ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

IBGE: 2º trimestre com captação de leite em alta

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 06/09/2023

4 MIN DE LEITURA

0
2

A recuperação na captação formal de leite no 2º trimestre de 2023, antes anunciada pela prévia da Pesquisa Trimestral do Leite do IBGE, foi confirmada através dos resultados definitivos da pesquisa, divulgados hoje (06/09).

Com 5,72 bilhões de litros de leite captados, o segundo trimestre do ano encerrou com uma alta de 4,0% em relação ao mesmo período de 2022, como mostra o gráfico 1, quando haviam sido captados 5,50 bilhões de litros.

Tabela 1. Captação mensal de leite no Brasil

Captação mensal de leite no Brasil
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.


Gráfico 1. Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior

Captação formal: Variação em relação ao mesmo trimestre do ano anterior
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.

Sobre os principais estados produtores de leite, Minas Gerais segue sendo o maior produtor do país, com 1,31 bilhão de litros captados no segundo trimestre deste ano. Entretanto, apesar do volume ainda muito significativo, representando 23% de todo o leite captado no Brasil no último trimestre, o estado continuou apresentando queda quando comparado com o mesmo período de 2022, ficando 3,1% abaixo do total de leite captado no estado no 2º trimestre do ano passado.

Assim como Minas Gerais, São Paulo também enfrentou novas quedas na captação em 2023, com uma variação anual de -5,1% no último trimestre.

Já os estados da região Sul continuaram a passar por crescimento em seus volumes de captação, com destaque para Santa Catarina, que obteve uma expressiva variação de +11,8%, com os crescimentos observados para Rio Grande do Sul e Paraná ficando em +4,7% e +2,9%, respectivamente, como mostra o gráfico a seguir.

Gráfico 2. Variação na captação formal dos principais estados produtores entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022

Variação na captação formal dos principais estados produtores entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.

Dessa forma, ao analisar as regiões brasileiras, a região Sul continuou passando por variações positivas na captação do 2º trimestre (+6,3%), enquanto a região Sudeste seguiu enfrentando recuos quando comparado com o resultado de 2022 (-2,2%), mantendo o Sul como a principal região produtora do Brasil.

Porém, o maior destaque de crescimento percentual foi obtido pela região do Nordeste, que enfrentou mais uma variação positiva em 2023, com o volume captado no 2º trimestre ficando 16,2% superior ao captado no mesmo período de 2022, como pode ser observado no gráfico 3.

Gráfico 3. Variação na captação formal de leite das regiões brasileiras entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022

Variação na captação formal de leite das regiões brasileiras entre o segundo trimestre de 2023 e o mesmo período de 2022
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados do IBGE, 2023.

O forte aumento na captação de leite no Nordeste foi puxado principalmente pelos resultados dos estados de Alagoas, Sergipe e Ceará, que obtiveram variações anuais de 47,6%, 27,3% e 17,9%, respectivamente, no último trimestre. Apesar da região Nordeste ainda ser a segunda menor na captação de leite formal no Brasil, representando apenas 9,1% do total captado no 2º trimestre de 2023 – muito abaixo da representatividade que somente o estado de Minas Gerais possui - este é um importante aumento, mostrando que existe um grande potencial para expandir ainda mais a produção de leite na região.

O que influenciou no aumento da captação?

Um dos fatores que colaboraram para este aumento na captação de leite no Brasil no último trimestre é resultado de uma melhora na Receita Menos o Custo de Alimentação (RMCA) do produtor, observada desde o 2º semestre de 2022 até meados de maio deste ano, como mostra o gráfico 4. Essa melhora no RMCA foi impulsionada principalmente pela redução dos preços dos concentrados, como milho e soja. No entanto, é importante notar que, mais recentemente, a queda nos preços pagos aos produtores começou a afetar negativamente o RMCA.

Gráfico 4. Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA)

Receita Menos Custo da Alimentação (RMCA)
Fonte: CEPEA; SEAB – PR; MilkPoint Mercado.

Expectativas para o restante de 2023

Dessa forma, com o fechamento dos dados do 2º trimestre, o primeiro semestre de 2023 encerra com uma alta de 1,3% em relação ao volume captado no primeiro semestre do ano passado, reforçando expectativas mais positivas para o restante do ano.

O principal desafio que se contrapõe a esse aumento da produção em 2023 é a continuidade da saída de produtores e vacas da atividade. Isso se deve aos recentes cortes nos preços pagos aos produtores, que estão criando um cenário mais desafiador para a viabilidade da produção de leite em algumas fazendas, mesmo diante de um patamar de preços ainda baixo para os grãos brasileiros, que compõem uma importante parcela do custo da produção.

Apesar do atual cenário desafiador para o produtor de leite, a expectativa é que a tendência de aumento da produção no Brasil perdure ao longo do segundo semestre, e que 2023 apresente crescimento anual.

 

MilkPoint Mercado

0

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures