ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Proteína do leite: conheça as 7 verdades sobre

ESPAÇO ABERTO

EM 07/11/2016

2 MIN DE LEITURA

4
1

Atualizado em 17/12/2020

Mesmo sendo alimentos consumidos pelo ser humano ao longo dos anos, os lácteos ainda são questionados, especialmente sobre a relevância das proteínas do leite. Dizem que faz mal, que causa doença, alergia e que possui muitas substâncias que “atacam o organismo”.

Mas será que tudo é realmente verdade? A nutricionista e consultora da Viva Lácteos, Ana Paula Del'Arco responde.

Conheça 7 benefícios das proteínas do leite:

  • Alto valor biológico;
  • Proteínas de rápida e lenta absorção;
  • São digeridas pelo corpo humano;
  • Funções imunológicas essenciais;
  • Formação de estruturas importantes no corpo humano;
  • Benefícios no consumo durante a gestação;
  • Construção da massa muscular.



proteínas do leite - verdades

 

 

Alto valor biológico

As proteínas do leite são de alto valor biológico, ou seja, possuem todos os aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais são os que o organismo não é capaz de produzir e, portanto, o corpo humano deve obtê-los por meio de alimentação equilibrada.

 

Proteínas de rápida e lenta absorção

As proteínas lácteas são compostas pelas proteínas do soro do leite e caseína. Essa combinação permite prover o organismo de proteínas e aminoácidos em tempos diferentes e períodos prolongados. E isso é uma característica desejável, pois as proteínas do soro são rapidamente absorvidas e metabolizadas e as caseínas absorvidas de maneira mais lenta, gradual, suprindo a entrega de aminoácidos em tempos diferentes.

 

Digeridas pelo corpo humano

É digestivo, se ingerido após o primeiro ano de vida. Após esse período, o corpo não passa mais a reagir às novas proteínas (não humanas) as quais seu organismo entra em contato e torna-se capaz de digerir as proteínas do leite, trazendo benefícios ao corpo humano.

 

Funções imunológicas essenciais

A proteína do soro do leite tem funções essenciais para o organismo. Auxilia no sistema imunológico, é antimicrobiana, antiviral, protege a mucosa gástrica e até mesmo o sistema cardiovascular.

 

Formação de estruturas importantes no corpo humano

As proteínas, quando quebradas em pedaços menores (os aminoácidos) no processo de digestão, cumprem funções essenciais no corpo, como produção de anticorpos (células de defesa), os hormônios (que regulam todo o nosso corpo), construindo partes estruturais do organismo, como músculos, pele, cabelo, entre outras funções.

 

Benefícios no consumo durante a gestação

O consumo de proteínas lácteas durante a gestação contribui para o ganho do peso do bebê. Um estudo científico encontrou uma associação entre o padrão alimentar da mãe gestante com o peso do bebê. Os autores sugerem que este resultado pode estar associado às proteínas lácteas, em especial às proteínas do soro do leite.

 

Construção da massa muscular

Um fato científico mostra a importância das proteínas lácteas relacionada aos aminoácidos, reconhecidos como BCAA (Branched-Chain Amino Acids), que são encontrados no soro do leite. Estes são fundamentais para a construção de massa muscular e reduzir a degradação do músculo em repouso, ou seja, ajudam a preservar os músculos do organismo.

*Referência do estudo: Clark DC. Dairy and Growth, Latest Findings, and Lessons Learned. Food Nutr Bull. 2016;37 Suppl 1:S22-8. 


As informações são do Viva Lácteos.

4

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

MARIA DE FÁTIMA MOREIRA DIAS DA SILVA

TERESINA - PIAUÍ

EM 07/06/2021

Porque então, os portadores de doenças no intestino, não podem consumir, principalmente a lactose? No regime de quem tem o intestino irritável, é tirado radicalmente o leite??? Um alimento que estamos acostumados a consumir e que nos sentimos bem com sua ingestão?
HERMENEGILDO DE ASSIS VILLAÇA

JUIZ DE FORA - MINAS GERAIS - PESQUISA/ENSINO

EM 13/12/2016

Este assunto deveria ser mais difundido, para a população em geral.
CARLOS DE CASTRO

CONVENTO - SERGIPE - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 08/11/2016

Me Gusta.
AIRTON C CAMARGO

IBIÚNA - SÃO PAULO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 07/11/2016

E um litro de leite ser pago a 1,30 o litro para o produtor ,quando um refrigerante custa em torno de 3,50 é uma vergonha.
MilkPoint AgriPoint