ESQUECI MINHA SENHA CONTINUAR COM O FACEBOOK SOU UM NOVO USUÁRIO
FAÇA SEU LOGIN E ACESSE CONTEÚDOS EXCLUSIVOS

Acesso a matérias, novidades por newsletter, interação com as notícias e muito mais.

ENTRAR SOU UM NOVO USUÁRIO
Buscar

Balança comercial de lácteos: queda brusca nas importações

POR HELOISA VASCONCELOS

PANORAMA DE MERCADO

EM 06/10/2023

4 MIN DE LEITURA

5
8

Com a forte queda nas importações durante o mês de setembro, a balança comercial de lácteos passou por uma variação positiva no último mês. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Comércio Exterior (SECEX), o saldo obtido em setembro chegou a -143,6 milhões de litros em equivalente-leite, 41,9 milhões de litros acima do saldo obtido no mês anterior, como pode ser observado no gráfico 1.

Gráfico 1. Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos – equivalente leite.

Saldo mensal da balança comercial brasileira de lácteos - equivalente leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

As exportações registraram uma nova alta no último mês. Com um volume de 6,11 milhões de litros em equivalente-leite exportados, setembro encerrou com um avanço de 11,4% nas exportações, como mostra o gráfico 2. Apesar desta alta, o ano de 2023 ainda segue com exportações fracas quando comparado com o ano anterior, com os resultados dos primeiros 9 meses de 2023 passando por um recuo de 49,3%, ou 52,8 milhões de litros de leite, quando comparado com o mesmo período de 2022.

Gráfico 2. Exportações em equivalente-leite.

Exportações em equivalente-leite.
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Por outro lado, após mais uma alta observada no volume importado durante agosto/23, no mês de setembro as importações voltaram a recuar. Com um total de 149,7 milhões de litros em equivalente-leite importados, o recuo mensal observado chegou a 21,6%, ou 41,3 milhões de litros de leite, como mostra o gráfico 3. Mesmo com essa importante baixa no último mês, o resultado obtido em 2023 segue consideravelmente superior ao observado no mesmo período de 2022, ficando com um volume importado nos primeiros 9 meses do ano 90% acima do obtido em 2022.

Gráfico 3. Importações em equivalente-leite.

Importações em equivalente-leite
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint a partir dos dados do COMEXSTAT.

Apesar da recente valorização nos preços internacionais de lácteos, apontada tanto nos preços do GDT como nos preços praticados no Mercosul, para avaliar essa queda nas importações no mês de setembro precisamos levar em consideração que os produtos que chegaram ao Brasil no último mês foram negociados em um período entre 45 e 60 dias antes disso, ou seja, cerca de 2 meses atrás.

Dessa forma, podemos entender que as valorizações nos preços internacionais observadas durante o mês de setembro afetarão as importações de novembro e dezembro de 2023. Consequentemente, é importante levar em consideração que essa queda nas importações vista no último mês ocorreu em um período em que as negociações estavam sendo realizadas com os preços internacionais ainda em um patamar bastante baixo, mostrando que, mesmo com os preços de importações competitivos, a demanda brasileira desaqueceu, tornando visível um cenário de mercado já abastecido, demanda final retraída e dificuldade no escoamento dos produtos.

Dentro das importações, todas as categorias de alta relevância enfrentaram recuos em seus volumes importados no mês de setembro. O leite em pó integral, principal categoria láctea importada pelo Brasil, enfrentou um recuo de 19% e chegou ao terceiro pior resultado mensal de 2023, com um pouco mais de 10,9 mil toneladas importadas.

O leite em pó desnatado, os queijos e o soro de leite tiveram seus volumes importados diminuídos em 38%, 17% e 2,5%, respectivamente, colaborando para esse cenário de importante queda nas importações no último mês.

Já entre as categorias exportadas, o leite em pó desnatado passou por um aumento mensal em seu volume, chegando a mais de 24 toneladas exportadas no último mês, sendo o segundo melhor resultado mensal de 2023, até o momento. Entretanto, apesar da importante alta mensal, o leite em pó desnatado não possui uma alta relevância nas exportações brasileiras de lácteos, tendo mantido o leite condensado como a categoria mais relevante.

O leite condensado também enfrentou uma alta mensal em seu volume exportado, de 34%, chegando a exportar o maior patamar de 2023 para a categoria até então. E outra categoria de alta relevância também enfrentou um avanço em sua exportação: o soro de leite; onde, com uma alta mensal de 359%, foi alcançado o recorde de maior volume exportado pelo Brasil de toda a série histórica (iniciada em janeiro/00) para a categoria.

Em contrapartida, outros importantes produtos exportados pelo Brasil enfrentaram queda em seu volume exportado em setembro, como leite UHT (-41%) e o creme de leite (-2%).

As tabelas 1 e 2 mostram as principais movimentações do comércio internacional de lácteos nos meses de setembro e agosto deste ano.

Tabela 1. Balança comercial láctea em setembro de 2023

Balança comercial láctea em setembro de 2023

Tabela 2. Balança comercial láctea em agosto de 2023.

Balança comercial láctea em agosto de 2023
Fonte: Elaborado pelo MilkPoint Mercado com base em dados COMEXSTAT.

 

O que podemos esperar para os próximos meses?

Como falado anteriormente, mesmo com as negociações das importações brasileiras de setembro ocorrendo em um período de maior competitividade dos preços internacionais, a maior disponibilidade de produtos e a dificuldade em escoar esses produtos no mercado interno diminuíram de forma intensa a demanda externa brasileira. Somado a esse fator, o Brasil enfrenta um aumento da sua oferta por conta da sazonalidade na produção de lácteos e os preços internacionais demonstram a cada semana um maior ímpeto de alta, gerando um cenário de desfavorecimento das importações para o Brasil para o restante de 2023.

 

MilkPoint Mercado

5

DEIXE SUA OPINIÃO SOBRE ESSE ARTIGO! SEGUIR COMENTÁRIOS

5000 caracteres restantes
ANEXAR IMAGEM
ANEXAR IMAGEM

Selecione a imagem

INSERIR VÍDEO
INSERIR VÍDEO

Copie o endereço (URL) do vídeo, direto da barra de endereços de seu navegador, e cole-a abaixo:

Todos os comentários são moderados pela equipe MilkPoint, e as opiniões aqui expressas são de responsabilidade exclusiva dos leitores. Contamos com sua colaboração. Obrigado.

SEU COMENTÁRIO FOI ENVIADO COM SUCESSO!

Você pode fazer mais comentários se desejar. Eles serão publicados após a analise da nossa equipe.

CLÁUDIO SCHELL

XANXERÊ - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2023

Tem um ponto que vcs deveriam comentar, pela pressão dos produtores e também o fato de todos os setores de alimentação estarem sob olhares, a fiscalização aumentou na reidratação do leite importado (não permitida), na importação ilegal, e na ameaça de busca para elucidar os volumes fornecido pelo mercosul (triangulação) dumping de outros países, também contribuiram para esta diminuição na importação do leite, que ainda está fora de ser normal....
HELOISA VASCONCELOS

OSASCO - SÃO PAULO

EM 09/10/2023

Boa tarde, Cláudio! Muito obrigada pelo comentário!

De fato, essas primeiras medidas do governo para controlar as importações de leite em pó (resultado de muita pressão do setor, como pontuado) poderão ter algum impacto no volume total importado, apesar dos principais fatores ainda serem relacionados à balança entre oferta e demanda.

Seguiremos acompanhando.
JACKSON ANTONIO GASPAR

BOM RETIRO - SANTA CATARINA - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 10/10/2023

Ótimo conteudo
DARLAN PALHARINI

PORTO ALEGRE - RIO GRANDE DO SUL - INDÚSTRIA DE LATICÍNIOS

EM 10/10/2023

Achei a manchete com um pouco forte, claro que existiu a redução nas importações, mas temos de considerar que o mês de agosto teve 23 dias úteis e setembro são 20 dias úteis, já que tivemos o feriado do dia 07/09 e o referido mês são 30 dias e agosto foi 31 dias. Então tivemos uma diminuição de 9,75% como média diária. Espero que esse mês de outubro realmente apresente uma queda significativa para que possamos aí sim fazer uma análise mais consistente. Já que conforme o descrito no texto, as negociações normalmente ocorrem com dois meses de antecedência.
ELISABETE CASTANO

RESENDE - RIO DE JANEIRO - PRODUÇÃO DE LEITE

EM 09/10/2023

Qual será o impacto na vida do pequeno sofredor? Na época da seca o preço do leite despencou e agora com as chuvas , vai continuar despencando, como será o amanhã, responda quem souber!!!

Assine nossa newsletter

E fique por dentro de todas as novidades do MilkPoint diretamente no seu e-mail

Obrigado! agora só falta confirmar seu e-mail.
Você receberá uma mensagem no e-mail indicado, com as instruções a serem seguidas.

Você já está logado com o e-mail informado.
Caso deseje alterar as opções de recebimento das newsletter, acesse o seu painel de controle.

MilkPoint Logo MilkPoint Ventures