Proteína do leite: conheça as 7 verdades sobre |
Atualizado em 17/12/2020
Mesmo sendo alimentos consumidos pelo ser humano ao longo dos anos, os lácteos ainda são questionados, especialmente sobre a relevância das proteínas do leite. Dizem que faz mal, que causa doença, alergia e que possui muitas substâncias que “atacam o organismo”.
Mas será que tudo é realmente verdade? A nutricionista e consultora da Viva Lácteos, Ana Paula Del'Arco responde.
Conheça 7 benefícios das proteínas do leite:
As proteínas do leite são de alto valor biológico, ou seja, possuem todos os aminoácidos essenciais. Os aminoácidos essenciais são os que o organismo não é capaz de produzir e, portanto, o corpo humano deve obtê-los por meio de alimentação equilibrada.
As proteínas lácteas são compostas pelas proteínas do soro do leite e caseína. Essa combinação permite prover o organismo de proteínas e aminoácidos em tempos diferentes e períodos prolongados. E isso é uma característica desejável, pois as proteínas do soro são rapidamente absorvidas e metabolizadas e as caseínas absorvidas de maneira mais lenta, gradual, suprindo a entrega de aminoácidos em tempos diferentes.
É digestivo, se ingerido após o primeiro ano de vida. Após esse período, o corpo não passa mais a reagir às novas proteínas (não humanas) as quais seu organismo entra em contato e torna-se capaz de digerir as proteínas do leite, trazendo benefícios ao corpo humano.
A proteína do soro do leite tem funções essenciais para o organismo. Auxilia no sistema imunológico, é antimicrobiana, antiviral, protege a mucosa gástrica e até mesmo o sistema cardiovascular.
As proteínas, quando quebradas em pedaços menores (os aminoácidos) no processo de digestão, cumprem funções essenciais no corpo, como produção de anticorpos (células de defesa), os hormônios (que regulam todo o nosso corpo), construindo partes estruturais do organismo, como músculos, pele, cabelo, entre outras funções.
O consumo de proteínas lácteas durante a gestação contribui para o ganho do peso do bebê. Um estudo científico encontrou uma associação entre o padrão alimentar da mãe gestante com o peso do bebê. Os autores sugerem que este resultado pode estar associado às proteínas lácteas, em especial às proteínas do soro do leite.
Um fato científico mostra a importância das proteínas lácteas relacionada aos aminoácidos, reconhecidos como BCAA (Branched-Chain Amino Acids), que são encontrados no soro do leite. Estes são fundamentais para a construção de massa muscular e reduzir a degradação do músculo em repouso, ou seja, ajudam a preservar os músculos do organismo.
*Referência do estudo: Clark DC. Dairy and Growth, Latest Findings, and Lessons Learned. Food Nutr Bull. 2016;37 Suppl 1:S22-8.
As informações são do Viva Lácteos.
3 |
DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS |
![]() |
5000 caracteres restantes
INSERIR VÍDEO
Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado. SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe. |
MILKPOINT É UM PRODUTO DA REDE AGRIPOINT
Copyright © 2021 AgriPoint - Todos os direitos reservados
AgriPoint Serviços de Informação Ltda. - CNPJ 08.885.666/0001-86
R. Tiradentes, 848 - 12º andar | Centro