docinho de fim de ano para todos(as)!
*Fonte da foto do artigo: Freepik