ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Retrospectiva 2020: nutrição de vacas leiteiras

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 22/12/2020

2 MIN DE LEITURA

0
3

Querido leitor, 2020 está chegando ao fim e muita coisa rolou aqui no MilkPoint neste ano! Por isso, resolvemos fazer uma retrospectiva sobre os principais temas abordados, para você lembrar (ou ler pela primeira vez!) os artigos que fizeram mais sucesso.

A nutrição das vacas leiteiras é um dos mais importantes fatores de limitação de produção e de grande relevância financeira. Consequentemente, um tópico tão considerável como a nutrição fica entre os assuntos mais acessados pelos nossos leitores. 

A seguir, alguns dos artigos mais lidos a respeito de nutrição animal: 

1 - Limitações nutricionais de vacas em lactação mantidas em pastagens bem manejadas

produção de leite em pastagens contribui de forma importante para a produção total de leite no Brasil. A ciência nos permitiu avançar muito nas estratégias de manejo das forrageiras tropicais que resultem em alimento de bom valor nutritivo para os animais em pastejo. 

2 - Resíduo de cervejaria: qual a qualidade nutricional do subproduto que utilizo na minha propriedade?

O resíduo de cervejaria apresenta elevada porcentagem de componentes de parede celular, possibilitando o seu aproveitamento como alimento na nutrição de ruminantes. Pode ser classificado em resíduo úmido, resíduo prensado, resíduo seco e levedura de cerveja.

3 - As capineiras não são mais as mesmas

O nome capineira nos remete a uma área da propriedade, usualmente cultivada com capim-Elefante, o qual tem o seu crescimento explorado na estação chuvosa para ser fornecido na estação seca sob baixíssimo valor nutritivo. Este cenário permaneceu (em alguns casos ainda permanece) por décadas em muitas fazendas leiteiras, motivado pela divulgação feita por instituições de pesquisa de que o capim-Elefante era a opção ideal para alimentar vacas em lactação.

4 - Por que silagem de milho para vacas em lactação?

silagem de milho é o principal ingrediente na dieta de vacas em lactação, fornecendo fibra para a saúde ruminal e energia (amido) para a produção de leite. Outras forragens podem ser utilizadas nas dietas, mas como segunda fonte de forragem para estes animais. Associar silagem de milho a outros ingredientes (forragens) ainda é a melhor opção na nutrição de vacas em lactação.

5 - Há relação entre consumo alimentar no pré-parto e distúrbios de saúde no pós-parto?

Sabe-se que vacas leiteiras reduzem sua ingestão de matéria seca (IMS) durante o período de transição, e têm tipicamente o início da lactação marcado pelo aumento na incidência de distúrbios do parto que comprometem a produtividade e a longevidade destes animais. Dentre estes distúrbios, podemos citar a distocia, o nascimento de bezerros gêmeos e natimortos, além de doenças ligadas à agentes patológicos como no caso da infecção uterina, conhecida como metrite.

6 - Manejo alimentar e índices nutricionais: como melhorar?

Em um rebanho leiteiro, o manejo alimentar e os índices nutricionais são de extrema importância. Mas devemos saber que existem particularidades para cada fase da curva de lactação. E estas são fundamentais para o sucesso na produção leiteira, garantindo, assim, alta produtividade e lucratividade em seu rebanho.

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures