ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Novos desdobramentos da gripe aviária em vacas nos EUA

POR MARIA LUÍZA TERRA

GIRO DE NOTÍCIAS

EM 29/04/2024

2 MIN DE LEITURA

0
3

No final de março, foi divulgada a notícia sobre a detecção do vírus da gripe aviária em vacas e, logo depois, sua transmissão para um ser humano. Recapitulando o que falamos anteriormente aqui ,sobre como se iniciou a gripe aviária e o que sabíamos até então:

  • Vacas dos Estados Unidos (EUA) enfrentavam uma doença misteriosa que causava queda da produção.

  • Em 25 de março, confirmou-se que a origem da doença era uma cepa do vírus da gripe aviária, marcando a primeira ocorrência da gripe aviária em bovinos leiteiros. 

  • O vírus foi detectado em vários rebanhos em diferentes estados dos EUA.

  • Um trabalhador que mantinha contato direto com o gado leiteiro, testou positivo para gripe aviária, tornando-se a segunda pessoa a contrair a influenza aviária, segundo o Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

E agora, quais as novas informações?

Em comunicado divulgado na terça-feira (23/4), sobre o surto de gripe aviária em bovinos, a agência governamental que regula o setor alimentício e farmacêutico dos EUA, Food and Drug Administration (FDA),confirmou a detecção de partículas do vírus da gripe aviária em amostras de leite em supermercados. 

A FDA acredita que as partículas, que  foram detectadas por testes laboratoriais altamente sensíveis, sendo restos de vírus mortos durante o processo de pasteurização. A agência considera pouco provável que essas  partículas possam infectar pessoas, mas disse estar conduzindo testes adicionais para ter certeza absoluta.

Apesar dessas descobertas, o órgão informou que o fornecimento comercial de leite continua seguro, pois o processo de pasteurização mata bactérias e vírus nocivos ao aquecer o leite a uma temperatura específica.

Para ajudar a impedir a propagação do vírus, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA),  está ordenando que todo o gado leiteiro seja testado antes do transporte interestadual. Na semana passada, o USDA afirmou que a transmissão de vaca para vaca é um fator na disseminação da gripe aviária em rebanhos leiteiros, mas ainda não sabe exatamente como o vírus está sendo espalhado.

Acredita-se que as aves migratórias selvagens sejam a fonte original do vírus. Mas o USDA disse que sua investigação sobre infecções em vacas "inclui alguns casos em que a disseminação do vírus foi associada a movimentos das vacas entre rebanhos".

Além do teste para o transporte, os proprietários de rebanhos autorizados para a movimentação interestadual serão obrigados a fornecer informações epidemiológicas, incluindo rastreamento de movimentação de animais. O USDA também está exigindo que os laboratórios e consultórios veterinários estaduais iniciem a notificação obrigatória dos resultados do diagnóstico.

O USDA afirma que as próximas orientações ainda serão divulgadas, mas estas medidas serão imediatamente exigidas para as vacas em lactação.

No Brasil, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) continua vigilante aos casos, atualmente restritos a aves, sobretudo as silvestres. De um total de 2.942 casos sob investigação, três permanecem em andamento, enquanto 163 foram confirmados como positivos. Dessas ocorrências confirmadas, 160 afetam aves silvestres, 3 envolvem aves de subsistência (destinadas eventualmente ao consumo pelo próprio produtor), e nenhuma diz respeito a aves de criação comercial.


Fonte:
Dairy Herd

Reuters

FDA

Aphis -USDA

CNN

MAPA

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures