ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Colostro - quanto fornecer?

POR JOSÉ ROBERTO PERES

PRODUÇÃO DE LEITE

EM 20/04/2000

1 MIN DE LEITURA

0
0
José Roberto Peres

O colostro ingerido nas duas primeiras mamadas é de grande importância. A quantidade necessária depende do peso do bezerro ao nascer mas, antes de mais nada, da qualidade do colostro e da eficiência que pode ser esperada em sua absorção.

Quanto à qualidade, já foi mencionado nos artigos anteriores que o primeiro colostro é o mais concentrado e, portanto, deve ser o único a ser utilizado nas primeiras mamadas. A eficiência na absorção está diretamente relacionada ao momento do fornecimento: quanto mais próximo do parto, maior a taxa de absorção.

Infelizmente a avaliação da qualidade do colostro não é simples e de forma bem prática, o que se pode recomendar é o seguinte:

* Como regra básica, force a ingestão de 2 litros de colostro na primeira mamada através do uso da mamadeira (3 litros para bezerros acima de 45 kg), o mais próximo possível do parto (primeiras 2 horas de vida) e repita a dose nas 12 horas seguintes.

* Preferencialmente utilize colostro de vacas adultas. A produção de anticorpos é uma resposta do organismo aos ataques de patógenos. Quanto mais velha a vaca, maior sua "experiência" ou exposição aos patógenos do ambiente e, portanto, maior a quantidade e diversidade de seus anticorpos.

* Evite fornecer colostro de vacas que produzem mais de 9 kg de leite na primeira ordenha. Pesquisadores da Universidade de Washington afirmam que acima deste nível de produção a concentração de Ig no colostro não é suficiente para uma imunização adequada.

* Force a ingestão do colostro através de uma sonda esofágica caso o bezerro se recuse a beber. Neste caso tome muito cuidado com a higiene e também com o direcionamento da sonda para não atingir o pulmão.

* Substitua o colostro quando:

- Sua aparência for aguada, especialmente no caso de animais de primeira cria.
- As vacas parirem com mastite ou sangue no leite.
- Tenha "vazado" leite dos tetos ou a vaca tenha sido ordenhada antes do parto.
- As vacas não tiveram no mínimo de 4 semanas de período seco. Períodos menores não permitem uma adequada produção de anticorpos.

- Mantenha algumas doses (2 litros cada) de colostro congelado no freezer para fazer a substituição sempre que necessário. Descongele o colostro em banho-maria, nunca diretamente no fogo.

Comentário MilkPoint: a quantidade de colostro a ser fornecida depende de uma série de fatores. Obedeça as regras básicas para correta imunização dos bezerros.

********


fonte: MilkPoint

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures