ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Padronização: como ter empregados que executem o trabalho do mesmo jeito todos os dias (1/3)

POR PAULO FERNANDO MACHADO

E ANA FLÁVIA DE MORAIS S. R.E ANDRADE

CLÍNICA DO LEITE/AGRO+LEAN

EM 02/07/2020

4 MIN DE LEITURA

1
20

Atualizado em 11/10/2023

Como gestores, sabemos que para obter resultados consistentes é preciso padronizar o processo e capacitar os operadores, apresentando o que eles irão fazer, mostrando como eles devem fazer e acompanhando-os repetidamente.

Não é difícil criar procedimentos padrão, basta um pouco de tempo na frente de um computador e você terá o procedimento descrito. No entanto, fazer com que todos façam o trabalho do mesmo jeito todos os dias, de maneira consistente, e melhorem continuamente, é outra coisa.

Para que isso aconteça precisamos olhar para a padronização com outros olhos. A velha forma “Fulano vai te mostrar o que fazer” e pronto, não funciona. Precisamos ter na fazenda mestres que saibam como capacitar outras pessoas, no local do trabalho, e que estejam focados em criar maneiras para que o trabalho seja feito da mesma forma todos os dias.

A forma para se conseguir isso tem sido trabalhada há muito tempo e está sendo colocada em prática em diversas fazendas que adotam o Modelo de Gestão do Agro+Lean. Ela é composta por 3 grandes passos:

1)    Mapear o processo:

a.    Comece definindo o início e fim do processo que você quer padronizar e quem são os envolvidos nesse processo;

b.    Acompanhe os operadores para entender como o processo é realizado. Não mude o que está sendo feito, nesse primeiro momento o objetivo é apenas padronizar. Tentar mudar o processo agora vai criar uma barreira nas pessoas;

c.     Enquanto acompanha, anote o que é feito e depois coloque cada etapa em um post-it;

d.    Coloque os post-its na lousa em forma de raias: cada pessoa em uma linha e as atividades que essa pessoa executa na mesma linha. Monte o fluxograma do processo. Agora fica fácil de alinhar com os operadores se você entendeu o processo corretamente. Se necessário, faça ajustes para que o mapeamento seja igual ao que eles já estão fazendo. Não é raro ter na fazenda pessoas que façam o mesmo trabalho diferente umas das outras, esse é um bom momento para alinhar essas diferenças.

padronização de processos em fazendas leiteiras

2)    Escrever os procedimentos operacionais das etapas críticas:

O Mapa do Processo que você montou não tem todos os detalhes necessários para que as pessoas aprendam a executar cada tarefa, por isso, o próximo passo é escolher as tarefas críticas e montar procedimentos operacionais. Eles devem conter apenas as informações críticas, de forma visual, simples e precisam ficar no local em que a tarefa é executada. O que mais se vê nas empresas e fazendas são procedimentos operacionais que nunca são olhados, só servem para ficar na gaveta.

Para ajudar a manter a padronização, além do procedimento operacional com fotos, você pode pensar em formas visuais, utilizando cores, ferramentas e mecanismos que atuem como gatilhos para que o processo seja executado sempre daquela maneira. Por exemplo, para garantir a padronização do aleitamento no bezerreiro, além de ter o procedimento operacional impresso no local de trabalho, podemos utilizar cores para identificar o volume recebido por cada animal e marcar as bezerras e o volume correspondente no balde com aquela cor. Assim, fica fácil garantir que o tratador realize aquele procedimento e forneça o volume certo para cada animal, da mesma forma, todos os dias. Sempre que uma tarefa precisa ser lembrada, a chance de erro aumenta. Na parte 2 deste artigo abordaremos como fazer um procedimento operacional e formas visuais de criar esses gatilhos. 

padronização de processos em fazendas leiteiras

3)    Capacitar e monitorar:

A terceira e última etapa é a mais crítica e a que menos vemos sendo aplicada da forma correta nas fazendas. Capacitar não é simplesmente mostrar como fazer.  Por isso, as empresas com mentalidade Lean utilizam o método de capacitação no local de trabalho.

Esse método, desenvolvido durante a Segunda Guerra Mundial, garante que a pessoa aprenda rapidamente o que precisa ser feito, como fazer e o porquê de cada etapa. Cada pessoa é treinada individualmente, o que a princípio parece um grande esforço. Porém, como você garante que ela não vai ter dúvidas recorrentes, o tempo de capacitação acaba sendo muito menor, o que evita retrabalho e no final exige menos esforço.

Utilizando o método, a pessoa responsável pela capacitação deve mostrar a importância do trabalho, como realizá-lo (passo a passo), acompanhar a pessoa fazendo e garantir que ela saiba o porquê está fazendo o trabalho daquela forma.

Os nove passos do método de capacitação estão descritos neste cartão e serão a terceira parte deste artigo. Você pode imprimi-lo em uma versão de bolso.

padronização de processos em fazendas leiteiras

Padronizar processos vai muito além de ter procedimentos operacionais, é preciso um grande esforço por parte dos gestores. Além de descrever os processos e capacitar as pessoas, o supervisor deve criar uma rotina de acompanhamento, mais uma oportunidade de garantir que todos estão fazendo o trabalho da maneira correta. Isso deve fazer parte da atribuição do supervisor e ele, junto com os operadores, deve pensar continuamente em formas de tornar o processo mais simples, fácil, e garantir que ele seja feito sempre da mesma maneira. Nos próximos dois artigos abordaremos o passo a passo de como montar procedimentos operacionais, criar gatilhos visuais e capacitar as pessoas no local de trabalho.

Gostou do conteúdo? Deixe seu like e seu comentário! Quer escrever para nós? Envie um e-mail para contato@milkpoint.com.br.

Participe também do nosso grupo no Telegram, para receber as notícias mais importantes do setor diariamente. Acesse aqui > https://t.me/milkpointexperts

ANA FLÁVIA DE MORAIS S. R.E ANDRADE

Equipe Agro+Lean

1

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

SÉRGIO MARRAFON

CASCAVEL - PARANÁ - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 06/07/2020

Achei ótimo ??????

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures