Zurita fala sobre as perspectivas no mercado do UHT
O presidente da Nestlé Brasil, Ivan Zurita, concedeu entrevista à Agência Estado, na qual fala sobre o desempenho da empresa nos primeiros seis meses do ano. Enquanto a receita global da Nestlé caiu 1,5% no primeiro semestre, o faturamento da unidade no Brasil avançou 7,2% - maior crescimento reportado no grupo. Os planos da multinacional suíça para o País também são agressivos, por causa, principalmente, da força do mercado interno.
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Na entrevista à Agência Estado, o executivo afirmou que o Brasil recebe apoio integral da matriz para continuidade do plano de investimentos, mesmo diante da crise financeira. No intervalo de aproximadamente um mês, a companhia anunciou a construção de uma unidade em Araraquara (SP), a ampliação da Garoto em Vila Velha (ES) e um contrato de arrendamento da fábrica da Parmalat em Carazinho (RS). Somente nesses três projetos, os investimentos superam R$ 430 milhões. "Continuamos investindo forte aqui e o resultado tem sido favorável", afirma o executivo, que não descarta novas aquisições.
De acordo com Zurita, não há um foco estratégico apenas nos mercados de água e leite longa vida. "Nós vamos crescer em alimentos. Tudo que estiver dentro do nosso portfólio e que nós enxergarmos como oportunidade de negócios, vamos investir."
Em relação ao segmento do leite longa vida, Zurita informou que a empresa esperou o momento certo para entrar no mercado, para ter um leite de qualidade superior. "Para lançar um produto, testamos às cegas e ele tem que ser o preferido de 60%, sem identificação da marca. O nosso leite foi o preferido de mais de 90%." Para manter boas margens nesse segmento, Zurita disse que é preciso ter volume. Segundo ele, a empresa entrou neste mercado com um produto premium e está cobrando o que vale. "Seria fácil diluir e fazer milhões de litros, mas não é nosso objetivo. Nós vendemos valor. Se a gente sente que não agrega valor na alimentação, nós estamos fora."
Quando questionado sobre o volume de UHT que a empresa pretende produzir, Zurita informou que estão em fase de expansão. Segundo ele, a fábrica de Carazinho (RS) produzirá 10 milhões de litros e em Araraquara serão mais 10 milhões de litros. "Já estamos com 5 milhões de litros e vamos continuar expandindo na região Centro Sul. Nós captamos mais de 2 bilhões de litros de leite por ano. Isso nos coloca no primeiro lugar em captação e temos uma linha láctea muito diversificada. Este ano devemos bater 2,2 bilhões de captação."
A matéria é de Tatiana Freitas e Carla Araújo, publicada no jornal O Estado de S.Paulo, adaptada e resumida pela Equipe MilkPoint.
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Parabéns pela iniciativa e demorou a entrar neste segmento, que seja benéfico a sua concorrência com os demais, pois irá com certeza além de suprir um consumidor exigente que procura valor e qualidade, estimulará os demais a melhorarem a sua qualidade, desde a obtenção da materia prima ao processamento e produto final.

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